Matérias

Edição 152
EUCARD

O valor da experiência!

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Kauã Veronese

Publicado em 13/07/2021


Com crescimento de 200%, entre 2018 a 2020, Eucard incorpora vários serviços de benefícios para atender a uma base de 180 mil cartões ativos e uma rede de mais de 20 mil estabelecimentos

Quando a Eucard nasceu há pouco mais de três anos em Cascavel, tinha um objetivo comum: solucionar um problema dos 7 mil colaboradores da Eucatur, empresa de transporte que atua em 23 estados. Até existiam outros cartões de benefícios, porém nada integrado.

“Não conseguíamos contratar uma empresa única para prestar o serviço em todas as regiões. Então, criamos um produto que pode ser usado em todos os estados onde o grupo atua”, explica o CEO da Eucard, Jaime Agostinho.
 
Parte da equipe Eucard: Márcia, Alexandre, Sérgio, Anna Carolina e Jaime Agostinho

Desde as primeiras discussões, a ideia era facilitar a vida do usuário com a melhor experiência e segurança possíveis. Nasceu o Eucard, cartão alimentação, refeição e farmácia. Naturalmente, na sequência, o cartão de despesas de viagem, incorporando vários outros serviços. 

A iniciativa deu tão certo que saiu da base da Eucatur para atender outras empresas com a mesma expertise. Ao todo, são 180 mil usuários e uma rede credenciada de mais de 20 mil estabelecimentos.

“Hoje somos o vale-alimentação do Samu, por exemplo, que são os heróis da pandemia, e também somos o cartão alimentação escolar de 44 mil famílias de Rondônia. Olha a responsabilidade da Eucard. Temos várias frentes que revelam a nossa força para continuar a operação mesmo em tempos de instabilidade”, frisa o gerente de marketing Alexandre Minghini.
 
Alexandre Minghini

“Com a pandemia nosso APP acabou por se tornar uma ferramenta indispensável, afinal, como usar um cartão alimentação num restaurante que está fechado? Trouxemos iFood, Uber Eats e tem MacNovidade vindo por aí...” 

Alexandre Minghini, gerente de marketing


Tudo, é claro, alinhado a um pedido do próprio Assis Gurgacz, fundador e presidente da Eucatur. “Ele sempre se preocupou com os colaboradores e pediu para montarmos o melhor projeto, a melhor rede, com maior capilaridade e facilidade de acesso para receber informações, saldo e extrato, enfim, transparência em toda a operação”, reforça Jaime Agostinho.

“Fomos criando uma lista de soluções. Hoje o cartão está muito consolidado com uma rede ampla em nível nacional, desde grandes mercados, atacados e farmácias, a pequenos comércios”.

Com foco em três frentes, cliente (empresa que coloca o crédito), credenciado e portador, a Eucard é, segundo a gerente administrativa Márcia C. Kounrouzan, como qualquer outra operadora de cartão de benefícios, uma commodity. “O que nos diferencia é o atendimento com a mesma primazia para estas três frentes”, observa.

FILOSOFIA SQUADS 
A solução criativa para as “dores” dos usuários é uma preocupação constante entre a equipe. O colaborador é visto dentro da Eucard não simplesmente como “tarefeiro”, mas como um protagonista. Para o sucesso dos projetos, tudo é conduzido por meio de uma adaptação de uma metodologia ágil.
 
Anna Carolina Oliveira

“Percebemos que na pandemia crédito e prazo fariam a diferença para os empresários. E foi isso que fizemos. Mudamos o mind set da nossa commodity”

Anna Carolina Oliveira, product manager da squad comercial


“Aqui estamos divididos em squads. Isso mesmo, esquadrões que atacam problemas e oportunidades”, explica o CEO, lembrando que nada mais é que envolver os colaboradores de forma interdepartamental e multidisciplinar. “Envolver as equipes no processo de construção e execução da estratégia é fundamental. Dar voz às pessoas aumenta muito o índice de sucesso na execução”, defende Minghini.

