Matérias

DIA C

Sabe o que é melhor que cooperar? Intercooperar

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 03/07/2019



Sábado é o Dia C. Estará frio, sim, mas também haverá muito calor humano para lhe receber. Vá ao Calçadão da Av. Brasil e conheça mais suas cooperativas

O cooperativismo está no DNA das instituições participantes do Dia de Cooperar (Dia C), neste sábado (06), das 10h às 16h, em frente à Catedral de Cascavel. A edição de 2019 marca os dez anos do evento e será promovido pelas cooperativas: Unimed, Uniprime, Sicoob, Sicredi, Cresol e Cotriguaçu. A expectativa é oferecer atividades gratuitas a aproximadamente duas mil pessoas. 

Unimed
Durante o Dia C, a Unimed Cascavel oferecerá uma apresentação do Coral Rouxinol – projeto social da cooperativa de saúde voltado às crianças inscritas no Eureca -, além de atividades de alongamento e o Pedal Solidário, cuja inscrição será 1 kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será repassado ao Provopar. Também será sorteada uma bicicleta entre os participantes. “Vamos oferecer às pessoas que passarem pelo calçadão informações sobre vida saudável, incentivando o bem-estar. Tudo isso faz bem não só à cooperativa, mas à sociedade como um todo”, conta Humberto Golfieri Junior, diretor de Mercado da Unimed Cascavel. 

Uniprime
O assistente de Marketing da Uniprime, Amarildo Cadamuro, explica o papel desse evento no fortalecimento do sistema cooperativista regional: “A ideia macro do Dia C é fortalecer o cooperativismo, que é tão presente na nossa área. O importante é unir essas cooperativas para unificar as nossas forças em nome do cooperativismo”, destaca. 

Sicoob
A assessora Vanessa Mota resume o significado da união de forças em um mesmo evento de cooperativas tão importantes para o oeste do estado: “Este Dia C será um passo muito importante e um grande marco para Cascavel e região, ao reunir cooperativas tão importantes para dar exemplo de intercooperação. Juntos, daremos um resultado muito melhor e conseguiremos mostrar na prática para as pessoas a força do cooperativismo. No fim das contas esse evento vai nos fortalecer a todos”.

Sicredi
Ao longo do Dia C, o Sicredi levará orientações sobre educação financeira. “O cooperativismo vem crescendo muito, ano a ano, no mundo inteiro, em virtude da proposta dos cooperadores serem os donos do negócio. E é fantástica a oportunidade de juntar forças para, no Dia C, podermos falar sobre o cooperativismo. Juntando nossas forças, teremos um evento com uma grande representatividade”, avalia Rodrigo Paulo Vendrame, gerente de Relacionamento do Sicredi.

Cresol
A Cresol está preparando o Chimarrão Cooperativo. Serão oferecidas erva e água quente para quem quiser entrar na roda. Também haverá uma parceria com um colégio público para mostrar robôs feitos a partir de lixo eletrônico, bem como uma oficina de culinária saudável. “Precisamos interagir para conquistar objetivos juntos. Nada mais correto e justo do que as cooperativas façam esse movimento de intercooperação em prol da comunidade”, acrescenta Rafael Luiz Junges, gerente comercial da Cresol.

Cotriguaçu
Esta será a primeira vez que a Cotriguaçu participará do Dia C em Cascavel. “Resolvemos participar porque entendemos ser de grande importância essa parceria com as demais cooperativas. Também queremos despertar em nossos colaboradores a importância de iniciativas voluntárias de responsabilidade social na comunidade em que estamos inseridos”, destaca Solange Maria Camargo de Lima, gerente Administrativa e Financeira da Cotriguaçu. 
Solange cita ainda outros objetivos da cooperativa: “Queremos arrecadar alimentos para doação ao Provopar e arrecadar tampinhas de embalagens plásticas para a Pastoral da Criança, com a finalidade de confeccionar brinquedos para as crianças carentes das famílias cadastradas na Pastoral”. 

A Cotriguaçu fará uma apresentação de jiu-jítsu de crianças carentes patrocinadas pelo Comitê Cotriguaçu Contribuindo para o Bem. A cooperativa colocará à disposição dos visitantes as informações de projetos como: Cuide + Mais Alimentação Saudável, Prevenção ao uso de Álcool e Drogas e Saúde Mental, além de proporcionar espaço para as crianças realizarem pintura de desenhos.

Dia de Cooperar
A finalidade do cooperativismo é reunir pessoas para cuidar umas das outras. Com a consciência de que atitudes simples movem o mundo, grupos do Brasil inteiro estão cada vez mais engajados com o movimento Dia de Cooperar, também chamado de Dia C. Trata-se de um compromisso na busca por um mundo mais justo e igual, por meio de iniciativas voluntárias que promovam a responsabilidade social e levem desenvolvimento às comunidades. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.