Matérias

Edição 125
Yázigi

Muito além dos 20 anos

Em 2019, a marca Yázigi, primeira franquia do Brasil, completa 69 anos e o Yázigi Cascavel duas décadas. A data histórica coincide com um reconhecimento importante: a conquista do 3º lugar entre as 420 escolas no Brasil e o Troféu YTop, do Programa de Excelência em Franquias

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Bruna Scheidt

Publicado em 18/02/2019

Daisy e Luis: afeição pela marca Yázigi vem desde a adolescência

A história da foto ao lado começou assim: Luis Humberto Cecatto e a esposa Daisy estavam à procura de um lugar para começar a vida. Depois de viajarem por aí e conhecerem outros pagos distantes do Rio Grande amado, acabaram apaixonando-se por Cascavel. “Nossa querida terra mãe adotiva”, nas palavras de Daisy. Chegando por aqui pensaram em uma franquia para investir. Primeiro, cogitaram algo no ramo de fast food. Mas, pela própria vivência e formação, foram para a área do ensino. E, quando optaram pelo ensino de idiomas, ficou mais fácil: Yázigi, é claro! 

Ambos já tinham referência de qualidade da marca, muito forte no Rio Grande do Sul. Luis, inclusive, foi aluno Yázigi em Santa Maria, onde cursava engenharia mecânica. "Me senti mais seguro sabendo que investiria em uma franquia que conheço e acredito", afirma.

De fato. Quando abriram a escola, em 1999, fizeram nascer algo mais que um negócio. Havia ali o compromisso de gerar impacto positivo para a sociedade. A certeza era tanta que, de cara, bateram um recorde nacional: 180 alunos já nas primeiras semanas de operação. 

Tudo resultado de uma longa caminhada. À época, Luis, que também é psicólogo, dava aula em outras escolas particulares de Cascavel. E Daisy, ainda no segundo ano da faculdade de Letras e Artes, na Unioeste, montou uma escola em Corbélia. Lá, num ajuste com a prefeitura, conseguiu o espaço no Centro Cultural e em contrapartida dava aulas para crianças carentes. A “Let's Talk” fez tanto sucesso que parte dos alunos migraram para o Yázigi. 

Portas abertas, hora de trabalhar. Tratava-se de consolidar uma escola em um ambiente já ocupado por outras redes. “Lembro até hoje do primeiro dia de aula, alunos chegando e um de nossos alunos e hoje um grande amigo, Carlos Guedes, me dizendo: ‘Hoje é o grande dia então, diretora’. E do alto de meus 24 anos, pensei: diretora, eu? e respondi: “Yes, Welcome to Yázigi!”, lembra Daisy, emocionada.

Para atrair mais alunos, boas estratégias de pioneirismo. Quem fazia a matrícula, por exemplo, ganhava uma conta de email (na época, a conta era paga) e os alunos podiam usar a internet (discada) na moderna sala de computadores da escola. Sucesso imediato!

Depois disso, vieram outras iniciativas bem-sucedidas capitaneadas pelo casal que se desdobrava nas múltiplas tarefas, do administrativo à sala de aula. “A partir do momento em que conseguimos ter condições de pagar bons profissionais com a garantia de um bom trabalho, fomos definindo melhor os papéis de cada um e começamos a expandir”, conta Luis.


DNA YÁZIGI

Frutos de uma jornada e tanto, os 20 anos do Yázigi Cascavel estão sendo celebrados com resultados que merecem ser compartilhados. A começar pelo número de pessoas impactadas neste período: mais de 15 mil. O 3º lugar nacional entre as escolas Yázigi e o Troféu YTop, do Programa de Excelência em Franquias, é outro triunfo. Isso sem falar nos feedbacks positivos dos alunos que relatam suas conquistas profissionais e pessoais graças aos idiomas aprendidos na escola. 

Entra aí o método: fortemente comunicativo e sócio-construtivista. Nada pasteurizado. Em sala de aula, o aluno desenvolve sua autonomia no idioma, passa a interagir, tornando-se o protagonista no processo ensino/aprendizagem. “Apesar das transformações ao longo dos anos, conseguimos manter nosso DNA”, diz Daisy. “Acredito que o mais gratificante de tudo isso é essa capacidade de crescer e continuar sendo o que somos, mantendo nossos valores”, ressalta Luis. 

Hoje, sob o guarda-chuva da maior rede de educação do mundo, a britânica Pearson, que tem como slogan “Always Learning”, sempre aprendendo, todos os processos administrativos e pedagógicos do Yázigi são paulatinamente seguidos e aferidos através do PEF, Programa de Excelência em Franquias, que conferiu ao Yázigi Cascavel o 3º lugar Nacional. Dessa maneira, a Pearson garante não só a manutenção do DNA da marca, mas também a melhoria constante dos serviços prestados aos alunos. 

