Matérias

Edição 134
FAMÍLIA

Olhar de pai

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Patrick Do Kesne

Publicado em 28/11/2019


Seo Idi Silveira é o exemplo de que expressar amor aos filhos e acolher os seus sonhos faz toda a diferença dentro de uma empresa familiar

Quando se fala em empresa familiar, há um roteiro bem conhecido: começar do zero, lutar para montar a própria empresa, fazê-la crescer e, depois, preparar sucessores. Quem chega na marcenaria da SM Móveis Planejados, numa pequena chácara na Estrada Rio da Paz, pode até imaginar que se trata de um negócio passado de pai para filho.

Apesar de seo Idi Santo Inácio Silveira não arredar o pé da chácara e estar sempre atento a qualquer movimentação, ele nunca foi marceneiro. Começou a vida como agricultor e se aposentou como pedreiro. Porém, sempre acolheu os sonhos dos filhos como se fossem seus. 

Bem diferente da sua geração de pais, também nunca deixou de expressar o amor aos três filhos Idinei, Claudinei e Ediclei. Entendendo este amor como um grande dever de dar, sacrificar e se doar ao outro, criou as bases para que a empresa desse certo.

Talvez nem ele, nem a esposa Delude Maria, tenham a exata dimensão do significado deste amor e deste cuidado tanto na vida pessoal quanto no negócio dos filhos. 

CLÃ SILVEIRA
É compartilhando a mesma mesa que eles se mantêm unidos. O segredo? Cada um tem seu papel bem definido e todos seguem à risca a cartilha de Idi. “Eu sinto muito orgulho. É fantástico quando um pai tem a possibilidade de ajudar os filhos e, depois, ver o resultado e as conquistas de cada um”.

Muitas vezes, explica, este investimento nem precisa ser somente financeiro, mas afetivo. Aposentado da construção civil e tratando um câncer, atualmente ele dedica seu tempo à horta e fornece alimentos fresquinhos (e sem agrotóxicos) para a família e funcionários. 

Na cozinha coletiva, o fogão à lenha é o retrato do aconchego. Quem capricha no cardápio de todos os dias é dona Deludes. Sem dúvida, um ambiente de trabalho em que não falta aconchego. “Nem puxão de orelha. Quando é preciso, chamo para a conversa mesmo”, diz Idi.

Gaúcho apaixonado pelo Rio Grande do Sul e criado sob as rédeas curtas de seu pai, ele tem uma filosofia bem simples. “A vida é uma corrente. A gente é uma corrente. Um passa o ensinamento para outro. Se um quebrar esta corrente, perde-se tudo”.

Afora isso, não tem grandes pretensões. Seu único legado é deixar para os filhos e netos a responsabilidade de se guiar pelo trabalho e pela honestidade. “Nem sempre concordamos. Às vezes tem as discordâncias naturais entre irmãos, mas seguindo estes princípios, sempre encontramos uma maneira de resolver as coisas”, ressalta Ediclei, o caçula.

SM MÓVEIS
Criada há 26 anos e, funcionando no barracão construído pelo patriarca, a SM Planejados está entre as quatro marcenarias mais tecnológicas de Cascavel. “A indústria moveleira demanda inovação a todo momento, mas a honestidade com o cliente, em todos os aspectos, é o nosso maior valor”, conclui. Eis aí a felicidade de um pai. “Eu amo os meus filhos”, destaca, com os olhos lacrimejados.

 
Carol Michelin é acadêmica de 
Jornalismo da Univel e participou como
estagiária na produção deste material 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!