Matérias

SHOW RURAL

Unium, a marca holandesa

Publicado em 04/02/2020


Sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal tem nome: Unium! E, um século após a imigração holandesa em terras paranaenses, a ajuda mútua continua sendo uma fortaleza 

Quando os holandeses chegaram em Castro fugindo do pós-guerra não trouxeram apenas força de trabalho, conhecimento e tradição. Em suas mentes e corações, trouxeram algo que lhes é sagrado: ajuda mútua. Um século após a imigração holandesa em terras paranaenses, esta mesma ajuda continua sendo uma fortaleza. Com pouco mais de dois anos, a Unium, marca institucional das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, todas de origem holandesa, reflete bem este sentido. Se a fé, a educação e o cooperativismo foram os pilares que os mantiveram fortes até aqui, a intercooperação os levará mais longe. 

Sexto princípio do cooperativismo, a intercooperação entre as cooperativas dos Campos Gerais é relacionamento sim, mas também é negócio. E negócio de confiança. A Unium (fusão das palavras união e um) tem objetivos bem claros: ampliar a abrangência de seus produtos e serviços, tornando-os ainda mais presentes e reconhecidos no Brasil e no mundo. Ou seja, aumento da competitividade. 
Presente no Show Rural Coopavel, a Unium - precursora desse novo modelo de negócios -, apresenta em seu estande os resultados deste formato que combina o desenvolvimento com a transparência. “Trata-se de uma aliança estratégica fundamental para competir no mercado”, afirma a coordenadora de marketing, Tais Roos Matte Duhatschek. 

Para se ter ideia do potencial da Unium, num raio de 120 quilômetros entre as três cooperativas, a produção leiteira passa dos três milhões de litros processados diariamente. A intercooperação, porém, vai além do leite. Em seu portfólio a Unium conta com as marcas de lácteos Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle, carne suína Alegra e farinha de trigo Herança Holandesa. Outra novidade é a produção de energia limpa pelo aproveitamento dos resíduos das indústrias.

SIGMA ABC
Durante o evento de apresentação da Unium no Show Rural, outro destaque foi o sigmaABC, uma multiplataforma digital agronômica desenvolvida pela Fundação ABC, entidade de pesquisa das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Criada inicialmente para promover soluções aos 5 mil cooperados, compreendendo uma área de 450 mil hectares, o sigma congrega todas as atividades das fazendas em módulos inteligentes, como planejamento de safra, previsão do tempo, índices de vegetação, manejo integrado de pragas e avaliações de campo compartilhados. Além de otimizar o tempo do produtor e do agrônomo, ao compartilhar informações com os filhos e esposas dos agricultores, por exemplo, a plataforma elimina ruídos e conflitos geracionais. “Todos tem acesso à informação”, completa Fabio Crestani, gerente de vendas e projetos. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!