Por isso mesmo, tão importante quanto construir a estratégia é a forma pela qual essa estratégia é construída, bem como seu modo de implementação. Depois de definida, precisa ser conduzida com linguagem clara e adequada. Ao criar este clima colaborativo e convergente, quem ganha é o cliente, o usuário e o credenciado.

Foi com esta sinergia e olhar voltado para a realidade que nasceu a ideia do “vale gás”. “As pessoas costumam usar o salário para comprar o gás e, geralmente, são pegas de surpresa. Hoje, o portador da Eucard consegue usar o vale-alimentação, direto no APP”, afirma Agostinho.

Além das possibilidades inovadoras com o vale-alimentação, como usar no iFood e trazer o restaurante à casa em tempos de pandemia, os cartões da Eucard abrem um mundo de benefícios. Não é preciso mais ter dinheiro físico, tampouco sair de casa. O comércio está dentro do aplicativo.

Compras em farmácia, mercado, recarga de celular, Netflix, Uber, jogos do Google e até iFood, tudo se faz via aplicativo.  “Hoje com APP também é possível pagar com QR Code. Estamos vivendo a era da multicanalidade, portanto, há várias formas de pagar. O olhar da experiência do usuário é que ditou as regras”, afirma o CEO.
 
Jaime Agostinho

“Nascemos para atender um grupo com mais de 50 empresas e hoje temos quase 300 clientes e o desafio é muito mais lidar com cultura e diferentes personas do que uma economia instável”

Jaime Agostinho, CEO da Eucard


EUCARD TAG 
Para quem viaja pequenas ou grandes distâncias e quer maior controle e segurança, a empresa desenvolveu a Eucard Tag. Já havia cartão de despesas para os funcionários subsidiarem suas viagens e a rede credenciada, mas faltava algo: pedágios. “Disponível para qualquer usuário, B2B ou B2C, a TAG é mais uma facilidade dentro do leque de serviços da Eucard”, diz o gerente de TI, Sérgio Zanollo Fiordelis.

BANCO24HORAS
Atualmente, 30 mil terminais em todo o país estão habilitados a realizar saques pelo Banco24Horas com os cartões Eucard Premiação, Eucard Natal e Eucard Multi. É a primeira fintech do Brasil a conseguir esta proeza. “Imagine a pessoa que sai daqui a Florianópolis, por exemplo, e fura um pneu do carro no meio do caminho, num lugar desconhecido que não tem maquininha.

É para este tipo de usuário que viabilizamos o saque, uma forma de evitar estresse e facilitar a vida”, frisa Zanollo. “Novamente, vem aí a experiência do usuário, que é única. Nesta situação, ele é o grande beneficiado”, acrescenta.

IMPACTO NA ECONOMIA
Oferecer cartão de benefícios para os funcionários tem sido uma estratégia adotada por muitas empresas não apenas para aumentar a produtividade, mas para reter talentos e evitar o turnover. Cada vez mais os empresários tem se conscientizado que a remuneração de um funcionário não se limita apenas ao salário.Os benefícios são importantes para compor a renda, e nem sempre isso significa que a empresa vai ter um custo muito maior.

Na Eucard, há mais de 30 produtos e há todo um suporte para isso, com facilidade de negociação, pagamento e até mentorias. Por exemplo, muitos desconhecem os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). “Ele tem demanda, tem porte, mas não usa por desconhecer. Nosso time auxilia o empresário a ter este benefício fiscal para poder ter mais giro, poder crescer”, ressalta Zanollo. 
 
Sérgio Zanollo Fiordelis

“Tecnologia é como um organismo que evolui a cada dia, por isso o desafio é grande na Squad TI. Aliás, se você for desenvolvedor... Temos vagas pra você”

Sérgio Zanollo Fiordelis, gerente de TI


SERVIÇO
Para saber mais sobre produtos e serviços da Eucard, acesse www.eucard.com.br

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
×

Assine Aldeia

Por apenas R$ 9,90* / mês.

Deixe seu telefone, nós ligamos para você.
Venha fazer parte da nossa tribo!