 


TRANSPARÊNCIA

Falando nisso, uma das primeiras lições que se aprende no Yázigi, antes mesmo de entrar em sala de aula, é sobre honestidade. “Não existe milagre. Para aprender um novo idioma existe um número de horas a serem estudadas dentro e fora da sala de aula. Se o aluno fizer a parte dele, garantimos que vai sair num nível avançado”, reforça o casal. 

A crença vem do que acreditam. Além de todas as ferramentas e inovações tecnológicas, a conexão entre professor e aluno é basilar. O aprendizado pela experiência individual também. Os alunos são motivados a vivenciarem situações do dia a dia e aprenderem com elas. E as ações de cidadania, fazem toda a diferença. Um exemplo é o Projeto Garage Sale, em que as crianças trazem brinquedos usados para vender na escola, numa espécie de feirinha. 

Toda a transação de compra e venda é feita pelos alunos e, o melhor, 50% dos lucros ficam com o aluno e 50% são repassados para a Apae. “Nesta atividade trabalhamos a política dos 5 Rs que consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar”, explica Luis. Formar cidadãos do mundo, reitera o professor, é o nosso grande compromisso. 


TECNOLOGIA E PIONEIRISMO

Sabe aquela estória que as pessoas contam que, se você dormisse por 20 anos e acordasse hoje, o único lugar que você não estranharia seria uma sala de aula? Então, no Yázigi isso não seria possível, com as salas modernas e aulas dinâmicas, sem dúvidas, a diferença seria sentida na mesma hora. Desde 1950, o Yázigi já trabalhava com disquinhos de vinil, fitas K7 que evoluíram para CDs, para CDs rooms, portal na internet com online teacher em tempo real, lousas interativas em sala de aula, caneta interativa e finalmente o blended learning que mistura recursos online e presencial em uma plataforma para ser utilizada nas diversas telas, tornando as aulas ainda mais dinâmicas e produtivas.

E, quando se fala em ser um cidadão do mundo, fala-se também em viver livremente e poder traçar seus próprios caminhos. Ir mais longe, sim! Ir mais longe consciente e sabendo interpretar e respeitar cada realidade melhor ainda. Foi este posicionamento que resultou num convite para Daisy participar da elaboração do material didático de dois níveis de toda a rede. 


PARCEIROS E LIDERANÇA

Ninguém sobe uma montanha sem equipamento, conhecimento, treinamento e principalmente não se sobe uma montanha sem uma boa equipe de apoio.

Ao longo desses 20 anos, o Yázigi Cascavel ressalta parcerias importantes como Sebrae e Acic, que complementaram os treinamentos oferecidos pela franquia. “Uma de nossas maiores crenças como líderes é que não se chega a lugar algum, e principalmente não se mantém crescendo no mercado, sem uma boa equipe.” relata Luis. 

Durante essa escalada, formou não só alunos cidadãos do mundo, mas também profissionais cidadãos do mundo, “As pessoas que trabalham conosco são pessoas que acreditam em nossa missão e que se comprometem em entregar o melhor serviço para nossos alunos, por isso são pessoas que temos o orgulho de chamar de colaboradores Yázigi”, ressalta Daisy.

Competência, comprometimento e dinamismo fazem com que alunos adultos e crianças, aprendam em um ambiente que traz a realidade deles para a sala. “O sucesso do Yázigi nada mais é que o sucesso de nossos alunos”, afirma a professora Patrícia Carminati, que neste ano comemora dez de casa. “Bem, depois de quase 11 anos aqui tenho a certeza de que nosso maior diferencial é o comprometimento de toda a equipe com o aprendizado de nossos alunos”, relata a gerente Leila Fongaro.

 
Atividades priorizam vivências pessoais


RODANDO O MUNDO

Para quem tem o desejo de obter uma vivência internacional, o Yázigi conta com uma agência especializada em intercâmbios, o Yázigi Travel. Através de convênios com escolas de quase todos os países, como Itália, França, Alemanha, África do Sul, Japão, EUA, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia, é possível estudar e viajar com a segurança de um suporte especializado. “Entre todos os grupos, até hoje, o mais marcante foi em 2008, um grupo de 24 pessoas que levamos para a Nova Zelândia. Foi o primeiro grupo Yázigi Travel que foi para esse destino. Lá, conhecemos uma nova cultura, estudamos, fizemos sky diving e conhecemos o cenário do filme Senhor dos Anéis, uma experiência inesquecível para todos”, relatam os franqueados Luis e Daisy. 

 
DOS TRÊS ANOS DE IDADE AO 
BUSINESS E EXAMES DE PROFICIÊNCIA


Outra paixão do Yázigi Cascavel é o público infantil, para o qual a escola disponibiliza uma ótima estrutura e profissionais qualificados. “Como professora e psicopedagoga, me incomoda muito ver algumas instituições deixarem as crianças na mão de profissionais desqualificados. Aqui , criança é coisa séria. Elas vêm para brincar, mas nós precisamos garantir que essa brincadeira seja produtiva e que o aprendizado aconteça, essa é a nossa mágica e nosso segredinho”, comenta Daisy. A língua inglesa é oferecida a partir dos três anos, mas não há limite de idade para começar a estudar. “No Yázigi, acredita-se que sempre é hora de aprender, acreditamos no always learning”, complementa Luis. Além de cursos para propósito específicos, como business e viagens, o aluno ainda pode beneficiar-se dos preparatórios para os mais diversos exames de proficiência, bem como a aplicação dos exames de Cambridge.


