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Publicado em 16/08/2021


Empresárias  nucleadas do Acic Mulher aprenderam técnicas de como construir um pitch de vendas simples e objetivo 

Sem uso de termos complexos, sem excesso de estrangeirismos e numa linguagem simples e acessível, o consultor Ramon Martini palestrou para as nucleadas do Acic Mulher na última quinta-feira (12). Com o tema “𝘊𝘰𝘮𝘰 𝘮𝘰𝘯𝘵𝘢𝘳 𝘶𝘮 𝘱𝘪𝘵𝘤𝘩 𝘥𝘦 𝘷𝘦𝘯𝘥𝘢𝘴”, Ramon começou traduzindo o significa o termo. “É uma apresentação compacta, clara e concisa do seu negócio”, disse, lembrando que um bom produto ou serviço não resiste a uma apresentação ruim.

Entre as características de um bom pitch, ele destaca a linguagem sucinta e efetiva capaz de despertar o interesse do cliente, transmitindo uma mensagem complexa de forma eficaz e sempre com informações essenciais e diferenciadas. Em sete passos, Martini demonstrou como construir um. 

O primeiro passo, explica, é apresentar a equipe. O segundo, mostrar a importância do problema que se quer resolver, com dados e estatísticas de fontes confiáveis para embasar o problema. Em seguida vem a solução ou, seja, apresentação de uma proposta de valor. “Inicialmente não explique o produto ou serviço, somente cite-o”. 

O quarto passo é explicar como funciona o produto ou serviço de modo que qualquer um possa entender. O quinto é falar dos resultados já obtidos pela empresa, com dados estatísticos. No sexto, se tiver, trazer protótipos mostrando estes resultados. Para finalizar, o sétimo, fechar a apresentação com uma frase de efeito. “Pode ser o slogan da empresa que remeta à sua proposta de valor”, conclui.

Outra dica é escutar o cliente e controlar a ansiedade. “As pessoas gostam de ser ouvidas. É o momento de criar conexão. Mas é ouvir mesmo, interessando-se pela história contada”, frisa.

ELEVATOR PITCH
Antes de responder as dúvidas da plateia, Martini exibiu um vídeo sobre o “elevator pitch”, uma versão resumida do discurso de venda, o chamado pitch.  Isso mesmo, a proposta é que numa conversa de elevador, você, empresário, tenha um pitch claro e consistente sobre o seu negócio que caiba dentro de 30 segundos ou 1 minuto. Detalhe: qualquer pessoa que esteja no elevador precisa entender.




 
Ramon Martini: “Um bom produto ou serviço não resiste a uma apresentação ruim”

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