Matérias

Edição 125
Construção

Compre bons materiais e invista em mão de obra!

De nada adianta comprar o melhor material e economizar na mão de obra. Às vezes, o barato sai caro! Na construção civil, tudo deve ser calculado, planejado e vistoriado

Publicado em 28/02/2019

Na hora de construir, todo cuidado é pouco. As primeiras fases da obra são decisivas para evitar transtornos.  Geralmente, os grandes problemas decorrem, em sua maioria, de erros de projeto, má execução e, é claro, materiais de baixa qualidade.

Os materiais influenciam muito no resultado final, seja na durabilidade, aparência, segurança ou funcionalidade, por isso mesmo comprar materiais com base somente em preço é uma economia desnecessária. Além do desperdício maior, materiais ruins trazem outros riscos, muitas vezes comprometendo a obra, com rachaduras e infiltrações. 

Na hora da compra, alguns cuidados são básicos. Por exemplo, os produtos sempre devem estar em conformidade com as normas técnicas. Seguir a orientação técnica do engenheiro ou do arquiteto é uma boa dica.

Também é importante levar em conta na hora da compra o padrão da obra, topografia, clima da região, entre outros aspectos. Os materiais devem ser especificados e suas quantidades calculadas antes do início da obra, e o ideal é comprar somente a quantidade necessária para cada etapa. 

Há outra questão crucial: a mão de obra especializada. De nada adianta comprar o melhor material e economizar na mão de obra. Às vezes, o barato sai caro! Na construção civil, tudo deve ser calculado, planejado e vistoriado. Para cada material, um tipo de mão de obra. Na M Notari, vale lembrar, nós temos mão de obra qualificada, do projeto à entrega das chaves. Planeje sua obra e evite perdas e surpresas desagradáveis no futuro. 


Marcos Notari
Engenheiro civil
CREA-PR 141.637/D
Rua Belo Horizonte, 975. Fone: (45) 3035-0203
E-mail: marcos@notari.com.br
M Notari Engenharia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.