A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
Edição 152
ROTEIRO RURAL

É no Fundo da Grota!

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Kauã Veronese

Publicado em 26/07/2021


A 58 km de Cascavel, bem pertinho do Biopark, está o restaurante Fundo da Grota, uma experiência gastronômica rural com muito charme e sabor

O restaurante Fundo da Grota, em Toledo, reúne em um mesmo lugar o que o campo tem de melhor: a boa culinária servida em fogão à lenha, a hospitalidade e a paisagem bucólica do interior. Conhecido pelo seu famoso peixe ao forno, ponto alto do cardápio de domingo, também oferece comida colonial de segunda à sábado. A decoração rústica dá um toque todo especial ao lugar. 

Comandado por Lovani e Adriano Decker, juntamente com o filho Gustavo, o Fundo da Grota nasceu da necessidade de gerar renda no sítio de dez hectares. Depois de quase duas décadas dedicadas à atividade leiteira, o casal decidiu se reinventar. “O leite nos trouxe inúmeras dificuldades e, claro, muitas realizações, mas chegou um momento, até por questão de saúde, que precisávamos escolher”, conta.
 
Lovani e Adriano Decker com o filho Gustavo: família unida pela tradição familiar ligada à cozinha

Ancorada na tradição familiar e na paixão pela cozinha, optaram pela qualidade de vida, ou seja, produção de alimentos por encomenda, atividade que já desenvolviam paralelamente ao leite. “Melhoramos a rentabilidade e ficamos mais unidos”, explica.

Com as encomendas aumentando, a cozinha da casa ficou pequena. Durante o projeto para aumentar o espaço, eis que um episódio nada agradável acontece. Surge, então, a ideia do restaurante.

“Em março do ano passado, o Adriano nos convidou para almoçar fora, num restaurante à base de peixe. Chegando lá, uma fila imensa, congestionamento, sem nem mesmo vaga para estacionar. Decepcionados, voltamos para casa e comemos um ‘requente’”.

Durante este almoço, um estalo. Se já iam construir uma cozinha maior, por que não fazer um espaço para receber as famílias aos fins de semana? A ideia vingou. Começaram com pequenas degustações de peixe na própria casa. Com a aprovação dos amigos e familiares – primeiros clientes – deram um passo maior, construindo o barracão. “Em 22 de agosto de 2020 inauguramos com um delicioso café colonial. Não paramos mais”, conta Lovani. 

TURISMO RURAL
Situado entre dois vales, o Fundo da Grota é o embrião de um projeto maior de turismo rural. A ideia é aproveitar a vocação natural e construir uma pousada. Atualmente, o visitante também tem a opção de fazer uma pequena trilha até um riacho e participar de algumas vivências rurais com os animais e na horta.
 

“Ao passar um tempo conosco, as famílias estarão se conectando mais à natureza e descobrindo outras formas de viver”.

 

SERVIÇO
Almoço colonial: segunda a sábado, com confirmação.
Peixaria: jantar de quarta à domingo, das 18h30 às 22 horas. Almoço aos domingos, das 11 às 13 horas.
Contato: (45) 8804-6297
@restaurante_fundo_da_grota

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2022 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751