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SOLUÇÃO

Já pensou em contratar um assistente virtual?


Foto(s) Tatiane Piaseski

Publicado em 06/05/2020


O serviço de assistente virtual ajuda a facilitar a rotina das empresas em diversas áreas, como administrativa e financeira, comercial e relacionamento, assistente pessoal, serviços de marketing digital

Agendar compromissos, organizar festas, gerenciar emails e até controlar contas. Estas são algumas das tarefas de um assistente virtual. Em Cascavel, Franciele Barddal, da Smart Assistente Virtual, é uma das poucas profissionais que presta este tipo de consultoria. 

Tendência nos grandes centros, mas ainda desconhecido por aqui, o assistente virtual nada mais é que um profissional que presta serviços administrativos, financeiros, comerciais e de secretariado, dando apoio técnico aos donos de empresas, empresários e outros profissionais. 

Trabalhando em seus próprios escritórios e com seus próprios equipamentos e ferramentas, ajudam com qualquer tarefa ou projeto. “Entre as vantagens do assistente está o comprometimento. Ele estará totalmente focado na demanda do cliente, sempre atualizado e utilizando as ferramentas mais eficientes para cada tarefa. Além disso, o cliente paga pelo serviço contratado, sem gastos e riscos trabalhistas”, explica.

Em Cascavel, pequenas e médias empresas, empreendedores individuais, profissionais liberais, como nutricionistas, psicólogos, médicos, arquitetos e blogueiras estão entre o público que mais tem aderido, tanto para otimizar tempo e quanto para ter qualidade nas tarefas que não pode delegar. Tudo com muita segurança. “Todo o trabalho é feito com contrato de sigilo”, frisa Franciele.

Outra vantagem do assistente virtual é a economia com estrutura de trabalho, equipamentos e treinamentos. “O cliente paga exatamente pelo serviço contratado e tem um profissional focado e comprometido com a demanda. Não é preciso se preocupar com horário de trabalho, atrasos e produtividade, uma vez que terceirizando os serviços se combinam as datas e formas de entrega de cada trabalho”.

ENTREVISTA

Aqui em nossa região é relativamente novo. Por que você resolveu investir nesta área?
Dentre todas as áreas de atuação de um assistente virtual, o que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de comunicação com o cliente e colaboradores da empresa. Vivemos em um mundo carente de bom atendimento e prestatividade. Eu queria trabalhar com algo que eu tivesse vontade de contratar e, quando vi a oportunidade dessa profissão, na mesma hora pensei na área de relacionamento com o cliente, em que posso oferecer um atendimento que eu gostaria de receber. Ao longo do curso fui visualizando os pontos mais fracos da nossa região.

Quais as expectativas?
Por ser uma profissão relativamente nova no Brasil, com aproximadamente sete anos, eu esperava que ela fosse ganhar força daqui a três anos. Contudo, com a pandemia que estamos vivendo, eu acredito que essa força chegará um pouco mais cedo por já estarmos um passo à frente, já que a profissão sempre foi remota.

Acredita que estas novas configurações pós-pandemia vão mudar nossas formas de relacionamento, beneficiando a assistência virtual?
Com certeza! O trabalho remoto será visto com mais segurança e facilidade já que muitas empresas estão vivenciado essas vantagens no momento.

Um assistente virtual pode atuar em várias áreas? Qual escolheu?
Sim, pode atuar nas áreas administrativa e financeira, comercial e relacionamento, assistente pessoal, serviços de marketing digital, entre outras. Eu resolvi focar na área comercial e relacionamento: prospecção, follow up de clientes e pós-venda, gestão de clientes e fornecedores, criação de artes para apresentações, cadastro de clientes, análise de crédito e documentação, higienização de dados, mala direta, planejamento de eventos, agendamento de reuniões, consultas, compromissos, compras.

Falando em pandemia, em que áreas o assistente virtual pode contribuir mais?
Pode dar suporte a empresas de delivery ou lojas, da seguinte forma: atendimento pelas redes sociais ou whatsapp, contato com o cliente na pós-venda, cadastro de clientes, suporte no atendimento online com pedidos feitos, cancelamentos e entregas realizadas, solicitação e registro de feedback dos clientes para melhora dos processos de atendimento de entrega.

 

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