A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Viaje com a Julia

Julia Paixão
Advogada e apaixonada por viagens

Na terra dos suábios

Publicado em: 12/07/2021


Se você gosta de história, belas paisagens, incluindo parques e cachoeiras, cerveja e comida boa, uma dica de passeio é Entre Rios, distrito de Guarapuava (PR). Com seus cenários bucólicos, tem opções de lazer para toda a família, como roteiros de aventura para os apaixonados pela natureza, espaços culturais belíssimos e gastronomia ímpar
 
Se você ainda não conhece Entre Rios, sugiro passar pelo menos um final de semana neste charmoso distrito de Guarapuava, a 270 km de Cascavel. Composto por cinco colônias, Jordãozinho, Socorro, Cachoeira, Vitória e Samambaia, Entre Rios é berço da colonização suábia no estado. 
 

Com o auxílio da Ajuda Suíça para a Europa (Swissaid) e dos governos do Brasil e do Paraná, foram adquiridos 22 mil hectares de terra em Entre Rios para abrigar 500 famílias vindas da Áustria, no ano de 1951. Todos refugiados da Segunda Guerra.
 

Instalado próxima aos rios Jordão e Pinhão, a 25 km de Guarapuava, o distrito é praticamente uma viagem pelo interior da Europa. As tradições germânicas ainda são muitas preservadas, principalmente na língua, costumes, festas típicas, gastronomia e arquitetura local. 

Tudo gira em torno da Cooperativa Agraria, fundada um pouco antes de eles chegaram ao Brasil para dar suporte ao projeto. Além da agricultura tradicional, a produção de cevada é o grande destaque. Não é à toa que uma das mais importantes maltarias do continente, a Agromalte, tem sede ali. 

Bem, conhecer Entre Rios foi uma bela surpresa. Ficamos apenas um fim de semana e não deu tempo de visitar as famosas cachoeiras (conhecemos apenas uma). Sugiro um roteiro específico para isso. Há, inclusive, empresas especializadas em turismo ecológico, com guias para vivências e experiências ao ar livre, montanhismo, expedições e canionismo. Nesta edição, porém, vou dar dica de alguns lugares mais próximos, nas colônias mesmo. 
 

POUSADA VOLLWEITER
A Pousada Vollweiter, na Colônia Cachoeira, é muito fofa. Toda em estilo alemão, tem piscina térmica e banheira de hidromassagem. Nada luxuoso, mas muito confortável e limpinho. O café é razoável e o destaque, é claro, para as tortas alemãs. No inverno, a dica é tomar um vinho e curtir a lareira.
 

DONAU BIER
A terra da cerveja não poderia deixar de ser sede de uma cervejaria artesanal, a Donau Bier. O chope é delicioso, de sabor encorpado e incrivelmente leve. No cardápio, comida típica alemã, como o pão com banha e páprica, salsicha com chucrute e joelho de porco com chucrute. Não deixe de experimentar o “dobosh torte”, mini bolo húngaro com camadas de chocolate. Muito legal mesmo! Super recomendo!
 

BROT&CAFÉ
Café mais famoso da Colônia Vitória, o Brot, além das requintadas tortas, massas e pães, também serve almoço. Destaque para as sopas (leberknödellsuppe e nudellsuppe), carnes, schnitzel, costelinha suína, chucrute e nhoque de pão. É de comer rezando!
 

DANÚBIO
Uma boa opção para almoço de domingo é o Danúbio. O restaurante funciona no Complexo Esportivo do Danúbio, time do distrito, e serve um verdadeiro show de carnes. O cordeiro é simplesmente divino! Lugar simples, mas tudo delicioso, das saladas (bem elaboradas) às sobremesas.
 
MUSEU HISTÓRICO
Criado com o objetivo de preservar a história dos suábios do Danúbio, o Museu Histórico Entre Rios é um passeio imperdível. Anexo à Fundação Cultural Suábio-Brasileira, o museu tem mais de 5 mil objetos e 40 mil fotografias. No lado externo do complexo, em meio a um lindo bosque de araucárias, um cenário de época com casinha típica de madeira é perfeito para lindas fotos!
 

JORDÃOZINHO
Com lindo lago, bosque, trilhas fáceis e uma cachoeira bem acessível, o Parque Recreativo Jordãozinho é ideal para quem gosta de natureza. Lugar de contemplação da fauna e flora local.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751