Matérias

EMPREENDEDORISMO

Cascavel ganha Hub de Inovação

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 05/03/2020

Espaço é voltado à inovação e criação de startups que ofereçam produtos e serviços transformadores para a sociedade

O Sebrae/PR, a Unimed e a Unioeste inauguraram hoje o Hub de Inovação. Na prática, o espaço, sediado no Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Nupeace), é um local onde empreendedores poderão criar startups de produtos e serviços transformadores, principalmente no setor de saúde. 

A iniciativa surgiu a partir dos hackathons, maratonas de programação promovidas pela Unimed em parceria com o Sebrae/PR. Das maratonas, surgiam empresas e startups com potencial para desenvolver soluções inovadoras – mas o espaço físico para comportar essas novas empresas ainda era um desafio. “Com o Hub, queremos atender às expectativas das três instituições envolvidas, mas também fazer com que este espaço gere novos negócios”, explica o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein. 

O processo passará pela pesquisa e extensão, guiada pela Unioeste; pelas demandas de valor em saúde, que virão da Unimed, e pela expertise em gestão e empreendedorismo do Sebrae/PR. “É uma união importante que poderá gerar riquezas, empregos e renda para a nossa região”, complementa.

Para o diretor-presidente da Unimed Cascavel, doutor Danilo Galletto, o Hub é um espaço que une importantes atores da inovação regional e, por isso, é valoroso para toda a sociedade. “Por meio desta iniciativa, queremos estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras com foco em todos os públicos de interesse da nossa cooperativa – sejam cooperados, clientes, fornecedores, colaboradores, prestadores de serviço e toda a comunidade”, enfatiza Galletto. 

O reitor da Unioeste de Cascavel, Alexandre Almeida Webber, destacou que o Hub é a realização de um sonho antigo da universidade. “Temos o importante papel de dialogar com a sociedade e este Hub de Inovação inaugurado aqui tem a grande responsabilidade de trazer empresas inovadoras para a Universidade enquanto nós teremos o papel de fomentar a inserção dos nossos alunos neste ambiente empreendedor”, garante o reitor. 

IGUASSU VALLEY
Com a inauguração do Hub de Inovação em Cascavel, reunindo Sebrae/PR, Unimed e Unioeste, o coordenador do Iguassu Valley, Jadson Siqueira, acredita que foi dado mais um passo no fomento da inovação regional. “Em nenhum ecossistema do mundo, se faz inovação sem a participação da universidade e o amplo diálogo com a comunidade. Por isso, é muito prazeroso ver esse movimento ganhando forma no Hub, que conecta os principais agentes de inovação e se torna um espaço importante para gerar conexões, negócios e novas ideias”, reforça Jadson. 

Inicialmente, o Hub de Inovação vai servir como um ponto de conexão e compartilhamento. A ideia é que os grupos que já participaram de hackathons possam utilizar o espaço em ciclos diferenciados, proporcionando novos negócios e disseminando a cultura da inovação de forma estratégica. O espaço é sediado no Nupeace, da Unioeste, em Cascavel e a partir do dia 09 de março, já estará em pleno funcionamento.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!