COOPERATIVISMO
Oeste exporta mel para EUA
Texto Assessoria de Imprensa
Publicado em 11/12/2020
Apesar da ocorrência de poucas chuvas, a produção do mel foi beneficiada em qualidade do produto. Safra 2020/2021 ultrapassou 100 toneladas
A Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel) já recebeu mais de 100 toneladas de mel da safra 2020/2021. Conforme estimativa, a maioria do mel da região já foi colhido e apresenta excelente qualidade, segundo o presidente da entidade, Antônio Schneider. O produto está sendo destinado, principalmente, à exportação para os Estados Unidos. O presidente explica que há parceria com uma exportadora em São Paulo, que encaminha a exportação do mel.
A safra está excelente, conforme Antônio Schneider. “Enquanto a faixa lindeira ao Lago de Itaipu já colheu aproximadamente 60% a 70% do mel, em outras regiões a safra está em estágio inicial”, explica. Apesar da ocorrência de poucas chuvas, a produção do mel foi beneficiada em qualidade do produto, além de manter uma alta produtividade. A chuva dos últimos dias deve gerar boas floradas e estimular as abelhas a continuarem produzindo.
O cenário também é positivo quanto a valores. Atualmente a cooperativa está pagando R$ 13 o quilograma do mel para associados. No entanto, o presidente ressalta que a variação do dólar pode influenciar diretamente no preço. A queda da moeda também pode fazer os preços do mel caírem.