Matérias

Edição 140
CAPA

O novo normal

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Fotos Bruna Scheidt

Publicado em 17/06/2020



Ao completar dez anos em meio à pandemia do coronavírus, a Bastian & Lora assumiu seu papel, quebrou paradigmas e tem se posicionado de forma prudente e otimista, sempre acreditando no mercado de imóveis como um dos alicerces da economia!

Quem olha de relance para a foto acima pode não perceber de imediato, mas ela traduz uma quebra de paradigmas. Se fosse em tempos normais, os sócios da Bastian & Lora provavelmente estariam de capacete em um canteiro de obras. Não são tempos normais. São tempos de adaptação. E de contínuo movimento. São tempos que eles sequer imaginariam há dez anos quando fundaram a construtora. 
 
/arquivos/images/BRU_0463.jpg

Porém, com a pandemia do coronavírus, o ritmo do mundo mudou. E, para não parar, muita coragem. Diga-se de passagem, coragem digital. De repente, a forma de trabalhar mudou. A forma de se relacionar com os colaboradores e clientes também mudou. A capacidade de inovar rapidamente, uma das principais características da Bastian & Lora, foi determinante neste momento. 

A imersão na tecnologia tem ajudado a empresa na gestão de suas obras. Reuniões antes presenciais, agora são feitas por videoconferências. Tarefas corporativas são administradas em grupos privados. “Nada disso substitui o humano, mas sabemos que é uma nova realidade. Para atravessarmos esta jornada, seguimos acreditando em dias melhores, com prudência e otimismo”, afirma o engenheiro civil Ricardo Lora.

Entra aí a construção civil como alicerce da economia, pois a mesma crise que coloca uma tensão no mercado pode trazer oportunidades de negócio. “Estamos acompanhando esse novo cenário atentos. As tendências ainda estão se desenhando, mas estamos muito confiantes que a pandemia influenciará em dois pontos principais: novos padrões de plantas e espaços e o reforço do imóvel como moeda forte e resiliente a crises”, observa.

CENÁRIO POSITIVO
Muitos fatores, segundo Lora, jogam a favor dos imóveis agora. Com a Selic na casa dos 3%, o menor patamar de todos os tempos, o investimento em aluguéis de imóveis volta a ser muito atraente, pois supera a remuneração média do CDB de 0,20%, que representa 85% do CDI e está em 0,23% em maio, e a  poupança que rendeu 0,17%.

Nos últimos 10 anos, a valorização média dos imóveis foi de 9,4% ao ano; se somada à renda média do aluguel de 0,4% ao mês ou 5% ao ano, chega-se a 15,4% ao ano. “Além disso, os imóveis são investimentos mais estáveis, não sofrem mudanças abruptas em sua remurenação e continuam sendo sinônimos de segurança e construção de patrimônio”, afirma. 
Há também uma forte tendência de reconhecer no imóvel um investimento seguro. “A valorização imobiliária no longo prazo é um dos fatores que faz com que o investimento em imóveis seja muito atraente no Brasil”.
/arquivos/images/JULIA%20FELDE%2001.jpg /arquivos/images/JULIA%20FELDE%2002.jpg

INVESTIR EM CASCAVEL 
Impulsionada pelo agronegócio, indústria, comércio e serviços, Cascavel mantém-se um importante polo para bons investimentos no setor imobiliário. Há uma explicação lógica para isso. Com IDHM na faixa de 0,782 (considerado alto), Cascavel tem um dos melhores indicadores sociais e econômicos do Paraná. As razões se devem, entre outros fatores, a um forte setor empresarial, boas universidades, infraestrutura urbana, renda e longevidade da população.

O mercado imobiliário da cidade também é bem forte. Uma das provas é o número de lançamentos de empreendimentos residenciais e comerciais. Além de muitas ofertas de apartamentos de alto padrão em bairros nobres próximos de áreas valorizadas. “Nossa cidade é uma das cidades mais importantes e prósperas do Paraná. Toda a força do agronegócio, indústria e comércio refletem diretamente em demandas para a construção civil”, observa o engenheiro. “Cascavel tem um crescimento populacional e econômico acima da média, o que fomenta muito a procura por imóveis residenciais, comerciais e industriais”, continua.

Grande parte desta riqueza, em sua análise, será atraída por investimentos na área imobiliária, seja por locações comerciais e residenciais, contratos “built to suit” ou mesmo a construção para venda direta. “Isso se dá pela ótima capacidade que os imóveis têm de se manterem rentáveis em qualquer cenário econômico, com menores riscos e ótimas taxas de retorno”, diz.
 
UMA DÉCADA DA BASTIAN & LORA

ENTREVISTA 
Não foi só tijolo. Nem somente cimento. A matéria-prima que deu base à Bastian & Lora é uma mistura de pessoas e propósito. Esta jornada de dez anos só foi possível, de acordo com seus fundadores, porque a empresa se posicionou como um agente de desenvolvimento econômico e social de Cascavel e região. Nesta entrevista, um dos quatro sócios, Ricardo Lora, reafirma este compromisso. 

A Bastian & Lora fez dez anos. O que esperar dos próximos dez?
Os  primeiros dez anos foram de muito trabalho e dedicação, obras de diversos segmentos e tipologias, fidelizando clientes, conquistando nosso espaço nesse mercado tão competente, qualificado e concorrido. Esperamos reforçar o nosso compromisso com nossa região, aprimorando técnicas construtivas e gerenciais, prestando serviços de qualidade, honrando nossa trajetória, expandindo horizontes de atuação, e saindo sempre mais fortes e resilientes das crises que passam pelo nosso país. A construtora continuará focada em nosso principal objetivo que é promover a satisfação de nossos clientes, com respeito e ética, se adaptando à novas realidades e demandas específicas de mercado.

De onde vem a motivação para continuar?
Nossa motivação vem da vontade de construir e deixar um legado para a sociedade. Mantemos a missão de sermos produtivos e úteis, colaborando com o crescimento de empresas, indústrias, famílias, participando das realizações como a construção da casa, a ampliação da área de produção da fábrica, a inauguração da nova sede da empresa ou até mesmo a aposentadoria tranquila com renda imobiliária. Participar e contribuir com esses momentos é extremamente gratificante.

Que habilidades dentro da Bastian & Lora vocês consideram vitais para o seu desempenho? 
A integridade, a ética e a honestidade são com certeza nossos pilares fundamentais. Esses são valores pessoais e empresariais que os sócios mantém como base para todas as relações de nosso dia a dia. 

A Bastian e Lora se especializou na “diferenciação”. Qual é a estratégia para inovar e buscar oportunidades?
Acreditamos que cada negócio é único, desenvolvemos os produtos com foco no melhor para o cliente, trazendo uma identidade única para cada obra que esteja estreitamente alinhada tanto com aspectos arquitetônicos quanto econômicos. Para se chegar ao produto final, é muito importante sempre ter os melhores profissionais participando de cada projeto, reforçando parcerias de credibilidade e gerenciando à execução da mesma com extrema dedicação e organização.

 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!