Matérias

Edição 124
SEGURANÇA

Sorria, você está sendo filmado!

Cinco casos diferentes mostram o impacto positivo do investimento em tecnologia de segurança em Cascavel

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Bruna Scheidt

Publicado em: 01/02/2019

Junior Bonzanini, da JB Tecnologia de Informação: sistemas de monitoramento capazes de identificar um suspeito em uma multidão

Câmeras de segurança que monitoram empresas, edifícios e condomínios de forma ininterrupta já fazem parte da rotina do cascavelense. O que mudou nos últimos anos foi a tecnologia. Se, no passado, o problema era a resolução, agora, os sistemas de monitoramento são capazes de identificar um suspeito em uma multidão.

Em Cascavel, o empresário Junior Bonzanini, da JB Tecnologia de Informação, tem desenvolvido projetos inovadores na área, que incluem, além das câmeras em alta definição, cerca virtual, reconhecimento facial, leitor biométrico, leitura de placa de veículos, leitor facial e até identificação por radiofrequência.

Com equipamentos importados da China, um dos países mais extremos quando o assunto é vigilância, com 170 milhões de câmeras instaladas, Bonzanini antecipa o futuro por aqui. “Este tipo de tecnologia ajuda a identificar suspeitos e coibir ocorrências”, explica. 

A tecnologia hoje disponibilizada pela JBTI, segundo ele, oferece vigilância total. Ninguém escapa das lentes, capazes de identificar pessoas até pela cor da roupa. Mas, na tarefa de proteger e evitar assaltos e invasões, elas não estão sozinhas. 

Contam ainda com a ajuda de um verdadeiro arsenal de outros equipamentos e sistemas para reconhecimento facial, reconhecimento de placas de veículos, contagem de pessoas, softwares analíticos (em que é possível ver 12 horas de gravação em 3 minutos) e a cerca virtual, capaz de capturar a invasão de intrusos no ambiente delimitado. Por trás de todo este aparato, uma equipe técnica altamente treinada e capacitada inclusive para dar consultoria. Conheça alguns cases da JBTI.


IRANI, o mais tecnológico
 

Quem entra no Irani do Bairro Parque Verde não imagina que ali está um dos supermercados mais tecnológicos do Paraná. São mais de 300 câmeras IP Hikvision e ninguém escapa ao moderníssimo sistema de CFTV. Todo este aparato reduziu em mais de 50% os casos de furtos dentro da loja, ajudou a desmantelar quadrilhas especializadas em roubo de carne e bebidas (produtos mais visados) e praticamente zerou a reincidência, já que o sistema identifica o suspeito ao retornar à loja.

Outra novidade por lá é o controle de acesso no estacionamento. Todos os carros são filmados milimetricamente e mapeados pela placa. Casos de clientes que entravam com carro danificado e exigiam reparo agora são resolvidos na hora.

O sistema é tão eficiente que será expandido para as outras lojas da rede. “O investimento em tecnologia de segurança é um mal necessário, mas traz um dinamismo muito grande e otimiza o trabalho de todos”, diz o gerente de TI, Gladistone Sadovnik.

 
Gladistone Sadovnik: supermercado 100% monitorado


Na FOLKZ, o negócio é pizza
 
William Netto: investimento necessário

“Meu negócio é vender pizza”. É com esta frase que o empresário William Netto explica o porquê investir corretamente. “Esta parte de TI é um bicho de sete cabeças e não é meu foco. Porém, preciso deste aparato para trabalhar com mais tranquilidade”, frisa.

Ao optar pela JB, optou também por um sistema integrado. “Eu precisava de uma solução completa, com sistema de câmera conectado à internet e telefonia, alarme e controle de acesso de funcionários, e o Júnior me trouxe isso”, explica.

A grande vantagem está no ganho de tempo para o gerenciamento da empresa. “Quando você contrata um serviço destes, não olha somente a questão de preço e qualidade, mas todo o suporte e atualização, pois é o tipo de produto e relacionamento que dura uma vida”, diz. “Meu negócio funciona 12 horas por dia todos os dias do ano; então, não posso correr riscos”.


Ganho de tempo na M.A MÁQUINAS 
 


A equipe da TI da M.A Máquinas, comandada por Everton Morello, sabe muito bem o que é ganhar tempo com uma rede estruturada. “Desde que mudamos pra cá, há dois anos, e implantamos este novo modelo, o nível de manutenção diminuiu muito e conseguimos focar no sistema”, explica.

Há mais de duas décadas na empresa, Morello traduz os avanços tecnológicos em produtividade. “Perdíamos muito tempo para resolver problemas de queda de sistema, cabo rompido ou falta de conexão. Hoje, tudo é otimizado”.
 
Everton Morello, Maycon Paz Canever, Lucas Ruiz Rodrigues Silva e Geovan Rogério Pereira

Vigilância 360° no BEAL
 
Leandro Tavares, do Super Beal: vigilância ajuda a inibir ações criminosas


Furtos em supermercados são corriqueiros. Mensalmente, no Super Beal da Avenida Brasil, são registrados dez eventos. Na unidade da Rua Castro Alves este número sobe para cinco ocorrências ao dia. O que antes passava imune, agora não mais. 

Pelo sistema de CFTV, segundo o gerente de TI, Leandro Tavares, não há dúvidas na identificação. “As câmeras analógicas não tinham resolução e, com as imagens, distorcidas, sempre havia dúvida. Neste novo sistema, com total nitidez e visualização de detalhes, a análise é rápida e segura”.

Sem este investimento em tecnologia, Tavares calcula que os eventos aumentariam em mais de 80%. “Isso nunca vai acabar, mas a vigilância ajuda a inibir ações criminosas”, diz. “Clientes que às vezes perdem celular ou esquecem bolsas também são beneficiados, pois há o registro de toda a movimentação”, conclui.


Inteligência artificial em CONDOMÍNIOS
 


A sensação de maior segurança é o que motiva boa parte da população a morar em condomínios. Porém, para garantir um condomínio seguro também é preciso investir em tecnologia. Além, é claro, de montar um protocolo de segurança e elaborar um projeto específico para cada realidade.

Em Cascavel, alguns condomínios já disponibilizam tecnologia suficiente para controlar o acesso via leitor biométrico, leitor de placa de veículos, leitor facial e identificação por radiofrequência, além de monitoramento com equipamentos ultramodernos, a exemplo de câmeras full hd e cerca virtual. 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.