Matérias

Edição 125
ITAIPU

Dualidade da pedra que canta!

Não há como observar os longos corredores de Itaipu sem experimentar dois sentimentos: o de pequenez e o de grandeza. É esta dualidade que faz pulsar o coração diante do gigante paredão de concreto. É quase nada. É quase tudo!

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Divulgação

Publicado em 19/03/2019


Na Usina de Itaipu tudo é superlativo. Com produção anual de 96.387.357 MWh (2017), fornece 17% da energia consumida no Brasil e 76% no Paraguai. É a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de MWh desde o início de sua operação. 

Mas, se você não é muito ligado em números e acha tudo isso muito abstrato, que tal fazer uma experiência diferente? Só mesmo conhecendo as áreas internas da usina, como as catedrais de concreto e o eixo de uma turbina em funcionamento, você conseguirá traduzir estes números em emoção. Tudo vibra. A energia em questão passa a ser outra. Vem da capacidade inventiva do homem. Vem da força de trabalho dos mais de 40 mil operários que a construíram. Vem das “almas” brasileiras e paraguaias que lá estão, funcionando 24 horas por dia.

Não há como observar os longos corredores de Itaipu sem experimentar dois sentimentos. O primeiro é o de pequenez. A suntuosidade da obra faz refletir sobre a fragilidade humana. Você se sente pequeno mesmo. Quase nada. O segundo é o de grandeza. Na mesma proporção, sob outro viés, o humano, você se sente gigante. Quase tudo. Afinal, só o homem é capaz de tamanha engenharia! Resumindo, é esta dualidade que faz pulsar o coração diante do gigante paredão de concreto, mais conhecido por Itaipu. É a pedra que canta!


ITAIPU ESPECIAL

A EXPERIÊNCIA dura 2h30, com passeios agendados todos os dias às 8h30, 9h30, 11h, 13h, 14h30 e 15h30. É permitido fotografar e filmar. Proibido bolsas e mochilas. Idade mínima: 14 anos. www.turismoitaipu.com.br


*A equipe da Revista Aldeia viajou a convite do Visit Iguassu

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.