Matérias

ASSOCIATIVISMO

Acic Mulher discute relevância e representatividade feminina


Foto(s) Cleyton Silva

Publicado em 21/05/2021


Para ter relevância dentro da própria instituição e na comunidade, o Núcleo Acic Mulher aposta no desenvolvimento de novas lideranças 

Mais de 20 empreendedoras nucleadas do Acic Mulher discutiram hoje, durante a reunião quinzenal, formas de elevar a relevância do Núcleo, dar visibilidade aos projetos femininos e, consequentemente, aumentar a representatividade. Durante o encontro, as mulheres compartilharam experiências e traçaram novas ações, sempre com foco no desenvolvimento humano e empreendedorismo.

Quando se discute a questão de visibilidade, segundo a coordenadora Rejane Martins Pires, está se falando de trazer as mulheres para o protagonismo. “Quando isso acontece, quando ela é vista de fato, ela se torna um espelho, um estímulo para que outras mulheres também ocupem determinada posição”. É aí que vem a representatividade.

Mulheres protagonistas, explica a vice-coordenadora Cristiane Ziliotto, usam sua voz para falar de questões comuns a outras mulheres. “Desta forma, quanto maior o número de mulheres com visibilidade e poder, maior será a representatividade. Isso estimula outras mulheres a saírem do anonimato”, ressalta.

A visibilidade e a representatividade, afirmam as empresárias, têm o poder de encorajar outras mulheres que já empreendem ou sonham em empreender, e até mesmo aquelas que estão passando por alguma dificuldade. “A ideia é ajudar a construir uma autoimagem sólida, reforçando a autoestima e autoconfiança, características pouco estimuladas nas mulheres desde a infância”, acrescentam. “Somente assim o Núcleo Acic Mulher cumprirá o seu papel e terá relevância não apenas dentro da instituição, mas na comunidade”, concluem.


MULTIPLICAME
Durante o encontro, a vice-coordenadora Cristiane Ziliotto fez uma breve explicação sobre a plataforma de gestão que está sendo utilizada pela Acic, a Multiplicame. “O Acic Mulher é o núcleo com maior adesão à ferramenta. Isso é muito positivo, pois além de melhorar a comunicação, todas as atividades e projetos ficam registrados”.

CIRCUITO EMPREENDEDOR
Foi lançado hoje também o Circuito Empreendedor. Trata-se de um espaço para que cada nucleada fale, de forma sintetizada durante as reuniões quinzenais, sobre sua expertise. “A ideia é que as mulheres compartilhem seus conhecimentos ao mesmo tempo em que exercitem a fala em público”, explica a líder do Comitê de Empreendedorismo do Núcleo, Lilian Dalla Valle. 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!