Matérias

PSICOLOGIA

Autolesão é tema de curso em Cascavel

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 30/08/2019


Ministrado pela psicóloga Giovana Kreuz, curso é dirigido a profissionais e acadêmicos das áreas da saúde, educação e assistência social

Dados do Ministério da Saúde apontam um crescimento de 204% na quantidade de pessoas que se autolesão entre 2011 e 2016. Dos 45.468 casos registrados em 2016, 30.013 eram da população feminina. Do total das autolesões, 27,4% foram tentativas de suicídio. 

A autolesão é uma conduta que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, não sendo um fenômeno recente nem raro, dissemina-se por contágio de maneira muito rápida entre os jovens e é uma preocupação crescente entre pais e comunidade escolar. 

Por isso, o manejo adequado deste tipo de ocorrência – em escolas, na clínica, na comunidade – exige profissionais tecnicamente capacitadas para intervenções efetivas. Assim, nasceu a ideia do primeiro curso “Comportamento autolesivo – compreensão, intervenção e manejo” em Cascavel, ministrado pela psicóloga Giovana Kreuz. O evento é dirigido a profissionais e acadêmicos das áreas da saúde, educação e assistência social. 

Conteúdo programático 
1. Atualização de conceitos desde a automutilação até a autolesão – o que as pesquisas internacionais revelam? 
2. Definição da nomenclatura correta internacionalmente utilizada; 
3. Aprofundando a diferenciação/diagnóstico diferencial de outras condutas (comportamento suicida, tentativa de suicídio, automutilação na estrutura clínica X autolesão); 
4. Compreendendo e aprendendo a usar os ciclos de autolesão (disparadores e rompimentos) – como trabalhar com comportamento autolesivo na clínica e na escola? 

Programação e inscrição
O curso será realizado no sábado, 28 de setembro, na Acic, das 8h30 às 17 horas. As vagas são limitadas. Valores: 1º lote até 06/09: 200,00 reais. 2º lote até 15/09: 230,00 reais. 3º lote após 15/09: 280,00 reais. O pagamento pode ser feito via depósito no Bradesco, Agência 5701, Conta Corrente 26841-0. CNPJ 033.402.925/0001-18. Caso necessite de nota fiscal para pagamento institucional (apenas para pessoa jurídica), entre em contato com a organização pelo (45) 99973-8329. Envio de comprovantes e mais informações com o psicólogo Cristiano de Souza (45) 99973-8329. Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/402432813704765/ 

Facilitadora
Dra. Giovana Kreuz CRP 08/07196 PR. Psicóloga graduada pela PUC–PR (1999), Graduada em Direito pela UNIVEL (2006), Especialista em Psicanálise com Crianças (UTPR), Especialista em Educação, Políticas Públicas e Atendimento à famílias (ISEPE), Especialista em Psicologia Hospitalar (CFP), Certificação em Psicologia da Saúde (ALAPSA), aprimoramento em Tanatologia (FAMIPAR); Mestre em Saúde Coletiva (UERJ), Psicóloga do Hospital do Câncer UOPECCAN (2001-2011), Docente (UNIPAN; PUC Toledo; INGÁ-Uningá; UEM, pós graduação da Unicesumar; Escola de Saúde Pública do PR/Governo do Estado/APS e CEFI–Porto Alegre), Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto (Instituto de Psicologia 4 Estações SP); Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP/LElu – sob orientação da Prof. Dra Maria Helena Pereira Franco). Atua em consultório particular SPES Psicologia e Clínica Essentia de Psiquiatria e Psicoterapias, com psicoterapia, supervisão clínica, palestras e capacitações. Experiência em Prevenção e Posvenção do Suicídio – Suicidologia; atuando como voluntária no programa de capacitação em medidas prevenção e posvenção do suicídio para 800 funcionários da rede pública de saúde de Maringá PR; coordenando grupo de estudos sobre prevenção e posvenção do suicídio em Maringá PR, participando da implantação do CVV; organizando as

Campanhas do Setembro Amarelo e os simpósios de prevenção e posvenção do suicídio (desde 2016); corresponsável pela criação e continuidade dos grupos de apoio a enlutados (mensais e gratuitos); participando como membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e formação avançada em Suicidologia (Vitta Alere SP, 2018/2019) e Best Practices in Suicide Prevention Programme Evaluation (Canadá, 2018) e treinamento com Dra Janis Whitlock (uma das maiores pesquisadoras sobre o tema/EUA sobre Autolesão nas escolas). Membro representante do CVV no Comitê de Prevenção e Posvenção do suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá PR e na mantenedora NAVIMAR (2015-2017) e voluntária colaboradora do Instituto Longevidade (até 2017).

Coordenação: Psicólogo Esp. Cristiano de Souza CRP 08/09451. Graduado em Psicologia pela Universidade Paranaense-Unipar (2002), especialista em docência no ensino superior(Unipan) e em psicanálise clínica e institucional(Unipar). Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas de Cascavel Pr). Atua em consultório particular Clínica Holos, com psicoterapia, supervisão clínica, palestras e capacitações. Desenvolve atividades de Consultoria em Saúde nas áreas de toxicomania e prevenção de suicídio. Docente de psicologia e supervisor de clínica escola, estágios institucionais e coordenador de projetos de prevenção de suicídio. Membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS). 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!