Colunas

A educação do seu filho é prioridade?

Publicado em: 17/02/2021

“Se deseja ser um velho respeitado e valorizado amanhã, respeite e eduque uma criança hoje”
 Waldirene Barbosa

Uma das grandes dificuldades que a humanidade enfrenta nos dias atuais é a educação dos filhos. Moralmente, está mais difícil educar, tanto no lar, quanto na escola. Ao comparar o ensino de hoje com a instrução que nós ou nossos pais tiveram, é possível perceber o quanto o nível educacional decaiu. O respeito que antes era conquistado apenas com um olhar, hoje é respondido aos gritos e batidas de portas. O aluno que outrora era repleto de conhecimento ainda no quarto ano, é lastimado pelo jovem semianalfabeto da “geração nutella”.

Mas o que mudou em 20, ou no máximo 30 anos? Bem, para resumir vou transcrever em apenas duas palavras: as prioridades. Antigamente os pais priorizavam criar seus filhos, colocavam à frente de qualquer coisa a construção do caráter e personalidade. Mas o que vemos hoje? Pais que não enxergam o ensino como algo importante, preguiçosos, irresponsáveis, um pouco egoístas e avarentos. 

Para atuar como advogado, exige -se faculdade de direito; para ser um psicólogo é necessário cursar psicologia; e para informar, jornalismo. A maior parte dos trabalhos exige estudo ou experiência. Quando o candidato não possui nenhuma das opções, lhe é proposto dias de treinamento e ensino sobre a determinada função. Mas, e para cuidar de uma criança, é exigido algum preparo da parte dos pais? Fico perplexa em ver como estudamos sobre tudo, exceto sobre como cuidar dos nossos próprios filhos.

A escritora Ellen White, autora do livro “Orientação da criança”, colocou que não há função mais importante ou sublime do que a criação de um pequeno. E não tenho dúvidas de que tal afirmação está correta, afinal, estamos falando sobre a construção de um ser humano, e sua orientação impactará diretamente na sociedade. 

A instrução que nossos pais nos deram ontem é percebida hoje nas filas dos bancos, no trânsito, hospital, no jurídico, na política, e até mesmo na presidência. Como você quer que o mundo seja amanhã? Comece mudando uma criança, hoje. A educação é o caminho principal para o desenvolvimento, contudo, infelizmente nossos líderes ainda não conseguiram atentar. Esta necessidade tem sido percebida em alguns países desenvolvidos, que coloca a ordem familiar como prioridade. 

Crianças sendo bem criadas é sinal de menos violência, menos suicídio e menos desigualdade social. A criação de um pequenino impacta em todos os âmbitos da sociedade. Todavia, nenhuma exigência ou ajuda é dada aos pais, que com indisciplina criam seus filhos, e a mesma atitude é reproduzida e imitada pelos inocentes.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Conteúdo de qualidade, realmente a criação das crianças impacta toda a sociedade.
comentado por Adrielle kalschne em 18/02/2021
Obrigada Adrielle. Sim, vamos juntos trabalhar para formar uma sociedade melhor.
comentado por Revista Aldeia em 19/02/2021
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!