Matérias

Edição 146
FESTVAL

Bem-vindos à era do cliente

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Assessoria

Publicado em 14/12/2020



Experiência do cliente se torna estratégica para os negócios da família Beal, que a partir deste mês passa a usar somente a marca Festval em todas as lojas do grupo.

 
Quando Severino e Lídia Beal resolveram montar a Comercial Beal no ano de 1972, em Cascavel, tinham um objetivo claro: dar uma ocupação aos cinco filhos (Flávio, Wilson, Carlos, Paulo e Rubens). Na época, seo Severino viajava pela região a bordo de uma Kombi, vendendo produtos de porta em porta. Comprava em São Paulo e revendia por aqui. Como os meninos não podiam acompanhá-lo em função da escola, veio a ideia do armazém. Afinal, braço para trabalhar não faltava.

Sob os olhares atentos do pai e de dona Lídia – a grande conciliadora da família – os irmãos começaram sua jornada no varejo. Como em todo negócio que se inicia, fizeram de tudo, do pacote ao estoque, da conferência à reposição, até chegar à gerência e gestão. O que não se imaginava era que, 48 anos depois, os irmãos mantivessem a mesma unidade, e, juntos, transformassem o mercadinho de bairro na Rede Festval, hoje com 20 lojas (15 em Curitiba e cinco em Cascavel) e mais de 4 mil colaboradores.
 
/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.30.jpg


É claro, nada aconteceu da noite para o dia. Foram anos e anos de trabalho e muita ousadia. “Nossa grande guinada aconteceu em 1994, quando saímos do bairro e viemos para o centro, após a compra de uma loja do Supermercado Catarinense. Foi desafiador, um passo muito grande diante do que éramos, mas a partir dali é que projetamos a marca em nível estadual, chegando em Curitiba em 2003”, disse Wilson Beal, durante a reinauguração do Festval Centro. 

A nova loja, explica Carlos, está centrada na experiência do cliente. “Oferecer bons produtos já não é mais suficiente para deixar o consumidor feliz. Fazer compras deve ser um ato prazeroso e é isso que queremos com esta mudança de layout e padronização”. Mudança essa pensada também na nova geração de consumidores, totalmente conectada mas que gosta de interagir com os produtos da loja física. 

O jeito de atender e acolher, porém, continua o mesmo. “Este é o grande legado que herdamos dos nossos pais e estamos transmitindo aos filhos e sobrinhos. A humildade, o bom atendimento, o relacionamento e o calor humano são características que estão em nosso DNA”, diz Rubens. Até a capital, Curitiba, conhecida por ser mais “fechada”, se rendeu aos encantos da família Beal. Prova disso são as 15 lojas abertas e a projeção de abrir mais dez nos próximos anos. Em outras palavras, uma visão comercial de quem empreende por paixão. 

PLACAR 5x0
Embora caiba à terceira geração dos Beal dar escala aos negócios da família, o comando ainda está e vai continuar por alguns anos nas mãos dos cinco irmãos, cuja sociedade fará 50 anos em 2022. Sem dúvida, um dos raros casos de empresa que expandiu mantendo a harmonia. E há uma receitinha básica para isso acontecer: diálogo. “Conversamos muito e, quando há um assunto polêmico, colocamos em votação. Como somos em cinco, o placar geralmente será de 3x2 ou 5x0. Assim fica fácil”, reforça Wilson. 
 
/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.28.jpg


REINAUGURAÇÃO 
Um Festval pra você!

Na presença de colaboradores, clientes, fornecedores e amigos, a reinauguração do Festval Centro teve um simbolismo especial. Tanto pela loja ter sido um divisor de águas lá atrás, quanto por representar, neste ano de pandemia, uma nova era no grupo. A modernização, a mudança da estrutura física, as prateleiras mais baixas, a maior variedade de produtos nacionais e importados, e a prestação de serviços como açougue, peixaria, frios, rotisserie, restaurante e padaria, são alguns diferenciais. Como bem disse o Padre Zico, ao abençoar o local: “Que seja um espaço bem-aventurado em que as pessoas se sintam bem e acolhidas”.
 


FESTVAL, A NOVA MARCA DA FAMÍLIA BEAL EM CASCAVEL
A reinauguração da unidade no centro de Cascavel também antecede a mudança da marca, que a partir deste mês, será Festval para todas as lojas do grupo. Resumindo, agora não será mais Beal, nem Beal Festval, será Festval, marca adquirida em 2003 na capital e que tornou o grupo uma referência no segmento.

LINHA DO TEMPO
1972 – Seo Severino e dona Lídia fundam a Comercial Beal
1994 – Supermercado Beal inicia um arrojado processo de expansão
2000 – Família gerava 200 empregos nas quatro lojas de Cascavel 
2003 – Família Beal adquire a marca Festval, passando a atuar em Curitiba
2020 – Todas as lojas do grupo passam a se chamar Festval. São 20 lojas (15 em Curitiba e cinco em Cascavel), com geração de mais de 4 mil empregos

 

/arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.29.jpg    /arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.29%20(2).jpg  /arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.29%20(3).jpg  /arquivos/images/WhatsApp%20Image%202020-12-14%20at%2010.01.29%20(4)(1).jpg
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!