Matérias

Edição 136
VERONESE

Bem-vindos ao amanhã!

Texto Rejane Martins Pires

Publicado em 11/02/2020


A Veronese Empreendimentos Pessoais, há 12 anos no mercado, lança o primeiro edifício com certificação em Cascavel. Projetos autorais já são a marca da construtora

“Domani”, em italiano, significa amanhã. Nenhuma outra palavra poderia traduzir tão bem o conceito de um dos lançamentos de alto padrão da Veronese Empreendimentos Pessoais para 2020. Na contramão dos grandes prédios e alinhada ao movimento da arquitetura contemporânea, a construtora inspirou-se nos grandes centros para trazer à cidade projetos arquitetônicos autorais.

Se depender da Veronese, a era das “caixinhas padronizadas” acabou. Em parceria com o Studio CSD, os projetos que vêm por aí tem um forte caráter contemporâneo. Nada óbvios, sugerem uma nova relação com a cidade e seus moradores. “É preciso enxergar novas demandas, ir além”, salienta Gaspar Ransolin, sócio-diretor.
Para enxergar o amanhã, um pulo no passado. Quando Gaspar e a esposa, Joçara Veronese Ransolin, fundaram a empresa, ambos tinham atividades distintas. Ele era bancário. Ela empresária no ramo de presentes. Certo dia, passando por um terreno, Gaspar arriscou convencer a esposa de vender a casa para comprá-lo. A negativa foi imediata. 
Com jeitinho, valendo-se de sua experiência em financiamentos imobiliários, conseguiu o sim! Da ideia inicial de construir um “predinho” somente para alugar, nasceu a construtora. “As pessoas nos procuravam para comprar. Pensei: por que não? Em 60 dias, com escritório improvisado em nossa casa, vendemos os 16 apartamentos”, conta. 
O ano era 2007. Em 2008, com o boom do “Minha Casa, Minha Vida”, investiram num projeto mais ousado, com três blocos e 48 apartamentos. Com todos vendidos e fila de espera, lançaram um terceiro empreendimento de padrão médio. Aí veio a crise. O mercado freou. Havia dois caminhos: parar ou inovar.

Ao optar pela inovação, voltaram para a prancheta e redesenharam a construtora. A mesma crise que arrastou diversos setores da economia para o buraco trouxe luz à Veronese. Em meio a turbulências, gradativamente, foram para o conceito de hoje: imóveis personalizados e, sobretudo, autênticos.
 
Nesta nova empreitada, investimentos em arquitetura de ponta para sair da mesmice, equipe interna altamente capacitada e parceiros comprometidos. O que muitos veem como custo, Gaspar enxerga como investimento. “A soma de experiências e conhecimentos resulta não apenas em obras surpreendentes, mas muito bem executadas”, frisa.


PRÉDIOS AUTORAIS E 
COM CERTIFICAÇÃO

Prédios com personalidade, estética refinada, plantas flexíveis e autossustentáveis estão na mira da Veronese. “É muito mais difícil criar algo inovador e que fuja do comum. Fazer arquitetura de qualidade dá mais trabalho, sim, porém, isso já está incorporado em nosso DNA. Queremos deixar um legado para a cidade”, ressalta.

Na esteira destes princípios, vem a qualidade. O primeiro edifício com a Certificação GBC Brasil Condomínio terá a assinatura da Veronese. É o Domani. Em sua execução, serão avaliados pontos cruciais que vão desde a escolha dos materiais adequados para gerar custos operacionais mais baixos para os condôminos, aos ambientes saudáveis, redução de resíduos, conservação de energia e água, redução de emissão de gases e aumento do valor patrimonial. “O Domani está num patamar elevado e esta certificação é prova disso”, frisa. 

Bom para os investidores que recebem tudo isso documentado num memorial descritivo bastante completo. É como se fosse um certificado de garantia. Aliás, mesmo antes da certificação, a Veronese já tinha em sua rotina a entrega de um “manual do proprietário”, com todas as fases da obra registradas. “A construção civil ficou muito mais profissional de uns anos para cá e o mercado cada vez mais exigente. Vejo esta evolução nos jovens. Está vindo uma outra geração aí, mais viajada e mais antenada com questões ambientais. Estamos de olho neste público também”.

MOOVE, PARA MORAR E TRABALHAR
É aí que entra o Moove, de 11 andares, área residencial com 61 studios, área comercial com 11 salas, cobertura com piscina e dois salões de festa e área verde com espaços de convivência e horta compartilhada. É uma proposta que une trabalho e lazer, facilitando o dia a dia. Morar e trabalhar no mesmo lugar, otimizando tempo, é a grande sacada do Moove. Tudo isso sem abrir mão de conforto e estilo de um empreendimento multiuso e muito bem localizado. “Neste segmento de alto padrão, a localização pode determinar o sucesso ou o fracasso de um imóvel. Por isso, planejamos muito antes”.

O resultado desta maturação está no sucesso comercial dos empreendimentos. “Em uma década, conseguimos criar uma marca divulgada pelos próprios clientes. Temos investidores que já estão no terceiro imóvel, o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”.

O CORAÇÃO DA VERONESE
Quando uma obra carrega a energia de quem a construiu, há um valor imensurável nisso. Nenhuma construção se solidifica sem a interferência humana, isso é fato. Mas na Veronese há uma força extra, uma espécie de pilar humano. É Joçara. Deixar a equipe feliz e produtiva é com ela mesma. 

Volta e meia, surpreende os funcionários com café da manhã preparado por ela mesma. É comum vê-la também nos canteiros de obras oferecendo um lanchinho especial. “Minha maior alegria é esta. Participar do sonho destas pessoas, tanto de quem constrói quanto de quem compra. De nada adianta estarmos construindo um prédio se as pessoas não estão felizes”.

Levar fé e otimismo é outro atributo dela. “Sempre respeitando a religião de cada um, fazemos uma oração e agradecemos. Eu gosto de criar memórias afetivas e penso que isso se reflete em tudo”. A pouca rotatividade de funcionários, a dedicação e o primor pelo trabalho são frutos desta atenção. 

Embora morando longe, os dois filhos do casal, Giovana e Eduardo também estão presentes em cada passo da empresa. Os pais orgulhosos confirmam: “Muitas ideias e conceitos novos que eles veem lá fora são aplicados aqui”.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!