Matérias

Edição 133
RÁDIO

92.3, a sintonia da Estúdio

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Bruna Scheidt

Publicado em 18/10/2019


Não perca a sintonia. A Rádio Independência Cascavel 1270 kHz AM migrou para a Estúdio FM 92.3. Saiba mais sobre programação, alcance e estratégia comercial da emissora


Quem sintonizou a FM 92.3 no dia 07 de outubro e se deparou com a programação idêntica da Rádio Independência Cascavel 1270 kHz AM, certamente percebeu diferenças no som. Sim, agora a Independência passa a se chamar Estúdio 92, afiliada à Rede Bandeirantes de Rádio. A migração do AM para o FM é um processo que vem acontecendo há cinco anos em todo o país.

Com uma qualidade de áudio superior, a Estúdio 92 adota um posicionamento ousado mantendo uma das principais características do AM: a forte inserção na comunidade, com uma programação 60% jornalística e 40% entretenimento, com foco no público adulto, acima de 30 anos. “Vamos manter o jornalismo crítico e colocar a opinião no ar”, explica o diretor executivo Jeferson Miranda.

Até a programação musical vai continuar priorizando músicas consagradas dos anos 70 aos anos 2000. Nada de sertanejo universitário e sucessos do momento. Ponto positivo para a rádio que já inicia contrastando com a monocultura musical atual. “Estamos fazendo a transição, mas sem perder a identidade e a história dos 41 anos da AM. Aliás, muitas AMs estão desligando num dia e renascendo no outro como FM. Não vamos desligar imediatamente. A programação simultânea em ambos os canais será mantida por mais alguns meses”. 

Atentos a um ouvinte mais exigente, a programação local foi incrementada com duas atrações da Rede Bandeirantes de Rádio. O jornal Primeira Hora, às 7 da manhã e o programa de esportes De Primeira, às 12h30. Além do jornalismo local, o giro de notícias traz boletins com informações nacionais e internacionais ao longo do dia. 
 
/arquivos/images/49b36e22-a496-44fa-943f-9da8f8493a91.jpg


Estratégia comercial
Esse recorte e enquadramento de público adotado pela Estúdio 92, segundo Miranda, é também um posicionamento de marketing, cujo resultado mercadológico é lento, mas crescente. “Até os anos 2000, o rádio foi um produto rentável e de lá para cá, com as novas tecnologias, perdeu fôlego, mas, agora, está reagindo”, explica o diretor. 

A retomada passa pelo entendimento de que a internet não é concorrente, mas uma ferramenta complementar. “Com os celulares, webrádios e outros canais, o acesso ao rádio aumentou. É muito mais fácil e prático absorver o conteúdo, antes restrito ao carro ou ao aparelho em casa e no trabalho”, complementa. 

A segmentação também está alinhada à estratégia comercial. “Hoje, o anunciante também está mais maduro e compreende mais mídia, investindo no público que realmente consome”. 

Gestão profissional

Formado em Propaganda e Marketing, com especialização em Administração e cursando Direito, Jeferson Miranda sabe dos desafios à frente da emissora. Nada que tire o brilho de seus olhos, pois o gestor nasceu muito depois do ouvinte. “Sempre ouvi rádio e mantive vínculos com rádios locais. Meu tio trabalha em rádio e isso facilitou meu acesso”.

Sua carreira começou na adolescência como operador de áudio. Depois foi sonoplasta, produtor e apresentador até chegar ao cargo de gestor. Aos 32 anos, vislumbra boas perspectivas para o rádio, mesmo no mercado local, com mais de dez emissoras. “Não é nada fantasioso. A retomada é lenta, mas está acontecendo. O futuro será a digitalização, uma realidade na Europa, Ásia e América do Norte. Ainda não é algo consolidado, mas promissor”.

Segundo ele, o sistema está sendo aprimorado e o mercado tende a copiar o modelo de outros países, aumentando a participação no consumo e investimentos em mídias. “O que eu espero é que o rádio continue sendo um prestador de serviços, afinal, é uma concessão pública, mas que também tenha viabilidade financeira como qualquer empresa para continuar sendo esta ferramenta de evolução social”.
 
/arquivos/images/12513a58-30d0-43ce-8a09-ada7a83df941.jpg
Jeferson Miranda, diretor executivo da Estúdio 92.3: gestão profissional e estratégica


PROGRAMAÇÃO
Além do aporte em novos equipamentos, exigência básica para readaptação de outorga de ondas médias para frequência modulada, a emissora vai lançar em breve um novo portal, com conteúdos diferenciados. 

A programação, de segunda a sexta, começa às seis da manhã, com o Linha Direta, jornal focado em segurança pública e comunidade, apresentado por Gilson Pessoa. Das 7 às 7h30, jornal Primeira Hora (Rede Bandeirantes de Rádio). Das 7h30 às 9 horas, Cidade Aberta, espaço para debates e notícias locais com Sérgio Ricardo. 

Miriam Sampaio traz o Estúdio Retrô, às 11h30, com sucessos que marcaram época, grandes hits nacionais e internacionais dos anos 60, 70, 80, 90 e 2000. Às 12h30, novamente a Rede Bandeirantes entra no ar com o De Primeiro (jornalismo esportivo). Na sequência, João Paulo Hisatugo comanda o Por Enquanto, um programa de músicas, entretenimento, dicas, culinária, informação. A tarde segue com Estúdio Pop, apresentado por Alessandra Casanelli, às 15 horas; Estúdio Sertanejo (só modão), com Odair José das 16h15 às 17h30 e o Fazenda 92, programa gauchesco com Relson Tchê Mano, das 17h30 às 19 horas. Para as noites e fins de semana, muitas novidades virão em breve, incrementando a programação da mais nova FM de Cascavel.
 
/arquivos/images/7e3aaca0-2975-4f78-b5ae-e5c64d9ecfc9.jpg
Equipe da 92.3 FM: jornalismo e entretenimento para o público adulto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Sempre muito bom mais opções. Não gosto do tipo de programa local mas quanto a programação musical está ótima. Só de não ter sertanojo já vale a pena. Infelizmente a rádio transmite de um local afastado da área central e em algumas regiões da cidade a qualidade é bem crítica.
comentado por joao silva em 15/11/2019
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!