A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história

Viaje com a Julia

Julia Paixão
Advogada e apaixonada por viagens

Foz sendo Foz!

Publicado em: 11/08/2021

 

Foz do Iguaçu nunca decepciona! Inverno ou verão, carrega uma identidade cultural única. Se você é da região Oeste do Paraná e ainda não conhece Foz, saiba que há atrativos muito acessíveis. Sim, tem as espetaculares Cataratas do Iguaçu e a gigante Itaipu Binacional, mas tem também o Parque das Aves e seu esmerado trabalho de resgate e conservação. 

E, claro, você vai poder se divertir em atrações para lá de inusitadas como o Movie Cars e Dreams Park Show. Isso sem falar no delicioso e diversificado roteiro gastronômico. Estive em Foz do Iguaçu no mês passado a convite do Visit Iguassu, que preparou com muito carinho uma programação de três dias, tempo suficiente para conhecer os principais atrativos. 

Agora, se você quer dar um pulinho na fronteira, Argentina ou Paraguai, recomendo mais tempo. Vale lembrar que o turismo foi um dos setores que mais sofreu com a pandemia, então, repito, valorize os roteiros regionais e inclua Foz no seu próximo passeio! 
 

#Primeiro dia
Como moro em Cascavel, eu e meu noivo Rafael fomos de carro até Foz. Viagem supertranquila de mais ou menos duas horas. Lá, fomos recepcionados no aconchegante Continental INN, hotel com boa estrutura e ótimo serviço. Seguimos para o Parque das Aves. Daqueles passeios imperdíveis que vale cada centavo. Por isso, sempre repito, a natureza nunca decepciona!

Neste primeiro dia também conhecemos o Movie Cars. Pensa num lugar mágico! Conhecemos carros e motos que marcaram a história do cinema, da televisão e da música do Brasil e do mundo, como o famoso veículo do Elvis Presley e o Morris Mini, conhecido por estrelar a comédia do Mr. Bean.

São 45 veículos caracterizados em 24 cenários com iluminação e trilhas temáticas. Tudo muito lindo. Para encerrar a noite, é claro, o clássico jantar show na Churrascaria Rafain.

#Segundo dia
Se você tem crianças, o Dreams Park Show é o passeio que eles vão amar. É um complexo cheio de sonhos, magia e diversão. Ótimo para quem gosta de aventura também. Depois de conhecer todos os sete atrativos do Dreams, fomos recompor as energias no maravilhoso Restaurante Porto Canoas, com um vista espetacular das Cataratas do Iguaçu.
 
Julia e Rafael Bauermann no Dreams Motor Show

Já recuperados, hora de fazer a Trilha das Cataratas. Não importa quantas vezes você fez a trilha, cada visita tem uma singularidade, seja pela vegetação, pelo vasão de água, pelo clima. É sempre encantador. Terminamos o dia admirando o belíssimo pôr do sol da Tríplice Fronteira no Marco das 3 Fronteiras. Indescritível a visão que se tem lá de cima, sem falar que o lugar é um charme!

#Terceiro dia
Dia de conhecer o Refúgio Biológico e a monumental Itaipu Binacional, maior geradora de energia do mundo. O Refúgio é uma imersão total na natureza. Nos faz refletir sobre muitas coisas, principalmente sobre nossa relação com o meio ambiente. É um passeio educativo que enriquece a viagem. Itaipu, então, sem comentários.

Toda aquela imensidão no deixa perplexos. Estive lá com a escola, na quinta série, e voltei agora, adulta. Outra visão, outra pulsação. O que pulsa no coração de Itaipu pulsa em nossos corações! Ainda extasiados com a Itaipu, terminamos em paz no Templo Budista!
 
Foto: Gabriel Hotton
 

CONHEÇA OS ATRATIVOS
Parque das Aves (@parquedasaves)
Única instituição do mundo focada na conservação das aves lindas e exuberantes da Mata Atlântica, oferece uma experiência de contato próximo, imersivo e encantador com elas. É uma grande aula sobre as aves e as suas florestas, um patrimônio natural de importância global ao seu alcance. 

Movie Cars (@moviecarbr)
São 45 veículos caracterizados em 24 cenários com iluminação e trilhas temáticas que remetem ao universo de cada série, filme ou clipe. As réplicas são extremamente realistas. Dentro do atrativo há restaurante e lanchonete temática dos anos 50, loja e banheiros.

Dreams Park Show (@dreamsparkshow)
Complexo turístico com sete atrações, dentre elas o Museu de Cera, Maravilhas do Mundo, Ice Bar, Vale dos Dinossauros e Dreams Motor Show. Os cenários são interativos.

Cataratas do Iguaçu
(@cataratasdoiguacu)
Formadas por aproximadamente 275 quedas, estão localizadas entre Brasil e Argentina no Rio Iguaçu. A trilha das Cataratas é de modalidade fácil/média e tem aproximadamente 1,2 km de extensão.

O Parque Nacional do Iguaçu possui cerca de 169 mil hectares e é formado pela Mata Atlântica. Lá dentro está o Restaurante Porto Canoas, lanchonetes, lojas, pronto-socorro e banheiros.

Marco das Três Fronteiras (@marco3fronteiras)
Sem dúvida, um dos atrativos mais charmosos de Foz do Iguaçu. Indicado para curtir o pôr do sol, de lá vocês poderão ver Argentina, Paraguai e Brasil. E, claro, o encontro do Rio Iguaçu com o Rio Paraná. Uma dica é saborear as delícias do Restaurante Cabeza de Vaca, um lugar que une geografia, história e cultura! 

Itaipu Binacional (@turismoitaipu)
Itaipu quase dispensa apresentações, bastam algumas curiosidades: a altura da barragem equivale a um prédio de 65 andares, a extensão total da barragem é de 7.919 metros e o ferro e aço utilizados na sua estrutura dariam para erguer 380 Torres Eiffel, de Paris. Ficou curioso? 
 

SUPER DICA

O que trazer na mala: roupas leves e confortáveis para os passeios, óculos de sol, boné, repelente, garrafinha para água, mochila prática para levar os itens para os passeios, protetor solar, tênis e chinelo.
 
VISIT IGUASSU
A colunista de viagens da Aldeia, Julia Paixão, viajou a convite do Visit Iguassu, instituição cujo objetivo é promover o desenvolvimento turístico, econômico e social de Foz do Iguaçu e região.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751