Matérias

VIOLA

Autor de “Trem do Pantanal” em Cascavel nesta sexta

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 10/12/2019


Paulo Simões e João Ormond apresentam o show "Violas Pantaneiras", nesta sexta-feira, na Associação Médica de Cascavel

O projeto "Violas Pantaneiras", de Paulo Simões e João Ormond, chega à região Oeste do Paraná. No dia 13, sexta-feira, a apresentação será na Associação Médica de Cascavel, no Auditório do CRM/Conselho Regional de Medicina, com a presença do cascavelense Ricardo Denchuski fazendo a abertura do show. 

O encontro dos dois artistas reafirma a força da diversidade cultural da região pantaneira do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mostrando uma pluralidade de ritmos fronteiriços: polka, chamamé, guarânia, rasqueado, modas e rancheiras. Tudo isso com papel de destaque reservado à viola caipira (redescoberta e cada vez mais valorizada por novas gerações) ao lado da viola-de-côcho (instrumento rústico genuinamente pantaneiro).

PAULO SIMÕES
Carioca de nascimento, Paulo Simões cresceu em Campo Grande, antigo Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, onde descobriu a música e muitos futuros parceiros. A começar pelos irmãos Espíndola: trabalhou sucessivamente com Geraldo, Celito, Tetê, Alzira e Jerry. De volta ao Rio, onde se formou em Comunicação Social, conheceu Geraldo Roca, com quem compôs, em 1975, a canção "Trem do Pantanal". Depois de atuar alguns anos como jornalista, no cenário cultural carioca, voltou a residir em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), para dedicar-se exclusivamente à música.  

Indicado ao 17o Grammy Latino 2016 na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa com a composição "D de Destino" em parceria com Almir Sater e Renato Teixeira no álbum "AR". Recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Composição Regional por Paiaguás em parceria com Guilherme Rondon (1992). Atuando entre Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande e o Pantanal, Paulo Simões teve composições gravadas por intérpretes como Sérgio Reis, Renato Teixeira[2], Chitãozinho e Xororó ("Lobo da Estrada"), Sandy & Júnior, Diana Pequeno, Tarancon, Maria Bethânia[3], Michel Teló ("Vida Bela Vida"), Zezé Di Camargo & Luciano ("A Saudade É Uma Estrada Longa"), entre outros, além do parceiro Almir Sater, o que contribuiu para tornar suas canções conhecidas nacionalmente.

Seu primeiro disco individual data de 1992: Paulo Simões & o Expresso Arrasta-Pé Volume I, incluía suas composições mais conhecidas até então, como "Trem do Pantanal" (com Geraldo Roca), "Comitiva Esperança" e "Sonhos Guaranis" (com Almir Sater) e "O Lobo da Estrada" (com Pedro Aurélio), esta última transformada em sucesso nacional por Sérgio Reis. O disco marcou também o lançamento do selo "Sauá", de Simões e Guilherme Rondon, responsável por incluir Mato Grosso do Sul no mapa fonográfico brasileiro.

Em 1994, iniciou o projeto "Chalana de Prata", grupo que reúne quatro expoentes da música do Mato Grosso do Sul. Além do próprio Simões, dele participam Celito Espíndola, Guilherme Rondon e o sanfoneiro Dino Rocha, sendo seu primeiro CD lançado em 1998, com grande repercussão. 

Sua discografia é ampliada, no mesmo ano, com lançamento do Expresso Arrasta-Pé Volume 2, onde se destacam músicas como "Vida Bela Vida" (com Rondon) e "Labaredas" (com Rondon e Celito Espíndola), logo gravadas por diversos artistas regionais. O álbum Rumo a 2 Mil e Uns trouxe seus trabalhos em parceria com o multi-instrumentista Antonio Porto, responsável pela direção musical deste CD. Nele, prevalece a incorporação de elementos regionais e fronteiriços sul-mato-grossenses ao universo da música popular brasileira

JOÃO ORMOND
João Ormond iniciou carreira no início da década de 1980, tocando na noite de Cuiabá, durante mais de 10 anos e participando de diversos movimentos musicais da região de Mato Grosso. Cantor violeiro, compositor e historiador João Ormond vem divulgando pelo Brasil à fora suas composições. Durante sua trajetória no universo musical, tem se apresentado em diversas cidades brasileiras, especialmente São Paulo, Belo Horizonte e Brasília (DF), levando sua arte que mistura música cabocla, com música popular brasileira, fazendo valer o som da viola caipira e mostrando toadas, guarânias e o chamamés, sempre atraindo admirações de artistas das diversas vertentes de nossa música, como Lecy Brandão que participou do CD do cantor "Reduto de violeiros" gravando a faixa "Lá no Sertão".

Seu primeiro disco, chamou-se "Rio abaixo", onde tocou viola em modas, toadas e canções. Seu segundo CD, "Capins e riachos", mostrou o lado sertanejo do Mato Grosso, em particular e do Centro-Oeste, em geral. Destacam-se no CD, as composições "Tropeiro" e "Naturais", ambos de sua autoria.

Sua agenda é pontilhada de shows e experiências diversas, incluindo participação especial como violeiro e compositor junto ao parceiro Teco Seade no 3º Prêmio Visa MPB, em 2000, shows no Sesc Piracicaba, Festival IBM, em 2001, com a música "O Violeiro e a Viola", apresentações no Memorial da América Latina, em SP, Encontros de Violeiros, espetáculo Sotaques do Brasil, Arte na Biblioteca e Arte nas Ruas, em São Paulo, além de participação no Prêmio Visa, em 2001, com o CD Reduto dos Violeiros.

Em 2004, lançou o CD "Viola encantada", com participação especial do violeiro Pena Branca que o acompanhou no show de lançamento do CD, realizado no palco do Sesc Arsenal, em Cuiabá e também do violeiro Fernando Deghi. "Viola Encantada" é composto por nove faixas inéditas e uma regravação que mostra um pouco da cultura do Vale do Araguaia. As músicas na sua maioria permeiam da regionalidade pantaneira, além de outros ritmos brasileiros, como pagode de viola, toada, xote, chamamé e canções românticas além das baladas.

SERVIÇO
Evento: "Violas Pantaneiras"
Data: 13 de dezembro
Horário: 20 horas 
Local: Associação Médica de Cascavel, Rua Jequitibá, 559, Recanto Tropical.  
Entrada é franca. 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!