Matérias

Edição 138
METAL LARAN

Portas de respeito!

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Jony Faller

Publicado em 14/04/2020

 


Com know-how de 35 anos na área de metalurgia, a Metal Laran se reinventou, investiu alto em equipamentos e criou uma linha própria de portas automáticas

Quem passa pelo Cartório Esteves Santos, na Rua São Paulo, em Cascavel, e vê a bela e gigantesca porta com 12 metros de largura, não imagina que foi produzida aqui mesmo, tamanha a estrutura. Mas foi. E a obra tem a assinatura da Metal Laran, empresa especializada em portas automáticas de enrolar.

Conhecidas antigamente como “portas de bar”, as portas de enrolar ganharam notoriedade nos últimos anos. Tudo graças à tecnologia. Com 35 anos de atuação na área da metalurgia, a Metal Laran saiu na frente ao investir na fabricação própria. “Esta autonomia garante qualidade em todos os processos”.

Da representação e venda de kits prontos ao desenvolvimento de suas próprias portas, um longo caminho de estudo, investimento e inovação. “Melhoramos o produto em vários aspectos, da parte estrutural ao acabamento em ACM e pintura eletrostática, mais resistente à corrosão do que as pinturas convencionais”, explica o engenheiro mecânico Maike Moroginski.

Tanta pesquisa resultou num produto mais versátil. Antes restrita ao comércio e indústria, as portas de enrolar estão cada vez mais presentes em residências e condomínios. “São portas que exigem pouco espaço, têm uma ótima estética, pouca manutenção e fácil instalação”, afirma.

Outra questão é a segurança. Produzidas em aço galvanizado, com opção de perfil transvision, oferecem maior ventilação, iluminação natural e visibilidade. Ainda no quesito segurança, as portas possuem alguns acessórios opcionais, como o nobreak, sensor infravermelho e fechadura automática. Em caso de queda de energia, por exemplo, o nobreak permite acionar a porta até dez vezes. O sensor infravermelho faz a porta parar quando alguém está embaixo, evitando acidentes. E a fechadura automática trava pinos na base inferior, dificultando ainda o acesso de outras pessoas à residência ou comércio.

Tanto na sede da Metal Laran, em Foz do Iguaçu, quanto na sua filial em Cascavel, existe um verdadeiro laboratório para testes. “Não entregamos nada sem estar 100% testado e, por estarmos próximos de nossos clientes, conseguimos a melhor solução para cada projeto, além de dar suporte eficiente antes e pós-obra”.
Além das portas residenciais, comerciais, e industriais, há um ano Maike vem desenvolvendo um projeto exclusivo para condomínios. São portas automáticas projetadas para suportar o alto fluxo (mil aberturas diárias), com fechamento rápido (2 metros em apenas 7 segundos) e baixa manutenção. 
Um legado da Itaipu
Quando o avô de Maike, seo Eduardo Moroginski chegou em Foz do Iguaçu para trabalhar na construção da Usina de Itaipu, não imaginava sequer ficar na região. Um ano após o fim da obra, em 1985, abriu uma pequena metalúrgica, a Metalúrgica Laranjeiras, situada no bairro de mesmo nome. Daí a origem do atual nome Metal Laran.

Na pequena serralheria de 60m², fabricava janelas, grades e calhas. Aos poucos, os filhos Moacir e Mário foram se inteirando do negócio e ampliando o leque de atuação, inclusive no país vizinho, o Paraguai. A participação em cursos e feiras abriu os horizontes. Com isso, vieram as padronizações de processos, maquinários e qualificação de equipe.

Maike, que atualmente comanda a empresa em Cascavel, sempre quis estar por perto. “Minhas primeiras lembranças da infância são do meu pai saindo para trabalhar. Ele saía quietinho, fazendo o mínimo de barulho, para não me acordar. Se eu acordasse, fazia um berreiro e ia junto”.

