Matérias

TrocaMore

Do consumismo à consciência


Foto(s) Divulgação

Publicado em 30/03/2021


Curitibana cria plataforma que promete revolucionar a maneira de consumir moda. É o TrocaMore

Com o objetivo de minimizar o desperdício e o impacto socioambiental do mundo da moda, a curitibana Evelyn Maiza Lucas criou o TrocaMore. Trata-se de uma plataforma para incentivar o consumo consciente conectando cem mil pessoas para trocar suas peças.

Consumista assumida no passado, hoje ela é uma ativista. “O consumismo já me fez gastar muito dinheiro, que muitas vezes nem tinha, com compra de coisas que nem precisava - na grande maioria roupas e calçados”, conta. Conscientizar as pessoas sobre os malefícios do consumismo exacerbado, explica, é também cuidar do planeta.

Quinto setor mais poluente do mundo, o mundo da moda, segundo Evelyn, gera mais de 92 milhões de toneladas de lixo por ano. “Sem falar que a moda é a segunda indústria com índice de trabalho escravo em sua produção. Cerca de 40,3 milhões de pessoas estão nessas condições, e 71% são mulheres”, ressalta.

Após muitas reflexões sobre o “fast fashion” - termo utilizado para designar a renovação constante das peças comercializadas no varejo de moda – bem como o consequente desperdício, nasceu o TrocaMore.  A ideia é que os usuários disponibilizem suas peças de roupas, calçados e acessórios para troca, que acontece a partir do interesse de dois usuários em peças que estejam disponíveis em seu acervo. 

Além disso, a plataforma pensa em quem também não está inserido no mainstream do mundo da moda. Na aba "MoreCare", os usuários podem realizar doações de peças, pensando na democratização de estilo. Conheça o projeto pelo Instagram @troca.more.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!