A revista mais premiada do Paraná
13 anos de história
Edição 153
AMIC

Uma casa, vários sonhos!

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Divulgação

Publicado em 19/08/2021


Inaugurada recentemente, a nova sede da Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Amic) ganhou os holofotes. É o primeiro prédio da cidade com certificação internacional LEED nível Platinum, selo que atesta sustentabilidade em edifícios no mundo.

O prédio, projetado pelo arquiteto Caio Smolarek, está entre os mais sustentáveis do planeta. No Brasil, são 1.645 empreendimentos certificados LEED. Destes, apenas 65 são Platinum: 18 no Paraná, sendo cinco em cidades do interior e, agora, dois na região Oeste do estado. Quem fala sobre o projeto é o próprio Caio:


O projeto da Casa do Empreendedor inspira-se em conceitos arquitetônicos, de sustentabilidade e automação de vanguarda, ao mesmo tempo em que valoriza elementos e geometrias tradicionais da arquitetura local, enraizando-se na identidade da Amic. A edificação é dividida em dois volumes: um vertical, chamado “trabalho”; e um horizontal, chamado “conhecimento”, dispostos de forma perpendicular.

No volume ‘trabalho’, situamos a área de infraestrutura (escada, sanitários, etc.) para o oeste, criando uma barreira para o sol. Para leste, como o terreno tem uma vista fenomenal para a região do Exército e do Lago, orientamos a arquitetura para que todos os colaboradores tenham acesso ao sol da manhã e para esta vista nobre, que é protegida por brises em ângulos diferentes, criando um sombreamento dinâmico durante o dia.

O volume “conhecimento”, que abriga a recepção e o auditório, divide o terreno, criando uma praça semi-pública na frente do terreno e outra privativa nos fundos, sendo que ambas podem ser utilizadas em eventos. Todo este volume é modular, podendo ser utilizado em diferentes formatos para eventos de diferentes tamanhos.

O objetivo da construção da nova sede, além de proporcionar um espaço maior e condizente com as necessidades da entidade, é criar um símbolo das ambições da Amic. Ao optarmos pelo que há de melhor e mais avançado na nossa casa, buscamos dar o exemplo e inspirar governantes e parceiros a fazerem o mesmo em prol do micro e pequeno empresário.

O sonho da vanguarda é cativante, porém desafiante. A escolha pelos níveis mais elevados de sustentabilidade e projetos só foi possível com a visão dos diretores, empenho dos colaboradores, parceria dos projetistas e de instituições como o Sebrae e o Sinduscon, que auxiliaram na compatibilização dos projetos utilizando a tecnologia BIM.
 

“O sonho da vanguarda é cativante, porém desafiante”


O projeto desta sede, que no total levou quase dez anos para se concretizar, é um testemunho da força do nosso povo, que não tem medo dos desafios e olha sempre para o futuro com o peito aberto.
 
Caio Smolareck, arquiteto 
Studio CSD
 

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751