Matérias

LIDERANÇA

Onde elas são melhores líderes do que eles

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 22/04/2020

Pesquisa do Pew Research Center mostra que as gestoras são percebidas como mais eficazes em oito aspectos. Porém, há apenas 25 mulheres no comando de empresas da Fortune 500

Mulheres são boas líderes, nos negócios e na política. A pesquisa de opinião pública Women and leadership 2018, do Pew Research Center, realizada nos Estados Unidos, confirma algo que se sabe faz tempo. Perguntou-se a 4.587 pessoas quem era melhor em uma série de traços de liderança, de negócios e de política. Nos negócios, elas se destacaram em nove traços [veja quadro abaixo] – e eles, em três. Isso é importante, como reforça a revista Fast Company, porque a maioria de nós não faz ideia desse destaque, devido à presença insignificante de mulheres em posições de alta liderança.

Três itens saltaram aos olhos na percepção de traços mais importantes de um líder, qualquer que seja seu gênero: criar um ambiente respeitoso e seguro, ser honesto e ético, e proporcionar remuneração justa e bons benefícios. Nesses três, elas são vistas como líderes melhores – para 43%, 30% e 26% dos entrevistados respectivamente. Também se dá ênfase à capacidade de um líder de chegar a um acordo, abrindo mão de algo para resolver um problema (o que, em inglês, é traduzido pelo verbo “to compromise”). Para 42%, elas são melhores nessa arte. 

E os homens? 
As três qualidades em que os homens se classificaram mais alto foram:
•    capacidade de trabalhar melhor sob pressão: eles são melhores para 22%; elas, para 14%; não há diferença por gênero para 64%.
•    capacidade de negociar acordos lucrativos: eles se destacam nesse front para 28%; elas se saem melhor para 9%; não há diferença para 63%.
•    disposição a assumir riscos: eles são melhores na opinião de 41%; elas é que se destacam, para 8%; e não há diferenças por gênero para 51%.
Vale repetir o lembrete da Fast Company: esses números tendem a ser distorcidos pela baixa presença feminina no mundo dos negócios – há apenas 25 mulheres no comando de empresas da Fortune 500.
 
/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-04-22%20at%2008.54.20.jpeg

Fonte: HSM Management

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!