Matérias

ACIC MULHER

Manfred, um “HeForShe”

Publicado em 26/03/2021


O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, falou hoje, em encontro virtual, sobre o movimento global “HeForShe” para as nucleadas do Acic Mulher

As nucleadas do Acic Mulher participaram nesta sexta-feira de um encontro virtual com o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, conselheiro da SicrediPar e Fundação Sicredi e do Conselho Mundial das Cooperativas (Woccu), Manfred Alfonso Dasenbrock. 

Um dos principais líderes do sistema cooperativista brasileiro, Manfred discorreu sobre sua trajetória pessoal, bem como sua caminhada dentro do cooperativismo e principalmente de ações desencadeadas pela igualdade e equidade de gênero. 

Entusiasta e porta-voz do movimento de solidariedade criado pela ONU Mulheres, HeForShe (Eles por Elas), Manfred destacou a importância dos homens apoiarem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, que, segundo ele, também passa pelo autoconhecimento. “As mulheres precisam levantar a mão, saírem do silêncio e subirem ao palco. Porém os homens precisam abraçar a causa e ajudar a eliminar as barreiras existentes”, frisa.

Para um mundo mais igualitário, pondera, é fundamental que as organizações tenham a igualdade de gênero inserida em seu DNA. Entre as ações do Sicredi para avançar a equidade até 2030, ele destacou a criação dos Comitês Mulher, a assinatura do Pacto Global da ONU e o engajamento ao HeForShe, além de eventos voltados à liderança feminina.

Mesmo assim, dentro do próprio Sicredi, a participação das mulheres ainda é pequena, principalmente nos cargos de liderança. Nas cooperativas do Sistema, 96% são presididas por homens e somente 4% por mulheres. “Por isso, a necessidade de se criar um ambiente fértil para que ações pelo fortalecimento do respeito, do talento e da capacidade da mulher sejam observadas”.

Durante sua fala, ele instigou as mulheres a descobrirem um “HeForShe” e a valorizá-lo também. Além de aderir à causa, outra dica é incentivar o debate, a criação de comitês e, principalmente, estudar o tema. “É um aprendizado constante e as lideranças precisam fomentar este debate e criar programas que perdurem”.
/arquivos/images/Manfred.jpeg


COMPARTILHAR HISTÓRIAS
Para a coordenadora do Núcleo Acic Mulher, a jornalista Rejane Martins Pires, a informação é parte essencial desta mudança. “Ao compartilhar experiências e histórias de grandes líderes sensíveis ao tema, como Manfred Dasenbrock, queremos provocar as lideranças locais a se abrirem à questão”, explica. 

O encontro de hoje, ressalta, é um marco histórico dentro do Núcleo. “Esta abertura para discutir a questão de equidade já é um avanço e ampliação deste diálogo beneficia toda a sociedade, homens e mulheres, meninos e meninas”. 

O QUE É O HEFORSHE
O movimento de solidariedade #ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas – de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais – e instituições num esforço global para eliminar as barreiras sociais e culturais que limitam o desenvolvimento das mulheres e as impedem de exercer plenamente seus direitos humanos. Afinal, a igualdade de gênero é uma questão de justiça e traz benefícios a todos os seres humanos.

O QUE É O ACIC MULHER
É um núcleo multissetorial da Acic que promove a união de empresárias e profissionais liberais para desenvolver uma rede de relacionamento, capacitar e fomentar o empreendedorismo feminino. A missão do Acic Mulher é conectar mulheres empreendedoras para compartilhar experiências, gerar negócios e modelar uma nova sociedade. Atualmente o Núcleo é coordenado pela jornalista Rejane Martins Pires, tendo como vice a empresária Cristiane Ziliotto.

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!