Matérias

Edição 150
EMPREENDEDORES DA ALDEIA

Essencial para a vida

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Rodrigo Vieira

Publicado em 26/05/2021


Novidade em Cascavel, culinária plant-based, baseada em vegetais e sementes, atrai adeptos de diferentes perfis

Tudo começou um pouco antes da advogada Evelyne Paludo engravidar do Vicente, hoje com cinco anos. Na época, já à frente da ONG de proteção animal “Sou Amigo”, teve um estalo e percebeu a incoerência entre proteger alguns animais e sacrificar outros. Com uma rápida passagem pelo vegetarianismo, partiu para o veganismo.

Não demorou muito para o marido, o engenheiro agrônomo Leonardo Villa Verde, aderir à alimentação à base de plantas. Churrasqueiro oficial da família, aceitou o desafio da esposa em não consumir carne durante uma semana. Após três semanas e muitas mudanças positivas no organismo, aboliu a carne do cardápio.

De repente, descobriram um universo gastronômico até pouco tempo inimaginável. “Quando nos reuníamos com amigos, eles acabavam experimentando e gostando muito da nossa comida, quebrando, inclusive, aquele preconceito de comida vegana”, conta Evelyne. 
 
Evelyne, Leonardo e Vicente: quebra de paradigmas alimentares

Foi aí que surgiu a ideia do restaurante, com um propósito bem claro: facilitar o acesso à alimentação saudável com boa gastronomia na mesma garfada. Depois de dois anos de estudo e planejamento, nasceu, em janeiro deste ano, o Essencial Gastronomia, culinária plant-based e glúten free no preparo de todos os pratos.

MOVIMENTO INVERSO
Inicialmente pensado para ser restaurante e empório, Evelyne e Leonardo tiveram de mudar a dinâmica do negócio. “Invertemos o processo, trazendo primeiro o delivery para, num segundo momento, abrirmos literalmente ao público”.

Enquanto o desafio da equipe de cozinha é levar comida saborosa e saudável à casa das pessoas, o desafio de Evelyne enquanto gestora foi buscar embalagens que igualmente traduzam a filosofia do Essencial. 
A ideia é que as pessoas recebam o delivery em casa com o menor impacto possível. “Todas as nossas embalagens são recicláveis e têm o selo ´Eu Reciclo´. Até o troco vai em pacotinho de papel, sem grampo”. 
 
Evelyne Palude: “Por que Essencial? Porque o essencial a natureza fornece”

ADEPTOS DE CARNE APROVAM
Ideal para o primeiro contato com o universo vegano, o Essencial tem atraído um público bem diverso e até curioso. “Mais de 90% das pessoas que compram com a gente e se tornam nossos clientes de recompra são pessoas que no dia a dia comem carne e outros produtos de origem animal”, diz a advogada.

Segundo ela, as pessoas estão se dando a oportunidade de conhecer, desmitificando o conceito de que a comida vegana é ruim e cara. “Estamos muito felizes e ficamos mais felizes ainda quando recebemos elogios como esse: 'Muito bom, e olha que sou do churrasco!'".

CARDÁPIO 
Para o inventivo menu do Essencial com quatro linhas de pratos (pastas, risotos, nhoques e prato do dia), mais duas saladas, não se permite nada de desperdício na cozinha. Os alimentos são valorizados por inteiro. “Não utilizamos nada industrializado. O leite de coco, por exemplo, base para muitas receitas, é produzido por nós”.

A procedência da matéria-prima é outra preocupação. “Os hortifrutigranjeiros vêm de produtores locais, mas os grãos e cereais temos que buscar fora. Aqui ainda é bem restrito”, frisa. Entre os pratos, o nhoque bolonhesa é o carro chefe da casa.



 
 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!