Colunas

Planta que segue o sol

Girassol é uma bela flor que traz harmonia, alegria, paz e felicidade a qualquer ambiente.
Também é de fácil cultivo


Girassol (Helianthus annuus) ou  margaridão, verrucária, volta-do-sol, copa-de-júpiter, helianto, mirassol, margarida-do-peru e corona-solar é uma planta nativa da América do Norte e América Central, principalmente México e Peru. É um arbusto anual que chega a três metros de altura. Com ciclo de vida curto de aproximadamente 150 dias, costuma florescer em maio ou outubro. Dessa planta tudo se aproveita: caule, folhas, flores e sementes, Seja no consumo humano, animal ou como adubo.

Como possui muita raiz, é usada para drenar terrenos alagados; necessariamente, não precisa de muita água, mas o solo não pode ser compactado para que possa desenvolver-se bem. As sementes do girassol são empregadas na fabricação de óleo vegetal e margarinas, torradas servem como substitutas para o cacau e o café, também pode ser feita uma farinha, das mais nutritivas.

Existem ainda espécies silvestres comuns no Brasil: Zexmenia rudis ou Girassol-do-campo, comum nas margens dos rios amazónicos; e Grindelia discoide ou Girassol-do-mato, Malmequer do Rio Grande do Sul.
 

MEDICINA

Na medicina popular é largamente empregado por possuir propriedades como tônico (sementes em decocção), estimulante físico e mental, contra diarreias (pétalas em infusão), combate febre (infusão das folhas ou tintura), cicatrizante (folhas em infusão para cataplasma) e ainda no combate ao colesterol (óleo), no tratamento de contusão, dor de cabeça, enxaqueca, males do estômago, febre malárica ou pulmonar, ferida, hemorragia nasal, infecção no fígado, inflamação da pleura, males do coração, nervos, nevralgia, resfriado e úlcera.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.