A revista mais premiada do Paraná
13 anos de história
Edição 154
TERRITÓRIO VERDE

Cascavel merece!

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) Divulgação

Publicado em 01/10/2021


Cascavel tem sido um exemplo de como uma cidade pode crescer na direção da preservação ambiental, integração social e qualidade de vida
 
O projeto arquitetônico do Território Verde nem saiu do papel e já está causando alvoroço na cidade. Desenvolvido pelo Escritório Jaime Lerner, inclusive um dos últimos com a sua participação, vai transformar a relação dos cascavelenses e visitantes com o Lago Municipal.

Não será apenas um agente embelezador da paisagem urbana, mas um instrumento do planejamento urbano, como foco na preservação e valorização da identidade local. Tudo foi pensando para integrar. A pista de caminhada, ciclovia e a Avenida Rocha Pombo serão requalificadas, assim como todo o entorno do Lago e do Parque Ambiental Paulo Gorski.

Na orla, espaço gastronômico com restaurantes e café, além de palco flutuante, playgrounds, portais, academia ao ar livre, entre outros espaços de cultura e lazer.
 

De acordo com o projeto, o Território Verde terá uma legislação específica que irá definir as construções e a forma de construir no entorno da área. A chamada Via Parque, que percorrerá todo o Território Verde, deverá priorizar a mobilidade de pedestres e ciclistas por meio de calçadas largas e permeáveis, ciclovias e vias compartilhadas com identidade visual e mobiliário urbano específico, além de sombreamento arbóreo.

“O que a gente quer trazer para Cascavel é que seja um dos mais belos parques do mundo”, afirma Felipe Guerra, arquiteto do Escritório Jaime Lerner.
 
SANEPAR
A patrocinadora do investimento, segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, deverá ser a Sanepar, pois tem o lago como reservatório. “Não abro mão de que a Sanepar seja, de fato, a patrocinadora desse investimento nesta área. Claro que será transformado em um espaço de lazer, turismo e gastronomia, mas tudo isso que nós estamos fazendo é para dar proteção ambiental ao lago”, afirmou.
 
 

 “Não abro mão de que a Sanepar seja, de fato, a patrocinadora desse investimento”
 - Leonaldo Paranhos, prefeito de Cascavel

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Quero saber como vao separar as capivaras existentes no lago das pessoas que ali forem,por causa do perigoso carrapato que causa febre maculosa com perigo de vida a população?
comentado por Ruy Cesar Néia em 03/10/2021
Vamos encaminhar sua pergunta a um responsável técnico da prefeitura, obrigada!
comentado por Revista Aldeia em 04/10/2021
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751