Edição 152
UNIGUAÇU
Não espere sentado
ENSINO, SAÚDE E FITNESS
Texto Assessoria de Imprensa
Publicado em 28/07/2021
Se permanecer sentado por muito tempo por conta do trabalho, por exemplo, é importante a cada uma hora sentado dar uma quebrada, levantar, ajustar a postura, se possível realizar um alongamento
É notório que a pandemia transformou a realidade de muitas pessoas, alterando completamente o estilo de vida, afetando as possibilidades de trabalho, que em muitas vezes passou a ser realizado no modo home office.
Uma das situações muito danosas oriundas do novo estilo de vida é a permanência por longos períodos na postura sentada.
Estudos vêm demonstrando que ficar sentado por um período igual a oito horas por dia representa um risco para saúde cardiovascular equivalente a fumar um maço de cigarro.
Para aqueles que se preocupam em manter a postura alinhada e a coluna saudável, a postura sentada incentiva compensações posturais e compromete resultados saudáveis na malhação. A principal orientação é se manter ativo, quanto mais, melhor, e fazer exercícios de diferentes modalidades (resistidos, aeróbios e de flexibilidade).
Se permanecer sentado por muito tempo por conta do trabalho, por exemplo, é importante a cada uma hora sentado dar uma quebrada, levantar, ajustar a postura, se possível realizar um alongamento ou algum outro exercício prescrito por seu professor (importantíssimo o acompanhamento profissional). Mantenha-se em movimento.
Prof. Dr. Rodrigo Fenner Bertani,PhD.
Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Coordenador da pós-graduação em Biomecânica e
Cinesiologia da UNIGUAÇU Brasil.
Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina de
Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
Coordenador da pós-graduação em Biomecânica e
Cinesiologia da UNIGUAÇU Brasil.