Matérias

Edição 134
SUSTENTABILIDADE

Ramboo, o canudo verde

Texto Rejane Martins Pires

Publicado em 02/12/2019


Empreendedores de Maringá criam Ramboo, o canudo de bambu 100% natural, durável, reutilizável, prático, leve, higiênico, biodegradável e ainda isolante térmico

A busca por uma solução eco-friendly fez o casal Aline e Clayton Adami criar, juntamente com outros dois sócios, a Ramboo - Bamboo Straws. Traduzindo, canudos ecológicos feitos a partir de bambu. Embora já se engajassem em ações de sustentabilidade em Londres, onde moraram por algum tempo, a verdadeira consciência do impacto humano no meio ambiente aflorou neste ano.

E surgiu pelas vozes uníssonas das filhas Aynara e Valentina após um trabalho de escola que se estendeu durante um ano. A cada ação, uma nova reação. “Eu e meu marido começamos, então, a repensar alguns hábitos em nossa empresa, a La Piccola Pizzaria”, diz Aline.

De separação do lixo evoluíram para um projeto de sustentabilidade, com foco principal na horta orgânica e o fim dos descartáveis. Canudos, só de bambu. “Como meu pai tem uma fábrica de varas de pescar e a matéria-prima é a mesma, convidei ele e o seu sócio para se incorporar ao projeto. Apresentei a ideia, escolhemos um nome e começamos os testes de produção no mesmo dia, 8 de julho de 2019”, lembra.

Nestes três meses, a Ramboo já produziu mais de 3 mil canudos e 150 cases (bambus de diâmetro maior para armazenagem dos canudos). A produção é por demanda, de acordo com o tempo ocioso da fábrica de varas, mas a novidade tem agradado: mais da metade do estoque já foi vendido. Todo o processo é artesanal.

Do corte do bambu até o produto final são 15 processos manuais, além da gravação a laser. Embalados em capinhas de tecido (reaproveitando material de facções locais), têm acabamento em fibra natural de sisal e miçangas de bambu. “Cada canudo é produzido um a um. Assim, acreditamos que os deixamos únicos e especiais”.

100% NATURAL
Entre as vantagens do canudinho de bambu, Aline destaca algumas. “Não amassa, é difícil quebrar, não polui, 100% natural, durável, reutilizável, prático, leve, higiênico, eco-friendly, biodegradável e ainda é isolante térmico”, ressalta. Outra vantagem é que o bambu possui um bactericida natural que torna o canudo uma alternativa higiênica. Na produção há um cuidado especial também para preservar a naturalidade da planta.

ESTRATÉGIA COMERCIAL 
Além das vendas pela internet e nas empresas locais, a Ramboo - Bamboo Straws está inscrita no Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil. “Resolvemos compartilhar com o mundo essa boa nova, oferecendo oportunidade para outras empresas também fazerem parte do processo e encantar seus clientes. Mimos diferenciados aumentam a força de branding e reforçam ações positivas”, ressalta Aline.

www.ramboo.com.br
Instagram
Facebook

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!