Matérias

DIREITO DOS PASSAGEIROS

Aeroportos brasileiros têm piora de pontualidade

Publicado em 25/06/2019


 
Oito de 10 aeroportos analisados registram queda de performance no país frente a igual período do ano anterior. Entre as companhias áreas, Gol registrou piora em termos de pontualidade

 
Levantamento da AirHelp, maior empresa global especializada em direitos de passageiros aéreos, apontou que 8 entre os 10 principais aeroportos brasileiros tiverem piora no índice de pontualidade nos cinco primeiros meses deste ano frente a igual período do ano anterior. Afonso Pena, em Curitiba, e Viracopos, em Campinas, registraram uma queda significativa nos índices de pontualidade. Os dois aeroportos haviam entrado na lista dos dez melhores do mundo, segundo o ranking AirHelp Score, divulgado em maio e que avaliou os melhores do mundo em 2018. Entre as companhias aéreas, a Gol piorou a pontualidade dos voos, enquanto a Latam  teve melhora no quesito. A Azul manteve os mesmos níveis de performance do ano anterior.
 
No período analisado, a Gol teve aproximadamente 22% dos voos com atraso, piorando o resultado frente ao ano passado (19%). Por causa disso, o OTP (On-time Perfomance), que é o índice de pontualidade que mensura voos que pousam com até 15 minutos de diferença do horário previsto de chegada, caiu de 81% para 78%.
 
Por outro lado, a chilena Latam Airlines, que tem forte atuação no Brasil, melhorou a sua performance nos cinco primeiros meses do ano, diminuindo atrasos de voos de 19% para 9%, registrando uma melhora do índice de OTP de 81% para 91%. Já a Azul teve cerca de 17% de voos impontuais e um OTP de 83%, mantendo os mesmos índices de desempenho do ano anterior.
 
Em maio, o ranking internacional AirHelp Score anunciou a lista dos melhores aeroportos e companhias aéreas referentes ao desempenho em 2018. As empresas brasileiras não entraram no top 10. A Azul Airlines ficou no 29º lugar, enquanto a Gol Intelligent Airlines ficou na 58ª posição e a chilena Latam ficou em 6º lugar. Apesar de terem pontuação satisfatória em termos de serviço e performance de partida e chegada no horário, as companhias aéreas brasileiras foram mal avaliadas no atendimento a queixas de passageiros – por exemplo, quando um voo sofreu atraso, cancelamento ou superlotação.
 
A companhia aérea mais bem cotada no ranking AirHelp Score foi a Qatar Airways, seguida pela American Airlines e Aeromexico. O ranking avaliou as 72 principais companhias do mundo em 2018, levando em conta informações de voos da base de dados da AirHelp e centenas de pesquisas com passageiros. No total, cerca de 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.
 
Companhia aérea Pontualidade (OTP)
em 2018
Pontualidade (OTP)
de janeiro a maio de 2019
Gol Intelligent Airlines  81%     78%
Latam Airlines 81%     91%
Azul  83%    83%
     

  
   
 
Aeroportos registram mais atrasos em 2019
 
Oito dos 10 aeroportos analisados no levantamento tiveram queda de performance. Entre os dois que apresentaram evolução estão: o Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek, que teve alta do OTP de 82% para 83%; e o Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP), que variou de 75% para 76%.
 
De acordo com o levantamento, o Aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR), que ficou em 4º lugar no ranking AirHelp Score, teve uma queda no desempenho. As disrupções de voo cresceram de 16% para 20% nos cinco primeiros meses do ano e o índice OTP caiu de 84% para 80%.
 
Em relação ao Aeroporto Internacional de Viracopos, que ficou em 10ª posição no ranking, a queda foi ainda maior. O desempenho caiu de 84% para 78%, com disrupções de voos saltando de 16% para 22%.
 
O Brasil foi o único país a ter dois aeroportos na lista dos dez melhores do mundo no ano de 2018, segundo o ranking AirHelp Score. No total, 12 aeroportos brasileiros ficaram entre os Top 50, como o Aeroporto Internacional de Recife (11º lugar), o Tancredo Neves - Confins (15º) e o Santos Dumont (17º), no Rio de Janeiro.
 
De acordo com o ranking, o melhor do mundo é o Aeroporto Internacional Hamad, no Catar, seguido pelo Aeroporto Internacional Tóquio Haneda, no Japão, e o Aeroporto Internacional de Atenas, na Grécia.

Evolução da performance dos aeroportos brasileiros 
 
Aeroporto Pontualidade (OTP)
em 2018
Pontualidade (OTP)
de janeiro a maio de 2019
Aeroporto Internacional Afonso Pena – Curitiba (PR) 84% 80%
Aeroporto Internacional Viracopos - Campinas (SP) 84% 78%
Aeroporto Internacional de Recife (PE) 81% 79%
Aeroporto Internacional de Brasília–Presidente Juscelino Kubitschek  82%     83%
Aeroporto Internacional Tancredo Neves - Confins (BH) 81%     81%
Aeroporto Santos Dumont - Rio de Janeiro (RJ)  82%     76%
Aeroporto Internacional Pinto Martins - Fortaleza (CE) 80%     79%
Aeroporto Internacional Salgado Filho – POA (RS) 81%     79%
Aeroporto Internacional Rio-Galeão (RJ) 81%     80%
Aeroporto de Congonhas - São Paulo (SP) 80%     79%
Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães – Salvador (BA) 80% 75%
Aeroporto Internacional São Paulo–Guarulhos (SP) 75% 76%


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.