Matérias

DOAÇÃO

“Confraria” confecciona e ensina fazer máscaras

Publicado em 08/04/2020


Um grupo de empresárias e advogadas está produzindo máscaras de proteção e doando para colaboradores do comércio e pessoas vulneráveis. Elas também ensinam a fazer a máscara em casa. Veja o passo a passo no final da matéria

Para ajudar na prevenção da pandemia, a “Confraria” (um grupo de empresárias e advogadas), mobilizou suas integrantes para a produção de máscaras de proteção. Somente no último final de semana, elas produziram 584 máscaras, mas querem chegar a 3 mil. 

As máscaras da “Confraria”, segundo Cleo Dobler, tem destino certo: ajudar pessoas vulneráveis como idosos e pacientes em tratamento de câncer, além de trabalhadores do comércio. Todas as máscaras são para doação e feitas com tecido 100% algodão.

Empresários que queiram repassar para seus colaboradores podem doar o valor para a compra do material. “Nós fabricamos sem custo. Por enquanto, só aceitamos doação em dinheiro porque o material é bem específico. O tecido precisa ser de boa qualidade, com a trama bem fechada para que realmente proteja”.

Para que o projeto dê certo, as voluntárias montaram uma frente de trabalho em que cada uma tem uma função. Algumas cortam, outras costuram, põe elástico e embalam. Todas as peças são distribuídas com um recadinho carinhoso alertando para a prevenção da doença e orientações de higienização.

Para chegar a quem realmente precisa, uma equipe percorre pontos específicos e vê a necessidade. “Como o momento atual é de ajudar, pensamos em como poderíamos fazer isso de uma maneira prática e concreta. E tudo está acontecendo de forma muito natural”. Contato com o grupo pode ser feito pelo fone (45) 9121-0797.
Faça sua máscara em casa
Em tempos de pandemia, melhor se proteger. Aprenda a fabricar, em casa, uma máscara e diminua o risco de contaminação. Para fazer a máscara, você vai precisar de tecido 100% algodão de boa qualidade, 48 cm de elástico 5mm ou roliço, linha e máquina de costura. Siga o passo a passo: 

 
Molde Coloque o molde em cima do tecido e risque quatro partes iguais. Recorte no risco Junte duas partes unindo o lado direito do tecido e passe uma costura Vai ficar assim. Faça o mesmo com as outras duas partes Agora você terá duas partes. Junte unindo costura com costura e alfinete para que fique no lugar Passe uma costura por toda a volta, deixando uma pequena abertura, o suficiente para desvirar a peça Passe uma costura por toda a volta, deixando uma pequena abertura, o suficiente para desvirar a peça Passe uma costura por toda a volta, deixando uma pequena abertura, o suficiente para desvirar a peça Vai ficar assim Vai ficar assim Corte os cantinhos para um acabamento melhor Corte os cantinhos para um acabamento melhor Desvire a máscara Com um palitinho empurre bem os cantinhos e depois passe bem a máscara com o ferro para que fique no formato Agora vamos para a última costura Dobre cerca de 1,5cm na extremidade e passe uma costura. Faça o mesmo na outra extremidade Corte 24 cm de elástico para cada um dos lados. Passe o elástico onde você fez a última costura Faça o mesmo do outro lado. Faça um nó deixando uma ponta para o caso de precisar algum ajuste de tamanho do elástico Puxe o elástico até esconder o nó dentro da costura Sua máscara está pronta! Lembre-se de lavar bem com água e sabão e passar com o ferro quente

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Parabéns pelo trabalho comunitário das máscaras ... maravilhoso !!!❤️🙏👏👏👏👏👏
comentado por Guilherme Psulus em 08/04/2020
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!