Matérias

PROJETO

“Amor em fios” produz máscaras sem custo

Publicado em 08/04/2020

O Projeto Amor em Fios que confecciona voluntariamente perucas, lenços e turbantes para pacientes em tratamento quimioterápico também entrou na luta contra o coronavírus. 

Como é de conhecimento geral, a partir dos últimos dias, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras caseiras para todas as pessoas que precisarem sair de casa, seja para o trabalho ou para idas rápidas ao mercado ou farmácia. A máscara funciona como uma barreira mecânica: a pessoa que a usar está protegida e também protege aqueles com que tiver contato. Essas máscaras, como o nome já diz, são caseiras, feitas com um lenço, com uma roupa velha ou com um retalho de tecido. Isto porque as máscaras profissionais descartáveis que, inclusive, estão em falta no mercado, devem ser destinadas apenas para profissionais que atuam na área da saúde.

Diante desse fato, as voluntárias do Amor em Fios que, na sua maioria são costureiras e artesãs, não pensaram duas vezes, colocaram a mão na massa e começaram produzir máscaras de tecido. Tem máscara de todo o jeito: branca, colorida, estampada, de bolinha. As voluntárias não pararam nem no fim de semana e grande parte dessa produção será destinada a clubes assistenciais da cidade que entregarão as máscaras para famílias de baixa renda, catadores de material reciclável, entre outros. “A missão do voluntário é ajudar a quem mais precisa e, nessa pandemia, a nossa maior preocupação é com essas pessoas que não têm condições de fazer ou de adquirir uma máscara”, diz Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes, presidente da Associação Amor em Fios.

As voluntárias também estão aceitando encomendas de empresas que queiram destinar máscaras aos funcionários. Nesse caso, a empresa se responsabiliza pela matéria-prima e as voluntárias produzem as máscaras, sem custo nenhum. O maior pagamento pra elas, neste momento, é o fim da pandemia. Mais informações podem ser obtidas por esses canais: https://www.facebook.com/projetoamoremfios, 45 9 9916 9716 | Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes ou 45 9 9973 3665 |  Marines Parzianello.

Conheça o projeto
Um fio de cabelo pode ser frágil, quase invisível, algo insignificante. Durante o dia podemos perder vários fios e nem percebemos. Mas alguém que, por motivo de doença, perde todos os cabelos de uma só vez, não tem como passar despercebido. A falta dos cabelos altera a identidade da pessoa e afeta a sua autoestima. Se para os homens esse fato já é difícil de ser encarado, para as mulheres é algo extremamente assustador, doloroso e traumático.

Depois de perder os cabelos por duas vezes, em consequência de dois diagnósticos de câncer de mama, a cascavelense Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes criou, em 2016, o Projeto Amor em Fios que consiste na confecção de perucas para posterior empréstimo a mulheres que perderam os cabelos em decorrência do tratamento de quimioterapia. 

A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso da grande maioria de pacientes a esse acessório. O Projeto Amor em fios é uma espécie de elo entre a confecção e disponibilização das perucas e as pacientes que não têm condições de comprá-las. Para as mulheres que não se adaptam à peruca, o Projeto Amor em Fios arrecada e faz a doação de lenços, turbantes e acessórios em geral.

Amor em Fios Kids
Com o objetivo de promover um pouco de qualidade de vida a crianças em tratamento de quimioterapia, Simone buscou inspiração em uma iniciativa do Alasca e criou o Amor em Fios Kids, que consiste na confecção de perucas ou toucas inspiradas em fadas, princesas e príncipes que são heróis e heroínas da criançada. A arrecadação da matéria-prima é reforçada pela importante colaboração de algumas lojas de aviamentos de Cascavel e as touquinhas ganham vida pelas mãos preciosas de voluntárias artesãs crocheteiras que, além de técnica e talento colocam em cada peça uma porção de amor, carinho e muita esperança. 

As crianças em tratamento de quimioterapia, ao usarem a peruca ou a touca temática, se “transformam” em personagens de um mundo mágico, o que as ajuda no enfrentamento da doença e suas consequências. Todo o trabalho é coordenado por Simone, por sua prima Marines Parzianello e por Neiva Spada, que promovem workshops e ensinam a técnica a quem desejar ser voluntária. 

Hoje, o Projeto Amor em Fios conta com mais de 60 voluntárias e os seus produtos (perucas e toucas temáticas) já foram entregues em Belém do Pará, Recife, Maceió, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, além de dezenas de cidades daqui do Paraná. Paralelo ao trabalho com as perucas, lenços e toucas temáticas, Simone também ministra palestras que versam sobre o câncer e a qualidade de vida.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!