A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
Edição 156
COOPERAÇÃO

Unicred vai à universidade

Texto Rejane Martins Pires
Foto(s) Assessoria Unioeste

Publicado em 19/11/2021


Através de uma parceria pioneira, a Unicred vai oferecer cursos de educação financeira para estudantes da Unioeste. Objetivo é contribuir para o desenvolvimento da cultura de gestão e planejamento
 
Uma iniciativa inovadora de educação financeira para universitários, concebida no Sul de Santa Catarina, começa a ser replicada para outras regiões do país. A falta de educação financeira, problema cultural no país, estimulou um convênio pioneiro no Paraná entre a Unicred e a Unioeste. Através de uma plataforma de conteúdos digitais, a cooperativa vai ensinar gratuitamente os estudantes a organizar suas próprias finanças, bem como melhores opções de investimento e estratégias de marketing. Empreendedorismo e inovação também estão na pauta. 

Para o gerente da agência da Unicred Cascavel, Evandro Bertolin, educar financeiramente os universitários é uma de forma ajudá-los a ter um futuro profissional mais seguro. “Queremos criar vínculos de maneira responsável e formar cidadãos mais conscientes e críticos não apenas sobre o uso do dinheiro, mas também em relação aos hábitos de consumo”, observa.
 
Leonardo de Freitas, diretor administrativo da Unicred; Marcelo Lima, diretor executivo da Unicred; Alexandre Webber, reitor da Unioeste e Evandro Bertolin, gerente da Agência da Unicred Cascavel

Inicialmente, o projeto vai atender acadêmicos das áreas de saúde. Depois será estendido para outros cursos. Este direcionamento explica-se pela própria história da Unicred, fundada por médicos, e também pela carência de projetos focados em gestão financeira para profissionais desta área. “Entra aí a filosofia cooperativa de agregar valor para o associado e para comunidade em que está inserida”, ressalta o diretor executivo da Unicred, Marcelo Lima.

Trabalhar competência financeira ainda na graduação, reforça Marcelo, vai trazer benefícios para outras dimensões da vida, ou seja, sabendo gerir bem o dinheiro, o profissional evita a sobrecarga de trabalho, muito comum, principalmente, entre médicos. “Nossa grande missão a partir deste convênio é mostrar aos alunos que o cooperativismo de crédito é o caminho para um desenvolvimento mais sustentável”.
 
MUDANÇA DE PARADIGMA 
Quando uma universidade se abre para discutir educação financeira, ela está rompendo com um ciclo de falta da cultura e conhecimento. “O Brasil precisa avançar inserindo as novas gerações em temáticas como esta. O espírito de cooperação não poderia estar em ambiente mais apropriado, na universidade”, frisa o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.

Matheus Ferreira, presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Unioeste, vê o convênio como um investimento. “São temas que não vemos em nossa grade até mesmo por ser muito extensa, mas trabalhar finanças hoje em dia é fundamental”. Outro ponto, explica, muito comum a todos os profissionais da medicina, é o grande hiato existente entre o ingresso na faculdade e início na carreira profissional. “Por isso, quanto melhor preparados em todos os aspectos, melhores profissionais serão”.
 
Assinatura do convênio

SOBRE O CURSO
Implantado e validado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) no primeiro semestre de 2021, a Unioeste é a segunda universidade a oferecer o programa aos alunos. O programa reúne cinco módulos, divididos em Gestão de Finanças Pessoais, Investimentos, Empreendedorismo, Marketing e Inovação.  Para ser aprovado o aluno deverá ter assistido a todos os módulos do programa e atingir nota mínima de 70% na avaliação final. Vale lembrar que o curso é gratuito, online e será disponibilizado na plataforma digital www.dotgroup.com.br. Quem cumprir a carga horária exigida poderá validar as horas/aulas como atividades extracurriculares.
 
Alexandre Webber, reitor da Unioeste, com o diretor executivo da Unicred, Marcelo Lima, durante assinatura do convênio

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751