Matérias

Edição 139
EMPREENDEDORES DA ALDEIA

Zero Açucar

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Fotos Bruna Scheidt

Publicado em 25/05/2020



Quando Marize Vanzin e o marido, Adamur, criaram a Zero Açucar, fizeram nascer algo mais que uma empresa. Havia ali o compromisso de gerar impacto positivo para a sociedade

Em 2020, a Zero Açucar, marca fashion fitness de Cascavel, completou cinco anos. Mas, na verdade, a história é bem mais antiga. Pode-se dizer até que a marca surgiu muito antes de ser imaginada. Mesmo ela não sabendo, já estava nos sonhos da empresária Marize Vanzin. Explica-se. O empreendedorismo sempre atraiu Marize. Tanto é que ela começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, na empresa de familiares, onde atuou na área financeira por nove anos.

Só saiu depois de casada para trabalhar na empresa do marido, Adamur, numa área completamente diferente, o setor têxtil. “Lá eu conheci o que era uma indústria têxtil. Na época, eles fabricavam para grandes marcas, eu gerenciava o setor de desenvolvimento de produto. Me apaixonei por confecção”, conta. Depois de quase uma década, em 2007, o casal resolveu apostar no próprio negócio.   

No início, com uma estrutura de produção terceirizada, fabricavam para outras marcas do ramo esportivo. Entre os clientes, Riachuelo e Pão de Açúcar. Nunca desistiram, porém, da marca própria. Depois de uma longa e intensa pesquisa, em 2015 nasceu a Zero Açucar Fitness. Vendendo para lojas multimarcas, através de representantes, chegaram a 70% do território nacional. A abertura da loja conceito em Cascavel e o lançamento do e-commerce da marca foram os passos seguintes dentro da estratégia de expansão.

MAIS QUE UM PRODUTO

Quando Marize e Adamur criaram a Zero Açucar, fizeram nascer algo mais que uma empresa. Havia ali o compromisso de gerar impacto positivo para a sociedade, promovendo o desenvolvimento de qualidade de vida. “Não vendemos roupas, vendemos saúde”, frisa a empresária. Na lista de motivações da empresa está a corrida anual que, em sua segunda edição, dobrou o número de participantes. “Não basta realizar o evento e exibir a marca. É preciso ter consistência na ação”, explica.

POSICIONAMENTO

Desbravar o mercado nacional a partir de Cascavel não foi uma tarefa simples. O estigma de “cidade de interior” só foi superado com muito investimento. E constância. “Inovação é a palavra chave para todo negócio. Investimos em maquinários modernos, máquinas eletrônicas que costuram sozinhas. Investimos em conhecimento, em pessoas e em viagens para pesquisas”, afirma. O resultado é o aprimoramento constante tanto na produção quanto no design e criação. Tudo isso alinhado a um projeto de expansão ainda maior, com abertura de novas lojas e estudo de franquia já concluído. 

CRIANDO ALTERNATIVAS

Qualquer que seja o cenário pós-pandemia coronavírus, algo é certo: a crise econômica não irá passar da noite para o dia. Poderá demorar meses até ser atenuada. Pensando nisso, Marize e sua equipe agiram rápido. Suspenderam a produção habitual para fabricar máscaras. “Algo totalmente novo pra nós, porém não podemos ficar de braços cruzados, pois sabemos da nossa responsabilidade com toda a equipe. Muitas famílias dependem da nossa empresa”. Paralelo a isso, desenvolveram uma linha de t-shirts com frases motivacionais. A cada camiseta vendida, a empresa doa cinco máscaras. “Na loja estamos com a venda de máscaras revertidas em 100% para a Uopeccan e também fazendo outras ações sociais. Empreender também é isso. Olhar para o ambiente em que você está inserido como um todo”.


UMA PERGUNTA
E você, como empreendedora, que conselho dá para outras empreendedoras e empreendedores neste momento de incertezas que estamos vivendo?
Resiliência é a palavra do momento. Acho que ela resume muito bem o que estamos vivendo. Persistência também é uma palavra forte pra mim como empreendedora. Passamos por muitos desafios e dificuldades ao longo dos anos e, se não fosse minha persistência e foco, talvez não teria seguido em frente. A mensagem que eu deixo é que quando tudo isso passar estaremos mais fortes. Disso não tenho dúvidas, pois toda crise e toda dificuldade nos torna mais fortes. Fortes para lutar, para conquistar o que buscamos. A vida é um longo aprendizado no qual descobrimos e nos reinventamos todos os dias.




 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!