Matérias

Edição 138
EMPREENDEDORES DA ALDEIA

Padoca do dix

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Fotos Bruna Scheidt

Publicado em 27/04/2020

 
Amanda Peres Liberali tem 19 anos e já é uma empreendedora. Formada em Gastronomia, ela lançou recentemente a “Padoca do dix”, uma linha de pães artesanais baseada em técnicas diferentes e sabor acentuado

Quando olhamos para um empreendedor de sucesso, muitas vezes nem imaginamos como ele começou. Mas, diferente do que muitos pensam, grandes empresas começaram sua trajetória com pouco capital. E, em casa mesmo! Lego, HP, Apple, Amazon, Harley-Davidson e até Walt Disney iniciaram seus negócios em uma garagem. 

Por isso mesmo, quando um jovem tem a iniciativa de começar algo em casa, merece aplausos e apoio. É o caso da jovem Amanda Peres Liberali, 19 anos. Formada em Gastronomia pela Univel e cursando pós em Confeitaria, ela lançou recentemente a “Padoca do dix” (@dixdecomida), uma linha de pães artesanais baseada em técnicas diferentes, respeitando o tempo de cada pão. 

O @dixdecomida é um perfil no Instagram que Amanda criou durante a faculdade apenas como forma de arquivar as fotos do que era produzido em aula. “Depois comecei a postar o que fazia em casa e agora estou usando o perfil para divulgar a Padoca”, afirma.

A própria Padoca nasceu sem muita pretensão. “Sempre achei que não dava certo esse negócio de fazer a massa, tanto que a primeira vez que fiz pão foi na faculdade”, conta. Somente depois que concluiu a disciplina foi estudar sobre fermentação natural e panificação no geral. “Hoje é um dos temas que mais gosto dentro da gastronomia”.

Pães artesanais
A linha de pães artesanais foi estrategicamente escolhida por Amanda pela diferenciação. “Um pão artesanal nunca vai ser igual ao outro, a produção é menor e consigo criar mais pães do jeito que gosto e fazer o processo mais longo, com várias etapas que normalmente não são seguidas em panificadoras”, explica.
/arquivos/images/BRU_4750.jpg
Amanda começou a cozinhar ainda na adolescência. Aos 15, já fazia doces personalizados

O resultado é um pão com mais qualidade, mais saboroso e aromático, além de ser mais saudável por conter o mínimo de ingredientes e um processo que respeita o tempo da massa. “O segredo está em tudo um pouco. Na panificação, qualquer mínima mudança é perceptível no resultado final”. Entram aí a farinha de qualidade, ingredientes simples como água, sal, açúcar e a fermentação longa. É claro, sempre com fermento natural, em baixa quantidade, o que traz mais benefícios, aromas e sabores para massa, e técnica correta. “Por isso, cada pão que faço tem um processo e um tempo diferente para ficar pronto”.

Dom para cozinhar
Amanda começou a cozinhar por insatisfação mesmo. Enjoada pra comer, elaborava seus próprios pratos. No início, aos 12 anos, fazia macarrão. Depois foi aprimorando as receitas. Aos 14, já fazia cupcakes, e aos 15, doces personalizados. Das lembranças de infância, a casa da avó. “Sempre tinha alguma coisa, bolo ou bolinho de chuva. E meu pai também, que sempre cozinhava em casa”.

Liberdade para criar
Com tanta habilidade, a opção pelo curso de Gastronomia foi certeira. Apesar de gostar de cozinhar, ela nunca tinha estudado muito e, principalmente, produzido uma diversidade tão grande de preparos. “Você aprende muito, principalmente quando erra. Eu vi que a teoria é muito importante, tanto que hoje dou preferência para livros que expliquem o que acontece por trás do que livros com receitas prontas”.
A liberdade para criar também veio com a faculdade. “Aprendi que em muitas preparações não precisamos de receita, até para fazer pão. Fiquei mais livre para criar na cozinha e testar coisas novas”.

O QUE É COZINHAR? 
Acredito que um pouco de tudo. Arte, técnica, dom. Mas o dom vem depois de muito estudo, treino e prática. Ninguém consegue cozinhar sem ter uma base, mesmo que seja mínima.
/arquivos/images/BRU_4724.jpg
“Padoca do dix”: massas veganas, longa fermentação e técnica apurada

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!