Matérias

Show Rural

O 4 grãos de Dilvo e a saga de meu pai

Texto Rejane Martins Pires

Publicado em: 08/02/2019


Quando o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, sacou alguns grãos de soja do bolso durante o lançamento do Prêmio Ocepar de Jornalismo, no Show Rural ontem, algumas lágrimas correram dos meus olhos. Nestas horas, os óculos escuros protegem nossas fraquezas... 

Falava ele, mostrando os grãos, do propósito do evento, hoje um dos maiores do mundo. Nasceu tímido, em 1989, com um único objetivo. Aumentar a produtividade dos pequenos agricultores que, à época, sucumbiam à ilusão do Centro Oeste e, lá, muitas vezes, perdiam tudo. 

Alguns voltaram com pedidos de socorro para a cooperativa pagar a mudança. Outros ficaram por lá. Outros tantos continuam suas migrações nesta longa viagem chamada vida. Pois bem. Aí veio o Show Rural, ainda sem a performance de show, mas ano a ano, encadeando novos seguidores. O que se tem é o que se vê hoje: soja com quatro grãos!

Para os leigos, o que isso significa? Significa tecnologia, escopo basilar do evento. Significa também uma produtividade média saindo de 25 a 30 sacas por hectares lá atrás para 65 a 80 hectares hoje, com pesquisas projetando para 100 sacas ha. Um crescimento de 300%.

Novamente, levantando a vagem para o alto, Dilvo resume: “Quando eu passo numa lavoura de soja eu procuro tecnologia. E aqui está a tecnologia, uma vagem com quatro grãos, a maioria tem dois ou três. O que é isso? Isso é 25% a mais de produtividade”.

E o meu pai, o que tem a ver com isso? Tudo. Simbolicamente é o homem para quem o Show Rural foi criado, mas, por conta de uma visão ilusionista, não chegou a conhecê-lo. Vendeu sua propriedade de 200 alqueires em Campo Bonito, no ano de 1989, e migrou para a região de Barreiras, na Bahia. Lá, despediu-se de sua jornada integrando sua alma ao cerrado baiano sem nunca ter produzido a tal soja de quatro grãos...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.