Matérias

Edição 123
Uma Pergunta

Cascavel tem baixa autoestima?

Edson José de Vasconcelos


Não diria que Cascavel tem uma baixa autoestima. No fundo, no fundo, nós sofremos um apagão de comparativos e de entender onde poderíamos chegar. Quando você perde as pautas que são suprapartidárias, pautas de Estado e não de um governo, automaticamente, você fica refém de uma política um pouco mais rasa, você fica refém de brigas que acabam cegando o conjunto de planejamento de médio e longo prazo. Maringá nos ensina um pouco isso. Maringá passou por uma crise muito grande, uma crise de identidade de crédito, em que o ápice foi o excesso de corrupção. 

Aí a sociedade se uniu e buscou ter um planejamento de longo prazo. Com isso, eles evoluíram muito na venda da imagem da cidade. A forma de mostrar aquilo que é de bom não quer dizer que não se perceba aquilo que tem que melhorar, mas eles evoluíram muito na forma de vender o bom de Maringá e fazer pactos muito consistentes para resolver os gargalos que todas as cidades têm. Muitos dos problemas que Cascavel tem, Maringá também tem. Só que Maringá consegue rapidamente achar a forma mais positiva de mostrar o que há de bom. 

Um exemplo lá é o planejamento elaborado pela Masterplan, uma empresa internacional que, inclusive, ajudou a planejar Dubai. Quando esta empresa vai falar dos planejamentos de cidades que eles fizeram pelo mundo afora, citam Maringá. Eles conseguem, de alguma forma, colocar Maringá sempre na pauta de uma das cidades melhores para quase tudo. São pontos positivos e indicadores que eles acordam entre eles que vão dar resultado imediato.

Nós temos aqui na nossa região pessoas capazes, um povo pujante. Temos a diferença de fazer muita coisa, somos proativos. Há cidades que tem mais de 200, 300 anos, e o conjunto já estava pronto, então, as pessoas vão perdendo um pouco a razão do crescimento e a razão da construção. Nós não! Nós temos um potencial muito grande. E autoestima está ligada à percepção de se poder fazer. É a confiança que a população ou a sociedade organizada tem de poder fazer. Eu posso te garantir que Cascavel falta só mirar o alvo correto, mas autoestima tem, com certeza, porque é reflexo da capacidade de fazer e ela tem capacidade de fazer!

Edson José de Vasconcelos é empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Artigo maduro que conduz a uma grande reflexão quanto a importância de projetamos nossa cidade para o Real destaque que ela.merece. Temos muito no que fazer mas devemos contar o quanto já fizemos. O quanto a cidade é repleta de bons e contundentes exemplos.
comentado por Carlos Guedes em 06/12/2018