Matérias

Edição 136
CASCAVEL

O sonho da estrada

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 14/02/2020



Convênio entre Prefeitura de Cascavel e Itaipu Binacional garante pavimentação asfáltica no interior do município

Quem mora no campo sonha com estrada boa. Estradas bem conservadas são eixos de desenvolvimento, pois refletem diariamente no dia a dia das pessoas, seja para o escoamento da produção ou no transporte para o trabalho, escola, universidade ou comércio.

Historicamente, Cascavel viveu uma espécie de abandono das estradas rurais. Realidade que vem mudando na atual gestão com a inclusão do produtor rural como prioridade. "Sempre achamos difícil o asfalto chegar no interior, mas no fundo nunca deixamos de alimentar este sonho", disse o presidente da Associação de Moradores do Distrito de Sede Alvorada, Áureo Schmitz.

Ele é um dos 30 produtores rurais que residem na Estrada Chaparral - Linha Ipiranga -, próximo trecho a ser contemplado com pavimentação asfáltica no interior do Município de Cascavel, por meio do convênio com a Itaipu Binacional. A ordem de serviço foi assinada no último dia 10 de janeiro, no salão comunitário do distrito, pelo prefeito em exercício, Alécio Espínola. São 3.775 metros de asfalto que fazem parte dos primeiros 30 quilômetros de asfalto no interior do Município. 
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Marco histórico
O secretário de Agricultura, Nei Haveroth, reforçou que a forma como a gestão de Leonaldo Paranhos prioriza o interior entra para a história como um marco de valorizar o homem do campo. O presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, compartilha da mesma ideia. "A Prefeitura nunca teve R$ 70 milhões de recursos investidos de contrapartida nesta área (são mais de R$ 44,5 milhões nos últimos dois anos, chegando à casa de R$ 70 milhões com as contrapartidas de convênios com a Itaipu Binacional). Isso é algo que nós temos que reconhecer”.

Política pública
O Município de Cascavel possui uma malha viária de estradas rurais de 3,4 mil quilômetros. Para o ano que vem, a proposta de Paranhos é apresentar uma lei para fixar um percentual mínimo anual de investimento do orçamento em estrada rural. 
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