Matérias

Edição 147
CAPA - VIDA PETS

Eles merecem!

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Kauã Veronese

Publicado em 12/02/2021



Aberto há um mês, Hospital Veterinário Vida Pets foi projetado para ser um centro de excelência. Com quase 1.000 m² de estrutura exclusivamente hospitalar, atende 24 horas, todos os dias da semana
Se você quebra uma perna vai ao ortopedista, se está com conjuntivite vai ao oftalmologista e se está com um probleminha na pele vai ao dermato, certo? E os animais? Também. Embora ainda sejam pouco conhecidas, as especialidades veterinárias existem e seguem o mesmo padrão de atendimento humano.

No recém-inaugurado Hospital Veterinário Vida Pets, tudo o que se espera da medicina humana é possível encontrar para os pets, como serviços de cardiologia, ortopedia, oncologia, neurologia, endocrinologia, dermatologia, fisioterapia e acupuntura, entre outras especializações, além da tradicional clínica geral e hemodiálise.
 
/arquivos/images/0008.jpg   /arquivos/images/Vida%20Pets-151.jpg  /arquivos/images/0002(2).jpg


E não é só isso. Imagine um hospital equipado com três centros cirúrgicos, médico disponível 24 horas por dia, salas de atendimento, internamento, centro de diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, farmácia, pronto atendimento e UTI veterinária com médico beira-leito. Tudo sob os olhares de uma equipe altamente capacitada, incluindo dez médicos veterinários do hospital e mais seis volantes. “Queremos ser um centro de excelência regional”, afirma o sócio-proprietário Marcelo Morato.

Entre os “pacientinhos”, alguns vêm de longe, inclusive de outros estados, a exemplo do Mato Grosso do Sul. Esta procura se explica pela conduta dos profissionais na melhor solução dos problemas. Quem deixa seu bichinho lá sabe que em nenhum momento vai ficar sozinho. Além disso, os casos não são resolvidos isoladamente. Tem até uma junta médica de especialistas. A Sala dos Médicos, dentro da Central de Internamento, é estratégica. O espaço, todo envidraçado, permite uma visão de 360 graus para as baias. “Ali os médicos não apenas monitoram os animais, mas estudam e discutem caso a caso. Esta interação e padronização da linguagem entre as diferentes áreas é valiosa para o tratamento”, explica Morato.

Embora o foco seja cães e gatos, o hospital atende outros animais, incluindo os exóticos. “Desde que caiba aqui, atendemos qualquer animal de estimação. Já fizemos cirurgia em hamster e atendemos cobra, tartaruga, coelho, porquinho da índia e um garnizé”.
 
/arquivos/images/0003(2).jpg

ESTRUTURA
Seguindo protocolos da Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV), o Vida Pets - único credenciado em Cascavel - oferece diferentes tipos de internamento. Para cães sem doenças infecciosas são 20 vagas. Os animais com doença infecciosa tem oito vagas e os felinos dispõe de sete vagas. Além disso, mais uma vaga de UTI beira-leito, com a garantia de acompanhamento exclusivo para todo animal internado.

Tamanha cautela se justifica pela primazia no atendimento. “Se um cachorrinho passa a noite aqui e o tutor pagou para ele passar a noite no soro, por exemplo, nós temos que garantir isso e não que, no meio da noite, ele mexa a patinha e pare de receber a medicação”, explica o médico veterinário. 
 
/arquivos/images/RevistaAldeia%20VidaPets-60.jpg

SUÍTE DO TUTOR
Outra preocupação é com o acolhimento do tutor.  Para isso foi criada a “Suíte do Tutor”, com toda estrutura para oferecer conforto ao acompanhante. “Existem tutores que não querem ficar longe de seus pets e casos de pessoas que vêm de outras cidades. Ao invés de pagar hotel, têm a opção de ficar aqui”.
 
/arquivos/images/0005.jpg


RAPIDEZ 
Não é novidade para ninguém que a relação entre humanos e animais mudou nos últimos anos. E as exigências também. Uma delas é a urgência do diagnóstico. Quanto mais rápido e preciso o diagnóstico, mais eficaz o tratamento. Entra aí o investimento em tecnologia. “Hoje, se o animalzinho chegar aqui com a pata quebrada, em menos de uma hora ele sai com resultado de raio x, ultrassom, eletrocardiograma e exame de sangue. Tudo realizado dentro do hospital. Isso minimiza o sofrimento do animal e do tutor que também sofre junto”, ressalta Morato.

/arquivos/images/0000(1).jpg     /arquivos/images/0001.jpg

CAT FRIENDLY 
Pensando no bem-estar dos felinos e seus tutores, a Vida Pets traz o conceito Cat Friendly com sala de espera, consultório e internamento exclusivo para felinos. Neste ambiente, os pacientes ficam separados de cães, evitando o estresse. Além disso, para deixar a sala ainda mais confortável, a Vida Pets utiliza a aromaterapia, auxiliando no relaxamento do felino enquanto aguarda o atendimento.

PREVENÇÃO
A medicina preventiva também vale para os pets. O diagnóstico precoce, em muitos casos, pode evitar doenças e até salvar a vida. Para estimular a prevenção, o Vida Pets criou um programa de check up para cães e gatos, com descontos especiais e um roteiro de quais exames fazer. 
 
/arquivos/images/0006.jpg  /arquivos/images/0007.jpg

A história
UMA UTI PARA A MEL

Embora a Vida Pets tenha nascido em maio de 2016 como clínica, foi gestada e planejada como hospital. Entra aí a história da Mel, a poodle da mãe do Marcelo. Ela ficou doente e inspirava cuidados permanentes. “Levei ela para a minha casa e numa noite teve uma parada cardiorrespiratória. Junto com um colega cardiologista, reverti o quadro, mas percebi que era impossível cuidar dela a noite toda e trabalhar no dia seguinte”, conta.

Sem uma solução melhor, levou a Mel para o hospital da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Palotina, onde se formou. Sair de uma cidade de mais de 300 mil habitantes para conseguir atendimento numa cidade de 30 mil habitantes lhe pareceu um absurdo e, quando sentou com a sócia Cristiane Müller Sarolli, para formatar a Vida Pets, a primeira decisão foi o atendimento 24 horas. 

Desde que abriram a empresa, inicialmente como clínica, nunca apagaram as luzes. “Fomos o primeiro a ter serviço 24 horas. Já existia na cidade o sobreaviso, mas os cachorrinhos internados ficavam sem ninguém durante a noite. No nosso caso, sempre há um profissional presente”./arquivos/images/Vida%20Pets-125.jpg
SELO GPTW
Melhor lugar para trabalhar
Com mais de 25 colaboradores, a Vida Pets acaba de receber certificação concedida pela consultoria global Great Place to Work (GPTW) e passa a fazer parte do seleto grupo das melhores empresas para se trabalhar no país. 
Realizada com a participação voluntária e confidencial dos colaboradores, a pesquisa analisa quesitos como respeito às equipes, diversidade, confiança e lideranças. “Isso está dentro de nossa missão. Entendemos que se o ambiente é bom, tem amor e harmonia, isso se reflete na qualidade de nossas vidas e de nosso trabalho”, conclui.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!