 A mentalidade empreendedora nasceu desta observação. “Fui crescendo e acompanhando. Fiz engenharia mecânica e, durante o curso, sem tempo para estar na fábrica, comecei o processo da importação de equipamentos da China”, conta.
/arquivos/images/_JON8748.jpg

ATUAÇÃO EM CASCAVEL
Há pouco menos de um ano, o know-how de 35 anos em Foz foi “exportado” para Cascavel. Depois da participação na Expoconstruindo, feira do setor da construção civil, a demanda aumentou e, com ela, novas estratégias de negócio. “A feira foi em julho. Em agosto, já estávamos com escritório em Cascavel. Para desafogar a produção de Foz, resolvemos montar outra fábrica aqui”. Investir em Cascavel, na visão de Maike, foi uma decisão certeira. “É uma cidade acolhedora, dinâmica, empreendedora e polo de uma região muito produtiva”. 

 
/arquivos/images/teste(1).jpg

       

O QUE OS CLIENTES FALAM

“Ficamos muito satisfeitos com a instalação desse sistema de fechamento eletrônico no cartório, pois superou nossas expectativas iniciais, nos proporcionando toda a praticidade e segurança que buscávamos! Sem contar na beleza que somou à fachada do estabelecimento”. 
Ricardo Esteves Santos, cartorário

 
                /arquivos/images/_JON8961.jpg                           /arquivos/images/_JON8968.jpg
“Tenho um portão de garagem da Metal Laran instalada na minha casa há 14 anos e nunca tive problema, nem de assistência, nem de quebra. Duvido que algum outro portão duraria tanto tempo, abrindo e fechando, praticamente direto. Outra vantagem é a segurança. Quem está do lado de dentro da garagem enxerga fora. E quem está fora não enxerga dentro, exceto à noite se tiver alguma iluminação. É um excelente portão”.
Jorge Myasava, projeto residencial
/arquivos/images/_JON8957.jpg

“Conheci a Metal Laran na Expoconstruindo, em julho do ano passado, e só fechei o contrato depois de vários levantamentos. Na minha empresa, a Deeko Insumos Agrícolas, foi montada uma porta de enrolar de 10 x 7 metros. O trabalho ficou perfeito. Não é uma porta ´normal`. Pelo tamanho, exige qualidade e uma série de fatores para o seu bom funcionamento. Outro diferencial foi o comprometimento de toda a equipe, desde a negociação à instalação”.
Dirceu Jorge Hoffmann, Deeko Insumos Agrícolas
“Tenho uma loja de perfumes no centro da cidade e o que parecia impossível de ser resolvido, pois já tinha contatado outras empresas, teve uma solução simples pelo pessoal da Metal Laran. Depois de muitas noites sem dormir, chamei o Maike para uma conversa. Ele analisou o meu caso e apresentou o projeto da porta da enrolar. Fiquei surpreso com a agilidade e a qualidade dos serviços”. 
Milton Novaes, Spazzo Paty Parfum
/arquivos/images/_JON8849.jpg
 
“Há alguns meses precisei de uma porta para a garagem da minha residência. Queria algo seguro, prático e bonito, e que não roubasse espaço da passagem, nem fizesse  barulhos e ruídos no acionamento. Pesquisei várias marcas até encontrar a Metal Laran, que me apresentou as portas de rolar automáticas, produto totalmente diferenciado das outras marcas com excelente preço e curto  prazo de entrega. Durante a montagem, os funcionários foram supercuidadosos com paredes e pisos”.  
Luis Marmentini, Marmentini Indústria Metalúrgica
 
/arquivos/images/_JON8855.jpg
 
“Com a instalação das portas Metal Laran obtivemos uma estética diferenciada, de alta qualidade e acabamento, além da praticidade que a porta em rolo nos proporcionou. Ótimo custo-benefício. Agilidade e capricho na instalação, tudo dentro do previsto”.
Josiane Guesser, Golden Restaurante






 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!