Matérias

Edição 141
CAPA

A escolha de Oscar

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Bruna Scheidt

Publicado em 14/07/2020


Quando decidiram por Cascavel, Oscar e a esposa Wilma já vislumbravam um lugar com potencial para empreender e capacidade de crescimento 

Quem conversa pela primeira vez com o empresário Oscar Beck logo percebe o sotaque puxado de gaúcho. Nascido em Santiago, na região central do Rio Grande do Sul, se sentiu em casa quando chegou em Cascavel no ano de 1993. E foi por isso também que ele e a esposa Wilma escolheram a cidade.

Ele, engenheiro civil e ela, médica com residência em pediatria e neonatologia, ambos formados na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No final de 1992, fizeram uma maratona de 12 dias, visitando várias cidades em busca de um lugar para viver e trabalhar. Escolheram Cascavel pela acolhida, pela própria colonização sulista e pelo grande potencial de desenvolvimento da região.
 
/arquivos/images/BRU_4992.jpg


Wilma trabalhou inicialmente no Hospital São Lucas, e logo após ingressou no Hospital Policlínica, onde tem vínculos até hoje. Oscar procurou o amigo Renato Bressan, também formado na UFSM, para uma possível parceria. Naquele mesmo ano, 1993, prestaram alguns serviços como autônomos e não demorou para formarem a Conceito Engenharia.

Trabalhando juntos até o ano 2000, Oscar e Renato deram robustez à empresa, com contratos grandes com a Ipiranga, Petrobras e Shell na construção de postos de combustíveis. Desfeita a sociedade, por razões de expansão, Oscar seguiu ampliando ainda mais as opções da construtora, com obras públicas, obras para cooperativas e empreendimentos imobiliários próprios.

A demanda crescente de grandes projetos levou à instalação de uma indústria de pré-fabricados de concreto e também à abertura de uma imobiliária que, sob os mesmos princípios do Grupo Conceito Brasil, seguem uma filosofia muito simples, que reflete o próprio modo de vida de Oscar: construir com empatia.

Rapidez para se adaptar
 

Aos 57 anos, Oscar simboliza uma geração que chegou em Cascavel há quase três décadas e contribuiu para mudar a cara da cidade, trazendo novas perspectivas e buscando corresponder ao próprio movimento de prosperidade local. Esta habilidade em criar soluções se refletiu positivamente agora em tempos de pandemia. 

Rapidamente, a empresa se reorganizou. Foram montados protocolos para contingenciamento da doença nos canteiros de obras, na indústria e nos escritórios. A implantação de home office, a ampliação do horário de almoço nos refeitórios para evitar aglomeração, o espaçamento nos veículos que transportam os colaboradores e o controle de temperatura (febre) são algumas das medidas adotadas. Também foram priorizadas as questões de higiene - uso da máscara, álcool gel e sanitização de áreas comuns -, determinando bons resultados operacionais até o momento.

Todas as medidas, aprovadas pela Vigilância Sanitária, foram amplamente divulgadas entre os 200 funcionários, os quais receberam orientações detalhadas sobre os cuidados neste “novo” ambiente de trabalho. “No somatório de pequenas ações, conseguimos manter nosso ritmo e assegurar a saúde de todos”, afirma Oscar.

700 mil m² de obras
 
/arquivos/images/BRU_5056.jpg

Com um histórico de 700 mil m² de obras e 850 unidades habitacionais construídas, a Conceito Brasil está sempre em contínuo crescimento e em constante aperfeiçoamento. Prova disso são suas certificações. Primeiro foi a ISO 9001. Depois, a PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e, agora, está implantando o Sistema Toyota (Lean Construction), visando construções mais enxutas, produtivas e sustentáveis.

Lançamentos imobiliários

Paralelamente a um grande volume de obras para empresas privadas e cooperativas, a empresa lançou recentemente dois empreendimentos em Cascavel, um comercial e outro residencial. 
/arquivos/images/Conceito%20Executive%20-%20Fachada%2000%20(1).jpg
Conceito Executive​

O Conceito Executive, na esquina da Rua Marechal Rondon com Cuiabá, é o primeiro prédio de salas comerciais da Conceito, com previsão de entrega em março de 2021. De qualquer ângulo que se observe, é um bom investimento. 

Com fácil estacionamento e acessibilidade, o Executive tem ainda outros diferenciais como depósito de lixo hospitalar, permitindo atender também profissionais da área de saúde. Serão oito pavimentos com quatro salas de até 91 m² por andar. 
 
/arquivos/images/bhresidence-externa-02.jpg
BH Residence

Outro lançamento é o BH Residence na Rua Belo Horizonte, um edifício residencial de 64 apartamentos com ampla valorização dos espaços internos e externos. 

Venda em ambiente virtual
Mesmo antes da pandemia, a Conceito já vinha reforçando práticas digitais para auxiliar nas vendas. No site da empresa, compradores ou corretores podem fazer um tour virtual acessando fotos, projetos e informações com riqueza de detalhes. Recentemente, estes últimos lançamentos ocorreram em ambiente virtual por videoconferência. “Sem dúvida, a pandemia acelerou algumas mudanças. Tivemos que nos adaptar e, naturalmente, houve uma evolução”, pondera o engenheiro.
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!