A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
ARTESANATO

Projeto “Amor em fios” realiza Feira de Natal

Texto Assessoria de Imprensa

Publicado em 25/10/2021


Projeto Amor em Fios promove Feira Beneficente de Natal. Estarão à venda trabalhos em crochê, patchwork, madeira, objetos de decoração e artesanatos

De 27 a 29 deste mês, o Projeto Amor em Fios promove a Feira Beneficente de Natal que reúne artesãos de Cascavel, Toledo e Marechal Candido Rondon. Sediada no salão de festas da Catedral Nossa Senhora Aparecida, a feira terá a seguinte programação: dia 27 (quarta-feira), das 17 às 21 horas e nos dias 28 (quinta-feira) e 29 (sexta-feira), das 12 às 21 horas. No dia 27, às 19h30, haverá apresentação do Coral Encanto de Viver, da cidade de Toledo. 

Estarão à venda trabalhos em crochê, patchwork, madeira, objetos de decoração e artesanatos. Feitas como muito capricho, as peças são ideais para presentear e também para deixar a casa ainda mais bonita para o Natal.  “A data da feira poderia ser mais próxima ao Natal, mas como estamos em outubro, época em que se intensificam as ações sobre o câncer de mama, entendemos que agora seria o melhor momento”, comenta Simone Sarolli Preisner Braga Cortes, criadora e atual presidente da Associação Amor em Fios.

Durante os três dias da feira serão comercializados também doces, salgados e café, e a renda proveniente da venda desses produtos será destinada ao Clube de Mães da Catedral. Já parte da renda da feira será destinada à manutenção do Projeto Amor em Fios.

A entrada da feira é grátis, porém a organização pede que cada visitante leve uma convidada ou convidado e faça a doação de um lenço grande ou um retalho de malha com 1x1 metro ou, ainda, dois novelos de lã. Os lenços arrecadados serão destinados a pacientes em tratamento quimioterápico. Os retalhos de malha e a lã serão transformados em produtos para posterior entrega também a hospitais do câncer de vários estados do Brasil. Quanto maior a arrecadação, mais pacientes serão beneficiados. 

O PROJETO
Um fio de cabelo pode ser frágil, quase invisível. Durante o dia podemos perder vários fios e nem percebemos. Mas alguém que, por motivo de doença, perde todos os cabelos de uma só vez, não tem como passar despercebido. A falta dos cabelos altera a identidade da pessoa e afeta a sua autoestima. Se para os homens esse fato já é difícil de ser encarado, para as mulheres é algo extremamente assustador, doloroso e traumático.

Depois de perder os cabelos por duas vezes, Simone Sarolli Preisner Braga Côrtes criou, em 2016, o Projeto Amor em Fios que consiste na confecção de perucas para empréstimo a mulheres em tratamento de quimioterapia. A mão de obra para a confecção das perucas é especializada e cara, fatos que acabam impossibilitando o acesso da grande maioria de pacientes a esse acessório. 

O Amor em fios é uma espécie de elo entre a confecção e disponibilização das perucas e as pacientes que não têm condições de comprá-las. Para as mulheres que não se adaptam à peruca, o Amor em Fios doa lenços e turbantes. Com o objetivo de promover um pouco de qualidade de vida a crianças em tratamento de quimioterapia, nasceu o Amor em Fios Kids, que produz perucas ou toucas inspiradas em fadas, princesas e príncipes que são heróis e heroínas da criançada. 

A arrecadação da matéria-prima é reforçada pela importante colaboração de algumas lojas de aviamentos de Cascavel e as touquinhas ganham vida pelas mãos preciosas de voluntárias artesãs crocheteiras que, além de técnica e talento colocam em cada peça uma porção de amor, carinho e muita esperança. 

As crianças em tratamento de quimioterapia, ao usarem a peruca ou a touca temática, se “transformam” em personagens de um mundo mágico, o que as ajuda no enfrentamento da doença e suas consequências. Todo o trabalho é coordenado por Simone, por sua prima Marines Parzianello e por Neiva Spada, que promovem workshops e ensinam a técnica a quem desejar ser voluntária.

Hoje, o Projeto Amor em Fios conta com mais de 60 voluntárias e os seus produtos (perucas e toucas temáticas) já foram entregues em Belém do Pará, Recife, Maceió, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, além de dezenas de cidades daqui do Paraná. Paralelo ao trabalho com as perucas, lenços e toucas temáticas, Simone também ministra palestras que versam sobre o câncer e a qualidade de vida. 

Para doações de cabelos, de lenços ou para mais informações ligue: 45 99916 9716 ou acesse a página https://www.facebook.com/projetoamoremfios
 

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

1 COMENTÁRIO(S)

Parabéns a todas essas mulheres lindas trabalhadoras e abençoada s.. Os trabalhos são todos de bom gosto e lindos.
comentado por Maria Lúcia Herculano wagner em 28/10/2021
Agradecemos pelos elogios e aproveitamos para convidá-la para ser voluntária do projeto Amor em Fios :)
comentado por Revista Aldeia em 28/10/2021
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751