Matérias

EMPREENDEDORISMO

Cascavel tem mais de 6 mil mulheres cadastradas em MEIs

Texto Rejane Martins Pires

Publicado em 18/12/2019


Os setores que mais concentram mulheres são de comércio de artigos de vestuário e de beleza

O número de mulheres microempreendedoras individuais (MEIs) em Cascavel, segundo dados do Portal do Empreendedor, é de 6.206 mulheres e 7.843 homens. As áreas que mais concentram mulheres são de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (com 1.261 cadastros), cabeleireira (774 cadastros), outras atividades de tratamento de beleza (379), promoção e vendas (272 mulheres) e serviços domésticos (196). 

Atividades até pouco tempo restrita às mulheres, como a de serviços domésticos, tem atraído os homens, embora de forma tímida ainda. Pelo Portal, são oito cadastrados. Já no transporte rodoviário de carga, elas estão abrindo fronteiras. São 23 mulheres para 239 homens. E no setor de instalação e manutenção elétrica aparecem 28 mulheres para 404 homens. Nos serviços de pinturas de edifícios, há 29 microempreendedoras mulheres.

Outros setores em que as mulheres mais se destacam são comércio de perfumes, lanchonetes, fabricação de vestuário, comércio de bebidas, lojas de variedades, organização de eventos, treinamento profissional e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar.

FORMALIZAÇÃO
O Programa Microempreendedor Individual (MEI) foi criado em 2008 para incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos como vendedores, doceiros, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros, a um baixo custo. O faturamento anual do MEI é de até R$ 81.000 por ano, de janeiro a dezembro.

ABERTURA
Para abrir um MEI, você não precisa de contador ou qualquer intermediário. Você empreendedor pode fazer tudo eletronicamente e não paga nada para realizar a inscrição como Microempreendedor Individual-MEI. Acesse o Portal do Microempreendedor Individual (www.portaldoempreendedor.gov.br) e clique em formalize-se.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!