Matérias

Edição 135

CASCAVEL NO MAPA DO DESIGN MUNDIAL

Publicado em 16/12/2019


Que Cascavel é um celeiro de talentos e de gente que faz a diferença, não é novidade para ninguém. Mas o final de 2019 está chegando junto com alguns feitos até então inéditos na nossa Aldeia

Pela primeira vez, um escritório de design cascavelense figurou nas duas mais importantes premiações do design nacional, a Tête-à-Tête, que teve sete diferentes trabalhos criados nos últimos dois anos para clientes locais reconhecidos. Além disso, conquistou o troféu de melhor campanha digital da América Latina em uma premiação de design internacional.

Fundada pela cascavelense Laila Rotter Schmidt, a Tête-à-Tête existe desde 2012. Mas a busca por reconhecimento para além das fronteiras regionais começou há pouco tempo. “Eu demorei muito para entender que um bom trabalho não necessariamente fala por si só. Desde o primeiro dia de Tête-à-Tête nós perseguimos a excelência. Mas como nossos clientes são, em maioria, empresas locais e de pequeno porte, esse trabalho tem alcance restrito”, explica.

Então, ela começou uma busca por canais de maior visibilidade. Entram aí as premiações, pois além de uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho, há a validação de quem está no mais alto nível na profissão, dentro e fora do país. “Isso complementa os resultados de mercado e dá indicativos de que estamos na direção certa”, acrescenta.
O fato de cada vez mais empresas cascavelenses estarem conquistando visibilidade externa é um sintoma de amadurecimento do mercado. “Não é sobre trabalhar para ser reconhecido, mas sobre fazer um trabalho digno de reconhecimento e não deixá-lo escondido na gaveta. O mercado está mudando muito rápido e, para manter os resultados, temos que estar prontos para fazer um trabalho equiparado ao dos grandes centros. Este reconhecimento é uma indicação de que estamos no caminho certo”.

BRASIL DESIGN AWARD - BDA
A mais importante premiação do design nacional é promovida anualmente pela Abedesign com o objetivo de destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Na 9ª edição foram 960 inscritos e 340 projetos selecionados, com apenas nove medalhas de ouro no total. A Tête-à-Tête teve o segundo melhor resultado do estado em termos de quantidade de projetos premiados, com Bronze nas categorias Cartazes, Artigos de papelaria e Gráfica aplicada. 
BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO
É a mais antiga e maior mostra de design gráfico nacional, organizada pela ADG a cada dois anos. Na 13ª edição, foram 1.282 projetos inscritos e 586 selecionados. A Tête-à-Tête figurou nas categorias Cartaz, Fronteiras, Naming e Design espacial, categoria na qual colaborou com o escritório de arquitetura Studio CSD.
PREMIOS INTERNACIONALES DE DISEÑO IBEROAMERICANO - CLAP
Premia trabalhos avaliados por um júri internacional composto pelas principais associações e grupos profissionais de design da América Latina e da Espanha. Na 6ª edição, a Tête-à-Tête conquistou o prêmio Platinum de Melhor Campanha Digital da América Latina, e mais duas menções nas categorias de Design Gráfico.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!