Matérias

Edição 123
História

A maioridade da Brunetto

Brunetto & Contadores comemora duas décadas. Referência nas áreas de consultoria, auditoria, contabilidade, avaliação de empresas, planejamento tributário, familiar e sucessório, a empresa festejou a data ao lado de amigos, clientes e parceiros

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Divulgação


Claudio Brunetto com os sócios Everton e Ronaldo comemorando os 20 anos da empresa

Quem conhece o empresário Claudio Brunetto, sócio-proprietário da Brunetto & Contadores, certamente também conhece o seu lado empreendedor. Em 20 anos, saltou de um pequeno escritório de contabilidade para uma empresa que é referência nas áreas de consultoria, auditoria, contabilidade, avaliação de empresas, planejamento tributário, familiar e sucessório não apenas para Cascavel e região. 

Hoje, a Brunetto & Contadores está presente também nos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Rondônia. De onde vem tanta expertise? A resposta mais óbvia é trabalho, é claro! Mas há outros ingredientes na história de Brunetto que merecem ser contados. Filho de um agricultor que queria filhos “estudados”, Claudio cresceu numa chácara próxima da cidade de Palotina, propositalmente comprada pelo pai para aproximá-los do estudo e do trabalho. 

Durante toda a sua vida teve três empregos. Dos quais, traz, até hoje, três grandes lições. No primeiro, como pacoteiro da Loja Catarinense, aprendeu a vender. No segundo, na Transportadora Transvale, capacitou-se na parte burocrática e no terceiro, na Cooperativa C. Vale, na área de controles. A vivência em empresas de médio e grande porte moldou sua mentalidade e o perfil empreendedor aflorou naturalmente. 

Desta visão focada em conhecimento, inovação e visão de futuro, nasceu uma empresa, digamos, robusta. E, se na área contábil os números são a melhor tradução de sucesso, basta mostrar alguns. Com 42 colaboradores, 170 clientes pessoa jurídica, 250 clientes pessoa física e atuação em 50 municípios, sendo 32 no Paraná, a empresa fatura anualmente R$ 4 milhões, recolhendo R$ 1 milhão em tributos.

Por trás dos números estão as pessoas. E aí a constatação é implacável. Além de contador, Claudio Brunetto foi professor universitário por quase uma década, o que lhe conferiu uma visão estrategista e uma capacidade de sondar e reter talentos. 

Some-se a isso a habilidade da esposa, Dulce Brunetto, que diante de cenários cada vez mais complexos, começou um trabalho de gestão de pessoas focado em inteligência emocional. “Nós fazíamos do nosso jeitão, sem técnica e sem conhecimento. A Dulce trouxe um novo olhar para a empresa”, afirma Claudio. “Por isso mesmo, estes 20 anos têm um significado especial. Uma espécie de maioridade”, complementa.


Competências complementares

Como nenhuma caminhada se faz sozinha, na história da Brunetto & Contadores não foi diferente. Nascida com o propósito de ser inovadora e oferecer uma ampla gama de serviços contábeis, à medida que foi crescendo, foi incorporando outros profissionais, cujas competências complementares deram fôlego ao projeto. Entre estes profissionais, os dois sócios Ronaldo Cesar da Silva e Everton Feitosa.

Contratado em 2005 e integrando-se ao quadro societário um ano depois, além do espírito empreendedor, Ronaldo trouxe sua capacidade de conexão. Com ele, veio a revolução digital. “O momento era de expansão da digitalização dos documentos fiscais e antenados a isso, iniciamos o processo de inclusão da tecnologia para o dia a dia do escritório”, lembra. 

Esses procedimentos foram essenciais e, até hoje, continuam aperfeiçoando os trabalhos e gerando maior rendimento, aumento da produtividade e eficiência para a Brunetto & Contadores. Em 2017, outra área de grande relevância foi setorizada. É a vez de Everton Feitosa entrar para o quadro societário e assumir a consultoria e auditoria. “A excelência na prestação de serviços sempre foi o nosso foco e isso só é possível alinhando com uma equipe diversificada e conectada”, afirma.
 


EXPERTISE

O resultado desta união de forças é um escritório conceito, com várias premiações, entre elas o Selo Ouro do Programa de Qualificação do Sescap (PR) e em 2018 recebeu uma certificação de Gestão Contábil conferida pela Assembleia Legislativa do Paraná. Atualmente, a Brunetto presta serviços especializados nas áreas do agronegócio, saúde, construção civil, supermercados, terceiro setor e planejamento sucessório. 


OS 20 ANOS

Para celebrar os seus 20 anos de existência, Brunetto & Contadores reuniu parceiros, clientes, amigos e imprensa num jantar na NShow Eventos, no dia 10 de outubro. Durante as comemorações, Cláudio Brunetto e os sócios Ronaldo Cesar da Silva e Everton Feitosa fizeram uma homenagem ao trabalho de toda a equipe e agradeceram os parceiros. 

Sempre preocupados em compartilhar conhecimento, trouxeram um plus para a noite: o palestrante Lincoln Carrenho. Na pauta, sucessão e gestão na empresa familiar, um tema atual e pouco debatido no mundo empresarial. Sem a pretensão de apresentar uma receita pronta, Carrenho trouxe algumas ferramentas para resolver conflitos internos e profissionalizar a gestão das empresas familiares. 
 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.