A revista mais premiada do Paraná
14 anos de história
Edição 156
ACSKT

Skate de Cascavel na pista!

Texto Assessoria de Imprensa
Foto(s) João Guilherme Closs

Publicado em 22/11/2021


Agora os amantes do skate tem uma entidade representativa, é a Associação de Skate de Cascavel (ACSKT), cuja objetivo é fomentar o esporte

Não é apenas uma seleção de skatistas. É a primeira! Oito é um número cheio de significados, associado ao infinito, a renovação. Oito também é o número de atletas que compõe a primeira seleção de skate de Cascavel. Um grupo que prova o quanto o esporte evoluiu, se renovou e está muito longe de acabar. 

E é com esse clima de conquista que a equipe que representará Cascavel nos principais campeonatos disputados no país tem treinando partes física e psicológica a fim de trazer medalhas e transformar o município em uma referência na cultura do skate. 

O trabalho desenvolvido pela Associação de Skate de Cascavel (ACSKT) é fundamental para que hoje a seleção possa estar formada e pronta para competir. Além dos processos burocráticos comuns às entidades do terceiro setor, a ACSKT trabalha para oportunizar a prática do skate através de atividades sociais, realização de eventos abertos ao público e a atividade da escolinha.  

Para o presidente, Diego Nazari, a formalização da seleção prova que o skate tem adesão dos jovens e o respeito do poder público. “Vivemos um momento ímpar para o skate. Estamos vendo todas as nuances do estilo de vida que virou esporte e, agora, passa por um importante processo de ‘discriminalização’, entendimento e respeito”, argumenta. 

A ACSKT tem possibilitado oportunidade e reconhecimento a skatistas de todo o município. Vitória Pereira Alexandre, 14 anos, é uma das promessas do esporte. Descoberta durante as aulas da escolinha da ACSKT, a Vih foi encorajada a ‘brincar com carrinho’ e logo surpreendeu pela agilidade. “Sei que ocupo um espaço importante. Tenho orgulho de ter sido selecionada e, por isso, me dedico para ser exemplo para outras meninas que querem começar no esporte”, diz entusiasmada. 

“O propósito vem antes do recurso”, assim a missão de manter o skate vivo em Cascavel é resumida por Itacir Miola Junior. Hoje atleta da seleção, Itacir prefere não comentar das dificuldades de quase uma década de engajamento e prefere comemorar os resultados positivos, como a consolidação da ACSKT devidamente regulamentada e atuante.

“A seleção é um marco para o skate, para o esporte no município. Tira o skate de um status desacreditado e o coloca como ferramenta de evolução pessoal e comunitária”.

REFERÊNCIA DO MUNDO
Os atletas da seleção ainda contam com o apoio do profissional Neverton Casella. Cidadão do Mundo, o cascavelense que leva a vida entre um voo internacional e outro é referência para os mais jovens.

“Tenho a felicidade de poder viver fazendo o que mais gosto. Viajo o mundo andando de skate e representando minha cidade. Quando estou em Cascavel quero mesmo é ficar próximo dos amigos e contribuir para a formação de novos atletas”, disse o atleta que começou a carreira no exterior em 2007, morou em Barcelona e agora volta a ter Cascavel como lar e mantém o patrocino da EDG Skateboards - empresa de brasileiros que vivem na Espanha.

Para saber das novidades da seleção de skatistas é só buscar por @acskt no Instagram.


Texto e fotos 
João Guilherme Closs
 

ATLETAS
 
Cauê Fioravante Reis, 13 anos 
Vitória Pereira Alexandre, 14 anos
João Ricardo Zanini Sonsim de Oliveira,14 anos
Laís Morinigo Zaro, 15 anos
 
 
Paola Silveira, 19 anos
Bárbara Dissenha, 26 anos
Álvaro Alex Sandro Pereira Pinheiro, 22 anos
Itacir Luiz Miola junior, 33 anos

Deixe seu comentário

Expresse, fale, opine, sugira! Nós queremos fazer nossa Aldeia cada vez melhor.

Importante: Comentários com conteúdo sensível, impróprio ou que for considerado inadequado – por qualquer motivo, a critério do moderador – serão sumariamente deletados.

Deixe seu comentário.
© 2021 REVISTA ALDEIA Todos os direitos reservados.
Alguma dúvida? Nos te ajudamos. Ligue: (45) 3306-5751