YÁZIGI - Fundada em 1950 em São Paulo, a escola de idiomas Yázigi tem atualmente 420 unidades que atendem 180 mil alunos em todo o país. São oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e japonês com modalidades que variam do individual aluno/professor, o regular em turma, passando pelo intensivo, superintensivo e suporte online. 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

15 COMENTÁRIO(S)

Muito emocionante ler sobre esta incrível trajetória cheia de esforços, sonhos, empenhos, determinação e principalmente dedicação naquilo que se faz. A Yázigi Cascavel é formada por valores e uma equipe que proporcionam o acesso a um novo mundo de conhecimentos e possibilidades de crescimento ao direcionar seus alunos no aprendizado de uma nova língua. Muito bom poder fazer parte desta história. Melhor ainda é diariamente ter uma equipe de apoio que nos direciona em nossas práticas de sala. Nada como ensinar com amor e poder aprender todos os dias. Parabéns, Daisy e Luis!!! :)
comentado por Ariane Bones Budke em 19/02/2019
Parabéns Luis e Daisy pelos 20 anos de trabalho , dedicação , compromentimento , honestidade e principalmente muito amor!!!
comentado por Carlos Henrique em 19/02/2019
É inspirador, emocionante e empolgante demais ler a história de um casal que coloca amor e garra em tudo o que faz. Na falta de palavra mais formal: história FODA a desse casal maravilhoso e a desse empreendimento sempre tratado com a maior seriedade e dedicação! Muito orgulho!! O mundo é de vocês!! Parabéns!! ❤️❤️❤️
comentado por Isadora Cecatto em 19/02/2019
Não é para qualquer casal manter casamento e negócios em sintonia! Vocês parecem ter a fórmula do sucesso! Empreendedorismo, pioneirismo e amor (entre o casal e pelo que se faz)! História inspiradora! Parabéns!
comentado por Bá Olsen em 19/02/2019
Que sucesso! Este casal sabe mesmo despertar o melhor de cada um e formar cidadãos do mundo. Privilegiados são seus alunos, parceiros, colaboradores, amigos e família. Luis e Daisy have made the world a better place e eu os amo.
comentado por Angela Regina Cecatto em 19/02/2019
Tio Toko e tia daisy, muito orgulho de vocês e de tudo que vocês conquistaram, parabéns por esses 20 anos de yazigi!!!❤️
comentado por Julia cecatto em 19/02/2019
Parabéns pelos 20 anos! Tenho muito orgulho de fazer parte dessa trajetória. Gratidão pelo aprendizado diário e pela oportunidade de crescimento, tanto no profissional, quanto no pessoal.
comentado por Luany Bombonatto em 19/02/2019
É muito gratificante fazer parte deste time de vencedores!!! Há 10 anos que o Yázigi é a minha segunda casa!!! Parabéns Luís e Daisy!!!!!!
comentado por Patrícia Carminati em 19/02/2019
Excelente escola!! Profissionais maravilhosos! Sucesso!!
comentado por Hemanuelly gaiovski em 19/02/2019
Sensacional. Foi muito legal ler mais sobre vocês e a escola. Ajudou a dimensionar o quão especial é essa trajetória linda. Parabéns ao Yázigi Cascavel! Parabéns Daisy! Parabéns Luis! Vocês arrasam!
comentado por Jeronimo em 19/02/2019
Sem a menor sombra de dúvidas essa é uma das melhorese mais organizada escola que minha filha ja estudou, parabéns aos diretores e professores .. super recomendo.
comentado por Karla miranda em 19/02/2019
Maravilhosa matéria! Só reflete o sucesso desse casal e dessa escola. Parabéns
comentado por Thais em 19/02/2019
Sou aluna da escola, e também conheço os dois em âmbito pessoal, são impecáveis em todos os sentidos. Parabéns pelo sucesso, é só reflexo do trabalho que fazem!
comentado por Hestefany em 19/02/2019
Realmente, o casal Daisy e Luis são empreendedores educacionais EXEMPLARES! Inspiração para muita gente! Parabéns pelo merecido sucesso!!!
comentado por Vagner Serikaku em 19/02/2019
É gratificante ver uma escola tão empenhada em fazer os resultados acontecerem na vida do aluno. Cada aluno é único na forma de aprender, o Yázigi entende isso e pratica em todas as aulas. Parabéns Luis e Daysi, sucesso sempre.
comentado por Alberi Daubermann em 19/02/2019