Matérias

LIVRO

Dr. José Luiz Machado lança “Caminhos”

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 09/12/2020


“Não espere linearidade na leitura. A vida não é linear. O tempo não é linear. E, na narrativa de José Luiz, torna-se ainda mais instigante”

Durante o isolamento social deste ano em função da Covid-19, o médico pneumologista e alergista José Luiz Calcagno Machado decidiu escrever um livro. Não um livro comum. Um livro com uma narrativa cheia de peculiaridades que parte de uma vivência pessoal e alcança o universal. 

Em “Caminhos”, a alma do médico, agora escritor, se torna a alma de todos. “Não espere linearidade na leitura. A vida não é linear. O tempo não é linear. E, na narrativa de José Luiz, torna-se ainda mais instigante”, escreve a jornalista Rejane Martins Pires, responsável pela revisão e apresentação.

A viagem pelas palavras, explica, é leve assim como deve ser. Ora percorrendo os caminhos da alma, ora fundindo-se às paisagens crepusculares, Jose Luiz deixa evidente sua paixão pela existência. Como homem, sucumbe, às vezes, ao extremo da materialidade. E, como homem também, transcende tudo isso. “Não consigo decifrá-lo. Nem preciso. Nem quero. Quer saber? Não importa onde ele esteja, seja num resort cinco estrelas ou seja numa estrada empoeirada, ele é apenas um homem. Com seus erros e acertos. Com suas alegrias e tristezas. Com suas luzes e sombras. Apenas um homem”, afirma a jornalista.

Da mesma forma, “Caminhos” não é sobre um tema. É sobre perspectivas de vida. É sobre amar a vida sem ideias preconcebidas de espécie alguma. É uma espécie de “abridor de amanheceres”. Ou como bem escreveu Manoel de Barros, “esticador de horizontes”. Assim como no poema, José Luiz guardou no seu velho baú os instrumentos para este livro, cuja catarse aflorou em plena pandemia.

Do seu jeito positivo e espontâneo, escreveu uma “obra-portal”. “Nem sei se isso existe. Mas agora inventei e pronto! Então existe. ´Obra-portal` pelo simples fato de fazer com que os leitores acessem o mundo pelo olhar de alguém que não apenas vê, mas enxerga com profundidade”, diz Rejane. 

Com capa e diagramação assinadas pela filha Thais Machado, e impressão de Gráfica Assoeste, “Caminhos” já está à venda pelo site www.livrocaminhos.com.br. Toda a renda será revertida para entidades beneficentes. 

O AUTOR
José Luiz C. Machado nasceu em Minas Gerais, passou a juventude em São Paulo, formou-se em medicina em 1975 e desenvolve suas atividades profissionais no Paraná há 42 anos. Pneumologista e alergista, foi professor universitário por 20 anos. É pai de três filhos e está no segundo casamento. Próximo de completar 70 anos, escreve sobre fatos de sua vida, numa verdadeira radiografia da sua alma. 

SERVIÇO
Mais informações pelo email livrocaminhos@gmail.com ou WhatsApp (45) 98822-7178. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!